Percepção da ciência de futuros professores de ciências da natureza e matemática : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639672 |
Resumo: | Orientador: Maria José Fontana Gebara |
id |
UNICAMP-30_7d028a20ef7e61dd8fa1481ab040910e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1149226 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção da ciência de futuros professores de ciências da natureza e matemática : um estudo de casoPerception of science in future natural sciences and mathematics teachers : a case studyPercepção pública da ciênciaProfessores - FormaçãoPublic understanding of scienceTeacher - TrainingOrientador: Maria José Fontana GebaraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: O presente trabalho investigou a percepção de Ciência e os hábitos de consumo de informações científicas de alunos de licenciatura em Biologia, Física, Química, e Matemática de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo. Avaliar a percepção de Ciência de futuros professores é importante na medida em que esses profissionais são os principais responsáveis pela alfabetização científica da população. Além disso, compreender possíveis aproximações e afastamentos de futuros professores em relação à população em geral permite dimensionar a importância da alfabetização científica enquanto parte da formação do cidadão. Para a coleta de dados que embasou essa pesquisa, foi utilizado um instrumento baseado nos questionários adotados em pesquisas nacionais de Percepção Pública da Ciência. Contando com 99 itens em escala Likert com afirmações sobre Ciência e Tecnologia, além de perguntas de cunho socioeconômico, o questionário foi respondido por 223 alunos, representando, aproximadamente, 25% do total de alunos matriculados nos cursos investigados. Os dados foram analisados através de técnicas de análise fatorial e de estatística descritiva. Com a análise, buscou-se entender as percepções dos alunos sobre Ciência e Tecnologia e as fontes de informação utilizadas quando tratam desses temas. Foram analisadas as respostas da totalidade dos participantes assim como de subgrupos definidos a partir do questionário socioeconômico: religião, sexo, tipo de escola em que cursaram o ensino médio, e tempo de permanência na universidade. Também foram analisadas as respostas de subgrupos definidos pelo curso em que estavam matriculados. Os dados não apontaram diferenças significativas entre o conjunto geral e os subgrupos delimitados pelos filtros. Esse perfil geral apresenta sujeitos preocupados com temas relacionados à temática ambiental; que entendem que a Ciência e a Tecnologia trazem mais vantagens do que desvantagens para a sociedade. Com relação aos meios de informação, apesar de 99,5% dos alunos declararem ser a internet o principal meio de busca de informações científicas, observou-se que depositam mais confiança em dados científicos provenientes de instituições ligadas diretamente à produção científica. Foi possível observar também a maneira pela qual a percepção dos estudantes é modificada ao longo de sua formação inicial. Além disso, verificamos uma aproximação, no que diz respeito ao otimismo com relação à temas de Ciência e Tecnologia, entre os futuros professores e a percepção da população manifestada nas últimas pesquisas nacionais, apesar do crescimento recente das pseudociências e do negacionismo científicoAbstract: The present study investigated the perception of Science and the consumption habits of scientific information of undergraduate students in Biology, Physics, Chemistry and Mathematics at a São Paulo state university. Assessing the perception of science of future teachers is important to understand the relation between public and Science. Also, these professionals have a great importance in introducing the public to the scientific culture. To accomplish this, an instrument was built based in national public perception of Science surveys. The questionnaire had 99 statements on Likert scale and questions of a socioeconomic nature. The number of participants was 223, representing 25% of the total students enrolled in the investigated courses. A combination of factor analysis and descriptive statistics was used to analyze the data. Through the socioeconomic survey, filters like religion, sex, type of school in which they attended high school and length of stay at university. The observed profile was mostly uniform throughout the filters. Such profile pointed to a student concerned about environmental issues and to the understanding that Science and Technology bring more advantages than disadvantages in general. Regarding the consumption of scientific information, although 99,5% of the students declare to use the internet to do so, they also declare to have a higher degree of confidence in media and institutions linked to the scientific production. It was also possible to observe in which form the perception of Science is altered along the periods of the teachers¿ initial formation. The general optimism regarding the benefits Science and Technology bring was also noted in the last national research, despite the recent growth of pseudosciences and scientific negationismMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Gebara, Maria José Fontana, 1959-Silva, Fernanda Keila Marinho daJorge Villar, Susana EstherBarreto, MárcioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Rodolfo Lima Barros, 1992-20202020-08-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 136 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639672SOUZA, Rodolfo Lima Barros. Percepção da ciência de futuros professores de ciências da natureza e matemática: um estudo de caso. 2020. 1 recurso online ( 136 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639672. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1149226Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T11:37:41Zoai::1149226Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-09-15T11:37:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção da ciência de futuros professores de ciências da natureza e matemática : um estudo de caso Perception of science in future natural sciences and mathematics teachers : a case study |
title |
Percepção da ciência de futuros professores de ciências da natureza e matemática : um estudo de caso |
spellingShingle |
Percepção da ciência de futuros professores de ciências da natureza e matemática : um estudo de caso Souza, Rodolfo Lima Barros, 1992- Percepção pública da ciência Professores - Formação Public understanding of science Teacher - Training |
title_short |
Percepção da ciência de futuros professores de ciências da natureza e matemática : um estudo de caso |
title_full |
Percepção da ciência de futuros professores de ciências da natureza e matemática : um estudo de caso |
title_fullStr |
Percepção da ciência de futuros professores de ciências da natureza e matemática : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Percepção da ciência de futuros professores de ciências da natureza e matemática : um estudo de caso |
title_sort |
Percepção da ciência de futuros professores de ciências da natureza e matemática : um estudo de caso |
author |
Souza, Rodolfo Lima Barros, 1992- |
author_facet |
Souza, Rodolfo Lima Barros, 1992- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gebara, Maria José Fontana, 1959- Silva, Fernanda Keila Marinho da Jorge Villar, Susana Esther Barreto, Márcio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rodolfo Lima Barros, 1992- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção pública da ciência Professores - Formação Public understanding of science Teacher - Training |
topic |
Percepção pública da ciência Professores - Formação Public understanding of science Teacher - Training |
description |
Orientador: Maria José Fontana Gebara |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-08-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639672 SOUZA, Rodolfo Lima Barros. Percepção da ciência de futuros professores de ciências da natureza e matemática: um estudo de caso. 2020. 1 recurso online ( 136 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639672. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639672 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Rodolfo Lima Barros. Percepção da ciência de futuros professores de ciências da natureza e matemática: um estudo de caso. 2020. 1 recurso online ( 136 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639672. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1149226 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online ( 136 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189164978012160 |