O ensino de medicinas alternativas e complementares em escolas medicas : revisão sistematica da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Christensen, Marisa Correa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606860
Resumo: Orientador: Nelson Filice de Barros
id UNICAMP-30_7d9c021eb39dee820c69509ad816e332
oai_identifier_str oai::423046
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino de medicinas alternativas e complementares em escolas medicas : revisão sistematica da literaturaComplementary and alternative medicine teaching in medical schools : literature systematic reviewMedicina - Ensino superiorEducação (Superior)Escolas para profissionais de saúdeTerapias complementaresMedicina alternativa e complementarEducation, Medical, UndergraduateEducation (Higher)Complementary therapiesComplementary and alternative medicineOrientador: Nelson Filice de BarrosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Devido ao aumento crescente da utilização das Medicinas Alternativas e Complementares (MAC) há a necessidade de que os profissionais de saúde estejam aptos a informar e atender seus pacientes, reconhecer efeitos colaterais, interações medicamentosas e praticar as medicinas complementares isoladas ou associadas às medicinas convencionais com segurança. Neste trabalho foi feita uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre o ensino das MAC em escolas médicas, com a finalidade de refletir sobre as evidências publicadas. Foram analisados 33 artigos indexados no banco eletrônico de dados Pubmed utilizando o descritor: ¿complementary and alternative medicine teaching¿. Identificou-se vários exemplos de inserção das MAC no ensino e, de modo geral, os estudantes de medicina têm atitudes positivas frente às MAC, desejam aprendê-las tendo com o objetivo tratar e orientar seus futuros pacientes com essas medicinas. O ensino das MAC nas escolas de medicina tem, como fundamento, adicionar à prática médica ferramentas diagnósticas e terapêuticas a serem utilizadas em atenção, prevenção e promoção a saúde nos diversos níveis de complexidade do sistema de saúdeAbstract: Due to the continuous increase in the use of Complementary and Alternative Medicines (CAM) there is the need to health professionals to be able to inform and attend their patients, recognize adverse effects, drugs interactions and to practice complementary medicines isolated or associated with conventional medicine safely. In this study, a Literature Systematic Review was made concerning the teaching of CAM in medical schools with the interest of reflecting upon the published evidences. 33 articles indexed in the electronic database Pubmed using the key-words ¿complementary and alternative medicine teaching¿ were analyzed several examples of CAM teaching, in section were identified and in general, medical students have positive attitudes toward CAM, want to learn them, having as aim treat and orient their future patients with this medicines. CAM teaching in medical school have, as basis, add to medical practices therapeutic and diagnosis tools to be used in health care, prevention and health promotion in the diverse complexity levels of the health systemMestradoSaúde ColetivaMestre em Saúde Coletiva[s.n.]Barros, Nelson Filice de, 1968-Batista, Sylvia Helena Souza da SilvaCarvalho, Sérgio ResendeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASChristensen, Marisa Correa20082008-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf181p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606860CHRISTENSEN, Marisa Correa. O ensino de medicinas alternativas e complementares em escolas medicas: revisão sistematica da literatura. 2008. 181p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606860. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/423046porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:09:35Zoai::423046Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:09:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de medicinas alternativas e complementares em escolas medicas : revisão sistematica da literatura
Complementary and alternative medicine teaching in medical schools : literature systematic review
title O ensino de medicinas alternativas e complementares em escolas medicas : revisão sistematica da literatura
spellingShingle O ensino de medicinas alternativas e complementares em escolas medicas : revisão sistematica da literatura
Christensen, Marisa Correa
Medicina - Ensino superior
Educação (Superior)
Escolas para profissionais de saúde
Terapias complementares
Medicina alternativa e complementar
Education, Medical, Undergraduate
Education (Higher)
Complementary therapies
Complementary and alternative medicine
title_short O ensino de medicinas alternativas e complementares em escolas medicas : revisão sistematica da literatura
title_full O ensino de medicinas alternativas e complementares em escolas medicas : revisão sistematica da literatura
title_fullStr O ensino de medicinas alternativas e complementares em escolas medicas : revisão sistematica da literatura
title_full_unstemmed O ensino de medicinas alternativas e complementares em escolas medicas : revisão sistematica da literatura
title_sort O ensino de medicinas alternativas e complementares em escolas medicas : revisão sistematica da literatura
author Christensen, Marisa Correa
author_facet Christensen, Marisa Correa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Nelson Filice de, 1968-
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva
Carvalho, Sérgio Resende
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Christensen, Marisa Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Medicina - Ensino superior
Educação (Superior)
Escolas para profissionais de saúde
Terapias complementares
Medicina alternativa e complementar
Education, Medical, Undergraduate
Education (Higher)
Complementary therapies
Complementary and alternative medicine
topic Medicina - Ensino superior
Educação (Superior)
Escolas para profissionais de saúde
Terapias complementares
Medicina alternativa e complementar
Education, Medical, Undergraduate
Education (Higher)
Complementary therapies
Complementary and alternative medicine
description Orientador: Nelson Filice de Barros
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606860
CHRISTENSEN, Marisa Correa. O ensino de medicinas alternativas e complementares em escolas medicas: revisão sistematica da literatura. 2008. 181p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606860. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CHRISTENSEN, Marisa Correa. O ensino de medicinas alternativas e complementares em escolas medicas: revisão sistematica da literatura. 2008. 181p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606860. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/423046
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
181p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188983300685824