O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/5277 |
Resumo: | Orientador: Rafael Straforini |
id |
UNICAMP-30_7da4aa0be6f8539704aa975f832c6df5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1247315 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de GeografiaSpatial thinking and geographic reasoning in the construction of the identity of the geography teacherGeografia - Estudo e ensinoFormação de professoresBase Nacional Comum CurricularGrupos focais (Técnica de entrevista)Geography - Study and teachingTeacher trainingCommon National Curriculum BaseFocal groupsOrientador: Rafael StraforiniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: O raciocínio geográfico possui papel importante no processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos geográficos escolares, afinal, serve como pressuposto para a afirmação de uma cultura, de um modo de pensar e de formas de agir e refletir no e com o espaço geográfico, modo esse específico e exclusivo da ciência geográfica. O seu reconhecimento também contribui para o ensino das representações espaciais como forma de expressão e comunicação dos diversos saberes e conhecimentos produzidos a partir do trabalho do professor em sala de aula. A importância do pensamento espacial no ensino de Geografia deve ser compreendida para além do desenvolvimento de meras habilidades, mas também no desenvolvimento da cognição espacial, uma vez que ele permite a inclusão de ações ordenadas e com um fim pedagógico previamente delimitado pelo professor, ou seja, está dirigido para a realização de um objetivo e deve ser associado a quaisquer que sejam as estratégias de aprendizagem. Como objetivo geral, o trabalho pretende avaliar nos cursos de formação de professores de Geografia a utilização do pensamento espacial e do raciocínio geográfico no processo de desenvolvimento da autonomia dos futuros docentes na elaboração de estratégias de ensino-aprendizagem dos conteúdos escolares que sejam potentes para leituras críticas de mundo. A pesquisa conta com a realização de um grupo focal com professores de disciplinas de metodologias do ensino, didática da Geografia e estágios supervisionados de algumas Instituições de Ensino Superior – IES públicas brasileiras, a fim de compreender se e de que forma estão sendo trabalhados os aportes teórico-metodológicos abordados pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC – Ensino Fundamental no que tange os cursos de formação de professores, e como esses docentes estão compreendendo o processo de ensino-aprendizagem da Geografia a partir do pensamento espacial e do raciocínio geográficoAbstract: Geographical reasoning plays an important role in the teaching and learning process of school geographic knowledge, after all, it serves as a presupposition for the affirmation of a culture, a way of thinking and ways of acting and reflecting in and with the geographic space, a way that specific and unique to geographic science. Its recognition also contributes to the teaching of spatial representations as a form of expression and communication of the different knowledge and knowledge produced from the teacher's work in the classroom. The importance of spatial thinking in the teaching of Geography must be understood beyond the development of mere skills, but also in the development of spatial cognition, since it allows the inclusion of ordered actions and with a pedagogical purpose previously defined by the teacher, that is, , it is aimed at achieving an objective and must be associated with whatever learning strategies are. As a general objective, the work intends to evaluate, in Geography teacher training courses, the use of spatial thinking and geographical reasoning in the process of developing the autonomy of future teachers in the elaboration of teaching-learning strategies of school contents that are powerful for reading. world reviews. The research has a focus group with professors of teaching methodologies subjects, Geography didactics and supervised internships from some Brazilian Public Higher Education Institutions - HEIs, in order to understand if and in what way the contributions are being worked theoretical-methodological approaches addressed by the National Common Curricular Base - BNCC - Elementary School regarding teacher training courses, and how these teachers are understanding the teaching-learning process of Geography from spatial thinking and geographical reasoningMestradoAnálise Ambiental e Dinâmica TerritorialMestra em GeografiaCNPQ30810/2019-3[s.n.]Straforini, Rafael, 1973-Juliasz, Paula Cristiane StrinaDuarte, Ronaldo GoulartCanto, Tânia Seneme doUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDias, Gabriela Klering, 1998-20222022-05-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (148 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5277DIAS, Gabriela Klering. O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia. 2022. 1 recurso online (148 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5277. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247315Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-11T13:59:05Zoai::1247315Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-11T13:59:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia Spatial thinking and geographic reasoning in the construction of the identity of the geography teacher |
title |
O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia |
spellingShingle |
O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia Dias, Gabriela Klering, 1998- Geografia - Estudo e ensino Formação de professores Base Nacional Comum Curricular Grupos focais (Técnica de entrevista) Geography - Study and teaching Teacher training Common National Curriculum Base Focal groups |
title_short |
O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia |
title_full |
O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia |
title_fullStr |
O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia |
title_full_unstemmed |
O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia |
title_sort |
O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia |
author |
Dias, Gabriela Klering, 1998- |
author_facet |
Dias, Gabriela Klering, 1998- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Straforini, Rafael, 1973- Juliasz, Paula Cristiane Strina Duarte, Ronaldo Goulart Canto, Tânia Seneme do Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação em Geografia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Gabriela Klering, 1998- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - Estudo e ensino Formação de professores Base Nacional Comum Curricular Grupos focais (Técnica de entrevista) Geography - Study and teaching Teacher training Common National Curriculum Base Focal groups |
topic |
Geografia - Estudo e ensino Formação de professores Base Nacional Comum Curricular Grupos focais (Técnica de entrevista) Geography - Study and teaching Teacher training Common National Curriculum Base Focal groups |
description |
Orientador: Rafael Straforini |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-05-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/5277 DIAS, Gabriela Klering. O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia. 2022. 1 recurso online (148 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5277. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/5277 |
identifier_str_mv |
DIAS, Gabriela Klering. O pensamento espacial e o raciocínio geográfico na construção da identidade do professor de Geografia. 2022. 1 recurso online (148 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5277. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247315 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (148 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189183436095488 |