Epistemologia da pesquisa em educação : estruturas logicas e tendencias metodologicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1987 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574614 |
Resumo: | Orientador: Pedro L. Goergen |
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Epistemologia da pesquisa em educação : estruturas logicas e tendencias metodologicasPesquisa educacional - MetodologiaOrientador: Pedro L. GoergenTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar, a partir das abordagens metodológicas, a problemática epistemológica das dissertações e teses aprovadas nos Cursos de Pós-Graduação em Educação do Estado de São Paulo (1971-1984) Utilizou-se, como categoria metodológica fundamental, a relação entre o lógico e o histórico. 1) No lógico, procurou-se reconstituir as estruturas internas das abordagens encontradas: as empírico-analíticas (66%), as fenomenológico-hermenêuticas (22.5%) e as crítico-dialéticas (9.5%), explicitando-se as categorias técnicas, teóricas, epistemológicas (níveis de articulações explícitas) e as categorias gnosiológicas e ontológicas (pressupostos implícitos). A reconstrução da lógica entre as abordagens metodológicas e seus pressupostos permitiu recuperar o nexo entre conhecimento e interesse presente nos processos de pesquisa. 2) No histórico procurou-se elucidar as tendências das várias abordagens, verificando-se que as primeiras quase hegemônicas num primeiro período, foram diminuindo progressivamente ante o surgimento e consolidação das outras alternativas. Ante a diversidade de opções metodológicas, das indefinições e incertezas, dos debates e conflitos decorrentes dela, e que dinamizam a atual produção dos Cursos de Pós-Graduação e contextualizam a formação dos pesquisadores, sugere-se o aprofundamento no estudo das questões epistemológicas da pesquisa para superar os riscos inerentes a essa diversidade, tais como, o reducionismo, a crítica fácil, a indefinição metodológica, o ecletismo e os modismos, e garantir assim, o desenvolvimento qualitativo da investigação em educação.Abstract: Not informed.DoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Goergen, Pedro Laudinor, 1944-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-19871987-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf229f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574614SANCHEZ GAMBOA, Silvio Ancisar. Epistemologia da pesquisa em educação: estruturas logicas e tendencias metodologicas. 1987. 229f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação., Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1574614. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/17725porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-19T16:07:40Zoai::17725Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-06-19T16:07:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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