Adolescentes, televisão e ciência: um estudo exploratório a partir da publicidade brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Vanessa Brasil de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Massarani, Luisa Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43773
Resumo: Este artigo apresenta uma análise qualitativa na intersecção entre os campos da divulgação científica e comunicação, trazendo reflexões sobre a percepção pública da ciência de adolescentes brasileiros identificada a partir de publicidades televisivas. Por meio de entrevistas, buscamos entender de que forma esses jovens entendem e se relacionam com os conteúdos científicos presentes nessas programações televisivas que, tão recorrentemente, fazem uso de tais conteúdos como um recurso motivador de compra. Os entrevistados se mostraram bastante críticos à programação televisiva, evidenciando que constroem diversos sentidos a partir dela. Embora os resultados não sejam conclusivos ou exaustivos, em virtude do caráter qualitativo desta pesquisa, percebemos que é possível que a percepção dos jovens sobre o conceito de ciência possa estar ligada à abordagem desses assuntos em publicidades.
id CRUZ_141da15292f26f479b522a8684c535f5
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/43773
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Carvalho, Vanessa Brasil deMassarani, Luisa Medeiros2020-10-02T19:07:24Z2020-10-02T19:07:24Z2020CARVALHO, Vanessa Brasil de; MASSARANI, Luisa Medeiros. Adolescentes, televisão e ciência: um estudo exploratório a partir da publicidade brasileira. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 27, p. 1-14, jan./dez. 2020.1415-0549https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4377310.15448/1980-3729.2020.1.344581980-3729Este artigo apresenta uma análise qualitativa na intersecção entre os campos da divulgação científica e comunicação, trazendo reflexões sobre a percepção pública da ciência de adolescentes brasileiros identificada a partir de publicidades televisivas. Por meio de entrevistas, buscamos entender de que forma esses jovens entendem e se relacionam com os conteúdos científicos presentes nessas programações televisivas que, tão recorrentemente, fazem uso de tais conteúdos como um recurso motivador de compra. Os entrevistados se mostraram bastante críticos à programação televisiva, evidenciando que constroem diversos sentidos a partir dela. Embora os resultados não sejam conclusivos ou exaustivos, em virtude do caráter qualitativo desta pesquisa, percebemos que é possível que a percepção dos jovens sobre o conceito de ciência possa estar ligada à abordagem desses assuntos em publicidades.This paper shows a qualitative analysis at the intersection between scientific communication and communication, bringing reflections of Brazilian teenagers’ public perception of science generated by television advertising. Through interviews, we seek to understand how these young people understand and relate to the scientific content present in these kind of advertising that, so recurrently, make use of such content as a purchase motivator. The interviewees were very critical on television advertising, showing that they construct several meanings from it. Although the results are not conclusive or exhaustive, due to the qualitative nature of this research, we realize that it’s possible that the perception of the young people about Science can be linked to the approach of these subjects in advertisements.Este artículo presenta un análisis cualitativo en la intersección entre los campos de la divulgación científica y comunicación, trayendo reflexiones sobre la percepción pública de la ciencia de adolescentes brasileños identificada a partir de publicidades televisivas. Por medio de entrevistas, buscamos entender de qué forma esos jóvenes entienden y se relacionan con los contenidos científicos presentes en esas programaciones televisivas que, tan recurrentemente, hacen uso de tales contenidos como un recurso motivador de compra. Los entrevistados se mostraron bastantes críticos a la programación televisiva, evidenciando que construyen diversos sentidos a partir de ella. Aunque los resultados no son concluyentes o exhaustivos, en virtud del carácter cualitativo de esta investigación, percibimos que es posible que la percepción de los jóvenes sobre el concepto de ciencia pueda estar ligada al abordaje de esos asuntos en las publicidades.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porPercepção Pública da CiênciaAdolescentesPublicidadesPublic Understanding of ScienceTeenagersAdvertisingPercepción Pública de la CiênciaAdolescentesPublicidadPercepção Pública da CiênciaAdolescentePublicidadeAdolescentes, televisão e ciência: um estudo exploratório a partir da publicidade brasileiraAdolescents, television and science: an exploratory study from brazilian advertisingAdolescentes, televisión y ciencia: un estudio exploratorio a partir de la publicidade brasileñainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43773/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALve_Massarani_Luisa_COC_2020.pdfve_Massarani_Luisa_COC_2020.pdfapplication/pdf394215https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43773/2/ve_Massarani_Luisa_COC_2020.pdfe07aae605fed0249c7646f3789819049MD52TEXTve_Massarani_Luisa_COC_2020.pdf.txtve_Massarani_Luisa_COC_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain62569https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43773/3/ve_Massarani_Luisa_COC_2020.pdf.txteae63b5d9f7b4fada8f9cad0955694daMD53icict/437732022-07-05 14:07:27.762oai:www.arca.fiocruz.br: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ório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352022-07-05T17:07:27Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adolescentes, televisão e ciência: um estudo exploratório a partir da publicidade brasileira
