Apreciando o Choro : relações dialógicas e escuta ativa no ensino do Conservatório de Tatuí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Antonio Fernando Valeriano de, 1978-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13279
Resumo: Orientador: Silvia Cordeiro Nassif
id UNICAMP-30_7d42715686c9db3bf9594d56ae6b9e66
oai_identifier_str oai::1362413
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Apreciando o Choro : relações dialógicas e escuta ativa no ensino do Conservatório de TatuíAppreciating Choro Music : dialogic relationships and active listening in teaching at the Tatuí ConservatoryBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975Música - Análise, apreciaçãoChoro (Música)EscutaEnsinoAprendizagemMusical appreciationChorosListeningTeachingLearningOrientador: Silvia Cordeiro NassifDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho examina o papel da apreciação musical no ensino do Choro e fomenta a discussão teórica em torno do assunto apresentando a análise de dados coletados no Curso de Choro do "Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos" de Tatuí (CDMCC). Esta investigação se justifica pela negligência do tema nas pesquisas sobre educação musical, o que contrasta com a importância dos processos de escuta no Curso de Choro em Tatuí, onde os estudantes são instruídos a apreciar regularmente gravações referenciais do gênero e as Rodas de Choro. Os principais procedimentos metodológicos foram a observação (inclusive participante) do campo de pesquisa, a realização de entrevistas com os professores do referido curso e a aplicação de questionários com alunos e ex-alunos. Como principal aporte teórico de análise, foram adotados os princípios conceituais do Círculo de Bakhtin, um grupo de intelectuais russos que tem a concepção da linguagem como ponto de convergência em suas discussões. Apropriando-se da noção de dialogia e da discussão sobre as relações dialógicas entre enunciados, a dissertação analisa e problematiza como são empregados os procedimentos de escuta (de forma "ativa" ou não) no ensino do Choro. Além da audição, a apreciação é compreendida neste trabalho em um contexto amplo, no qual se considera a apreensão musical também por outros órgãos do sentido, como a visão, por exemplo. Os resultados desta investigação sugerem a importância da escuta e apreciação no mesmo nível de outras dimensões do conhecimento musical, frequentemente contempladas em instituições de ensino, tais como a teoria e a práticaAbstract: This research examines the role of musical appreciation in the teaching of Choro Music and stimulates theoretical discussion on this topic, presenting the analysis of collected data in the Choro Course at the "Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos" (CDMCC), in Tatuí. This investigation is motivated by the lack of research on the subject in music education, which contrasts with the importance of listening processes in Tatuí’s Choro Course, where students are instructed to regularly appreciate reference recordings of the genre and the Rodas de Choro ("Choro Circle"). The main research methods were observation (including participant) of the research field, conducting interviews with professors of the aforementioned course and applying questionnaires to students and former students. As the main theoretical approach to analysis, the conceptual principles of the Bakhtin Circle were adopted, a group of Russian intellectuals that has the conception of language as a point of convergence in their discussions. Drawing on the notion of dialogism and exploring the discussion about dialogic relationships between utterances, this Master’s dissertation analyzes and problematizes how the listening procedures are used (in an "active way" or not) in the teaching of Choro Music. In addition to hearing, appreciation is understood in this work as a broad phenomenon, in which musical apprehension is also perceived by other sense organs, such as vision, for example. The results of this investigation suggest the importance of listening and appreciation on the same level as other dimensions of musical knowledge, frequently emphasized in music education institutions, such as theory and practiceMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestre em Música[s.n.]Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-Ikeda, Alberto TsuyoshiSchroeder, Jorge LuizUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Antonio Fernando Valeriano de, 1978-20232023-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (190 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/13279SOUZA, Antonio Fernando Valeriano de. Apreciando o Choro: relações dialógicas e escuta ativa no ensino do Conservatório de Tatuí. 2023. 1 recurso online (190 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13279. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362413Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-25T11:28:25Zoai::1362413Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-10-25T11:28:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apreciando o Choro : relações dialógicas e escuta ativa no ensino do Conservatório de Tatuí
Appreciating Choro Music : dialogic relationships and active listening in teaching at the Tatuí Conservatory
title Apreciando o Choro : relações dialógicas e escuta ativa no ensino do Conservatório de Tatuí
spellingShingle Apreciando o Choro : relações dialógicas e escuta ativa no ensino do Conservatório de Tatuí
Souza, Antonio Fernando Valeriano de, 1978-
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Música - Análise, apreciação
Choro (Música)
Escuta
Ensino
Aprendizagem
Musical appreciation
Choros
Listening
Teaching
Learning
title_short Apreciando o Choro : relações dialógicas e escuta ativa no ensino do Conservatório de Tatuí
title_full Apreciando o Choro : relações dialógicas e escuta ativa no ensino do Conservatório de Tatuí
title_fullStr Apreciando o Choro : relações dialógicas e escuta ativa no ensino do Conservatório de Tatuí
title_full_unstemmed Apreciando o Choro : relações dialógicas e escuta ativa no ensino do Conservatório de Tatuí
title_sort Apreciando o Choro : relações dialógicas e escuta ativa no ensino do Conservatório de Tatuí
author Souza, Antonio Fernando Valeriano de, 1978-
author_facet Souza, Antonio Fernando Valeriano de, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-
Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Schroeder, Jorge Luiz
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Antonio Fernando Valeriano de, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Música - Análise, apreciação
Choro (Música)
Escuta
Ensino
Aprendizagem
Musical appreciation
Choros
Listening
Teaching
Learning
topic Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Música - Análise, apreciação
Choro (Música)
Escuta
Ensino
Aprendizagem
Musical appreciation
Choros
Listening
Teaching
Learning
description Orientador: Silvia Cordeiro Nassif
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-06-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13279
SOUZA, Antonio Fernando Valeriano de. Apreciando o Choro: relações dialógicas e escuta ativa no ensino do Conservatório de Tatuí. 2023. 1 recurso online (190 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13279. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13279
identifier_str_mv SOUZA, Antonio Fernando Valeriano de. Apreciando o Choro: relações dialógicas e escuta ativa no ensino do Conservatório de Tatuí. 2023. 1 recurso online (190 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13279. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362413
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (190 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138581461073920