A pesquisa educacional e a concepção "kuhniana" da ciencia : o caso das teses de doutorado da FE/UNICAMP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585736 |
Resumo: | Orientador: Silvio Ancizar Sanchez Gamboa |
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A pesquisa educacional e a concepção "kuhniana" da ciencia : o caso das teses de doutorado da FE/UNICAMPKuhn, Thomas S., 1922-1996ParadigmaCiência - FilosofiaEpistemologiaOrientador: Silvio Ancizar Sanchez GamboaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar e analisar as idéias de T. S. Kuhn (1922-1996) sobre os "paradigmas" e a "revolução científica" presentes nas teses de doutorado da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no período 1984-1996. A tese foi elaborada tendo como base o levantamento bibliográfico e a análise epistemológica das nove teses escolhidas à luz de diversos autores que, de uma forma ou de outra, abordam a concepção "kuhniana" da ciência. Os resultados da pesquisa, mostram que na produção de teses de doutorado na FE são pouco tratados os problemas epistemológicos da Educação e apresentam certo retardo com relação ao "estado da arte", em outras áreas do conhecimento que manifestam permanentes discussões sobre as concepções epistemológicas. Esta pesquisa busca contribuir para a identificação e estudo dos múltiplos fatores que têm influído no estudo filosófico da ciência e da tecnologia na FE/UNICAMP; procura também alertar para a necessidade da discussão epistemológica e seus desdobramentos na busca do aprimoramento da pesquisa e do ensino na Educação e destacar a importância da avaliação da trajetória da produção científica e a compreensão das condições em que tem estado inserida, visando à melhoria das mesmas em prol de uma melhor qualificação da produção científica na EducaçãoDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-Nunes, Cesar AparecidoGoergen, Pedro LaudinorCarvalho, Maria Cecilia M. dePaiva, Jose Maria deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRamos Lamar, Adolfo19981998-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf196f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585736RAMOS LAMAR, Adolfo. A pesquisa educacional e a concepção "kuhniana" da ciencia: o caso das teses de doutorado da FE/UNICAMP. 1998. 196f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585736. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/127166porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:43:43Zoai::127166Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:43:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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