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Adolescents, television and science: an exploratory study from brazilian advertising
Adolescentes, televisión y ciencia: un estudio exploratorio a partir de la publicidade brasileña
title Adolescentes, televisão e ciência: um estudo exploratório a partir da publicidade brasileira
spellingShingle Adolescentes, televisão e ciência: um estudo exploratório a partir da publicidade brasileira
Carvalho, Vanessa Brasil de
Percepção Pública da Ciência
Adolescentes
Publicidades
Public Understanding of Science
Teenagers
Advertising
Percepción Pública de la Ciência
Adolescentes
Publicidad
Percepção Pública da Ciência
Adolescente
Publicidade
title_short Adolescentes, televisão e ciência: um estudo exploratório a partir da publicidade brasileira
title_full Adolescentes, televisão e ciência: um estudo exploratório a partir da publicidade brasileira
title_fullStr Adolescentes, televisão e ciência: um estudo exploratório a partir da publicidade brasileira
title_full_unstemmed Adolescentes, televisão e ciência: um estudo exploratório a partir da publicidade brasileira
title_sort Adolescentes, televisão e ciência: um estudo exploratório a partir da publicidade brasileira
author Carvalho, Vanessa Brasil de
author_facet Carvalho, Vanessa Brasil de
Massarani, Luisa Medeiros
author_role author
author2 Massarani, Luisa Medeiros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Vanessa Brasil de
Massarani, Luisa Medeiros
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Percepção Pública da Ciência
Adolescentes
Publicidades
topic Percepção Pública da Ciência
Adolescentes
Publicidades
Public Understanding of Science
Teenagers
Advertising
Percepción Pública de la Ciência
Adolescentes
Publicidad
Percepção Pública da Ciência
Adolescente
Publicidade
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv Public Understanding of Science
Teenagers
Advertising
dc.subject.es.pt_BR.fl_str_mv Percepción Pública de la Ciência
Adolescentes
Publicidad
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv Percepção Pública da Ciência
Adolescente
Publicidade
description Este artigo apresenta uma análise qualitativa na intersecção entre os campos da divulgação científica e comunicação, trazendo reflexões sobre a percepção pública da ciência de adolescentes brasileiros identificada a partir de publicidades televisivas. Por meio de entrevistas, buscamos entender de que forma esses jovens entendem e se relacionam com os conteúdos científicos presentes nessas programações televisivas que, tão recorrentemente, fazem uso de tais conteúdos como um recurso motivador de compra. Os entrevistados se mostraram bastante críticos à programação televisiva, evidenciando que constroem diversos sentidos a partir dela. Embora os resultados não sejam conclusivos ou exaustivos, em virtude do caráter qualitativo desta pesquisa, percebemos que é possível que a percepção dos jovens sobre o conceito de ciência possa estar ligada à abordagem desses assuntos em publicidades.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-02T19:07:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-02T19:07:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Vanessa Brasil de; MASSARANI, Luisa Medeiros. Adolescentes, televisão e ciência: um estudo exploratório a partir da publicidade brasileira. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 27, p. 1-14, jan./dez. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43773
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-0549
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.15448/1980-3729.2020.1.34458
dc.identifier.eissn.none.fl_str_mv 1980-3729
identifier_str_mv CARVALHO, Vanessa Brasil de; MASSARANI, Luisa Medeiros. Adolescentes, televisão e ciência: um estudo exploratório a partir da publicidade brasileira. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 27, p. 1-14, jan./dez. 2020.
1415-0549
10.15448/1980-3729.2020.1.34458
1980-3729
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43773/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43773/2/ve_Massarani_Luisa_COC_2020.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43773/3/ve_Massarani_Luisa_COC_2020.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a560609d32a3863062d77ff32785d58
e07aae605fed0249c7646f3789819049
eae63b5d9f7b4fada8f9cad0955694da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798325014782541824