Formação de professores leigos em serviço : um estudo sobre saberes e praticas docentes em geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Maria Elidia Teixeira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604519
Resumo: Orientador : Dario Fiorentini
id UNICAMP-30_7e3f9512b76b6ea2f249a7f48aa34f72
oai_identifier_str oai::397143
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Formação de professores leigos em serviço : um estudo sobre saberes e praticas docentes em geometriaEducation of lay teachers during teaching practice: a study of teaching knowledge and practice in geometryLicenciaturaCapacitação de professores leigosDesenvolvimento profissionalProfessores de matemáticaSaberes do docenteGeometria - Estudo e ensinoLicensorshiPrograms of formation for lay teachersProfessional developmentMathematics teachersTeaching knowledgeGeometry teachingOrientador : Dario FiorentiniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa analisou um processo de formação de professores leigos, em serviço, que tinha como objetivo responder à seguinte questão investigativa: Como os professores o?e principalmente leigos em serviço v?Ã percebem, narram e evidenciam as contribuições e as limitações da formação acadêmica ocorrida durante um curso emergencial de Licenciatura Plena Parcelada (LPP) em Matemática, especialmente em relação à sua prática e aos seus saberes docentes em Geometria? Para respondê-la, foi realizado um estudo de caso qualitativo de uma turma de Matemática de LPP da cidade de Jataí, Goiás, envolvendo uma investigação mais aprofundada de dois de seus participantes que possuíam mais de dez anos de experiência docente. O material de análise e interpretação foi constituído por questionários aplicados à turma, documentos relativos ao projeto de LPP, entrevistas semi-estruturadas realizadas com três professores-formadores do curso e com os dois professores-alunos que tiveram suas aulas observadas. O processo de análise e interpretação desse material foi desenvolvido em torno de três eixos: (1) A exploração e a valorização dos saberes da experiência e a relação destes com os saberes da formação acadêmica no curso de LPP em Matemática. (2) Os problemas, limites e dificuldades enfrentados pelos professores-alunos e professores-formadores no decorrer do curso. (3) O que pensam e relatam os docentes alunos e formadores a respeito das contribuições desse curso. Os resultados mostraram que o curso de LPP em Matemática investigado, de um lado, contribuiu para que os professores leigos obtivessem a qualificação profissional almejada e exigida pela atual legislação, mas, de outro, apresentou poucas evidências de desenvolvimento profissional de seus participantes. Essa conclusão apóia-se no fato de que, embora o projeto de LPP do Estado de Goiás tivesse, no papel, o propósito de articular teoria e prática, na prática, os saberes experienciais e a prática pedagógica dos professores-alunos não foram valorizados/explorados e nem tomados como objeto efetivo de reflexão e problematização durante o curso. Talvez essa seja a principal razão pela qual seus participantes tenham apresentado poucos indícios de mudança de suas práticas e de seus saberes docentes relativos ao ensino de GeometriaAbstract: This research was aimed at analyzing the educational process of a group of lay teachers during a period of teaching activity, seeking to answer the following investigative question: How do teachers â?¿ especially lay teachers during teaching activity â?¿ perceive, narrate, and elicit the contributions and limitations to academic education acquired during a remedial emergency course of full partitioned licensorship (â?¿Licenciatura Plena Parceladaâ??, or LPP) on mathematics, especially in relation to their practice and their teaching knowledge in geometry? In order to answer this question, a qualitative case study of a mathematics LPP group was carried out in the city of Jataí, Goiás, involving a deeper investigation of two of its participants, who had been through over ten years of teaching experience. The material for analysis and interpretation was composed of questionnaires answered by the group, documents related to the LPP project, semi-structured interviews with three teachers-educators of the course and two teachers-students who had their classes observed. The process of analysis and interpretation of this material was developed on three bases: (1) The exploration and valorization of experience knowledge and its relation to the knowledge from academic education in the mathematics LPP course; (2) the problems, limits and difficulty faced by teachers/students and teachers/educators during the course; and (3) what teachers-students and educators think and tell about the contributions of this course. The results showed that, on the one hand, this LPP mathematics course has made it possible for the lay teachers to have the professional qualification that they desired and that is legally required, but, on the other hand, it has presented little evidence of professional development for its participants. This conclusion is drawn from the fact that, although the LPP project in the state of Goiás had been planned to connect theory and practice, the experience knowledge and the teachers-studentsn?s pedogogical practice were not actually valued or explored; neither were they taken as the real object of reflection and questioning throughout the course. Maybe this is the main reason why its participants presented few signs of change in their teaching habits and knowledge regarding geometry teachingDoutoradoEducação MatemáticaDoutor em Educação[s.n.]Fiorentini, Dario, 1950-Nacarato, Adair MendesCarvalho, Dione Lucchesi dePassos, Carmem Lucia BrancaglionMiguel, AntonioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASReis, Maria Elidia Teixeira20072007-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604519REIS, Maria Elidia Teixeira. Formação de professores leigos em serviço: um estudo sobre saberes e praticas docentes em geometria. 2007. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604519. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397143porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:48:42Zoai::397143Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:48:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores leigos em serviço : um estudo sobre saberes e praticas docentes em geometria
Education of lay teachers during teaching practice: a study of teaching knowledge and practice in geometry
title Formação de professores leigos em serviço : um estudo sobre saberes e praticas docentes em geometria
spellingShingle Formação de professores leigos em serviço : um estudo sobre saberes e praticas docentes em geometria
Reis, Maria Elidia Teixeira
Licenciatura
Capacitação de professores leigos
Desenvolvimento profissional
Professores de matemática
Saberes do docente
Geometria - Estudo e ensino
Licensorshi
Programs of formation for lay teachers
Professional development
Mathematics teachers
Teaching knowledge
Geometry teaching
title_short Formação de professores leigos em serviço : um estudo sobre saberes e praticas docentes em geometria
title_full Formação de professores leigos em serviço : um estudo sobre saberes e praticas docentes em geometria
title_fullStr Formação de professores leigos em serviço : um estudo sobre saberes e praticas docentes em geometria
title_full_unstemmed Formação de professores leigos em serviço : um estudo sobre saberes e praticas docentes em geometria
title_sort Formação de professores leigos em serviço : um estudo sobre saberes e praticas docentes em geometria
author Reis, Maria Elidia Teixeira
author_facet Reis, Maria Elidia Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiorentini, Dario, 1950-
Nacarato, Adair Mendes
Carvalho, Dione Lucchesi de
Passos, Carmem Lucia Brancaglion
Miguel, Antonio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Maria Elidia Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura
Capacitação de professores leigos
Desenvolvimento profissional
Professores de matemática
Saberes do docente
Geometria - Estudo e ensino
Licensorshi
Programs of formation for lay teachers
Professional development
Mathematics teachers
Teaching knowledge
Geometry teaching
topic Licenciatura
Capacitação de professores leigos
Desenvolvimento profissional
Professores de matemática
Saberes do docente
Geometria - Estudo e ensino
Licensorshi
Programs of formation for lay teachers
Professional development
Mathematics teachers
Teaching knowledge
Geometry teaching
description Orientador : Dario Fiorentini
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-02-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604519
REIS, Maria Elidia Teixeira. Formação de professores leigos em serviço: um estudo sobre saberes e praticas docentes em geometria. 2007. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604519. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
REIS, Maria Elidia Teixeira. Formação de professores leigos em serviço: um estudo sobre saberes e praticas docentes em geometria. 2007. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604519. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188961748254720