Projeto teckids : educação tecnologica no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veraszto, Estéfano Vizconde, 1976-
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597677
Resumo: Orientador : Dirceu da Silva
id UNICAMP-30_7db42ded545f8896e996d41248034adf
oai_identifier_str oai::315223
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Projeto teckids : educação tecnologica no ensino fundamentalEducação - TecnologiaTecnologiaEnsino fundamentalProfessores - FormaçãoOrientador : Dirceu da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho, denominado Projeto Teckids, embasado em pressupostos construtivistas, visa desenvolver um conjunto de procedimentos e atividades que, além de consistir em uma inovação metodológica e educacional, busca introduzir de forma efetiva a Educação Tecnológica desde as séries inicias do Ensino Fundamental. Para isso, de forma paralela e conjunta, desenvolvemos atividades lúdicas e contextualizadas, que chamamos de situações-problema, capazes de proporcionar aos. alunos de terceira e quarta séries do Ensino Fundamental a busca por soluções práticas para problemas cotidianos. Estas atividades estão inseridas como parte essencial em um minicurso de trinta horas, cujo objetivo é capacitar professores em exercício nas respectivas séries no uso de processos tecnológicos dentro do cotidiano escolar. Para a análise dos resultados, utilizamos uma metodologia qualitativa de estudo de casos, a partir da qual, depois de uma série de análise constatamos que uma proposta efetiva de Educação Tecnológica é muito mais viável se aplicada de forma conjunta, com professores e alunos, tendo em vista que os primeiros passam a aceitar melhor as novas idéias a partir do momento que podem acompanhar de perto o desenvolvimento das atividades com seus respectivos alunos.A partir de então, suas concepções prévias sobre o que venha a ser tecnologia, foram modificadas, pois visualizando na prática o processo de trabalho em equipe dos respectivos alunos, puderam abstrair de forma mais consistente como se dá o processo de produção tecnológica. Além disso, a análise dos resultados nos permitiu verificar que as situações-problema desenvolvidas com os alunos, mostram estar de acordo com as mais variadas propostas inter e multidisciplinares apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1999), pois mobilizam nos alunos uma série de habilidades e competências individuais, compartilhadas no trabalho em grupo, que além de buscar uma solução conjunta para o problema apresentado, ainda permite que diferentes normas e valores, que norteiam uma boa conduta do cidadão, sejam incorporados à prática pedagógicaAbstract: This work, called T eckids Project, based upon constructivist assumptions, aims to develop a set of procedures and activities which, besides being a methodological and educational innovation, seeks to introduce, on effective way, the Technological Education since the early series ofFundamental Teaching. Toward this, on a parallel and concurrent way, we developed ludic and contexted activities, which we call problem-situations, capable of providing on pupils of third and fourth degrees of the Fundamental Teaching the search for practical solutions to everyday problems. Those activities are inserted as an essential part of a thirty hours mini-study, whose objective is to capacitate teachers in practice of theirs respective series on the usage oftechnological processes inside their scholastic day-to-day. To ana1yze the results, we used a qualitative methodology of case study, based upon which, after a series of ana1ysis, we established that an effective proposition of Technological Education is more practicable if it is applied as a whole, with teachers and pupils, having in mind that teachers begin to better accept the new ideas starting from the moment that they can closely follow the development of the activities together with theirs respective pupils. From then on, theirs previous conceptions about what technology is have been modified, because, since they visualized on practice the team work process of theirs respective pupils, they could abstract on a more consistent way how the process of technological production works. Besides that, the analysis of the results allowed us to verify that the problem-situations developed with pupils showed to be in accordance with the most diversified inter and multidiscip1inary propositions presented by National Curricular Parameters (Brasil, 1999), because they mobilize in the pupils a who1e series of individual skills and competences, shared on team work, which, besides searching a joint solution to the problem presented, allows that different norms and values, which guide the good citizen behavior, be incorporated to pedagogical practiceMestradoEducação, Ciência e TecnologiaMestre em Educação[s.n.]Silva, Dirceu da, 1957-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVeraszto, Estéfano Vizconde, 1976-20042004-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf184 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597677VERASZTO, Estéfano Vizconde. Projeto teckids: educação tecnologica no ensino fundamental. 2004. 184 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597677. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/315223porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:58:17Zoai::315223Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:58:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto teckids : educação tecnologica no ensino fundamental
title Projeto teckids : educação tecnologica no ensino fundamental
spellingShingle Projeto teckids : educação tecnologica no ensino fundamental
Veraszto, Estéfano Vizconde, 1976-
Educação - Tecnologia
Tecnologia
Ensino fundamental
Professores - Formação
title_short Projeto teckids : educação tecnologica no ensino fundamental
title_full Projeto teckids : educação tecnologica no ensino fundamental
title_fullStr Projeto teckids : educação tecnologica no ensino fundamental
title_full_unstemmed Projeto teckids : educação tecnologica no ensino fundamental
title_sort Projeto teckids : educação tecnologica no ensino fundamental
author Veraszto, Estéfano Vizconde, 1976-
author_facet Veraszto, Estéfano Vizconde, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dirceu da, 1957-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Veraszto, Estéfano Vizconde, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Tecnologia
Tecnologia
Ensino fundamental
Professores - Formação
topic Educação - Tecnologia
Tecnologia
Ensino fundamental
Professores - Formação
description Orientador : Dirceu da Silva
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-06-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597677
VERASZTO, Estéfano Vizconde. Projeto teckids: educação tecnologica no ensino fundamental. 2004. 184 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597677. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
VERASZTO, Estéfano Vizconde. Projeto teckids: educação tecnologica no ensino fundamental. 2004. 184 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597677. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/315223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
184 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138390452469760