Actâncias vocais : por uma cartografia gestual do canto popular brasileiro contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ricardo Alexandre de Freitas, 1976-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639002
Resumo: Orientador: Regina Machado
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spelling Actâncias vocais : por uma cartografia gestual do canto popular brasileiro contemporâneoVocal agency : for a gestural mapping of contemporary brazilian popular singingCanto popularTradiçãoMúsica popularMúsica - SemióticaTeoria ator-redePopular songTraditionPopular musicMusic - SemioticsActor-network theoryOrientador: Regina MachadoDissertação (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A presente tese faz parte de um esforço de compreensão sobre o estado da arte de gestos vocais na canção popular brasileira, tomando como referência sua relação com uma tradição estética observada. Parte-se de uma visada autoetnográfica, que situa o pesquisador-intérprete em relação à pesquisa, além de recorrer às ferramentas conceituais e analíticas ligadas ao universo da Semiótica da Canção, tal como a identificação das Qualidades Emotivas da Voz. Recorre-se lateralmente à Teoria Ator-Rede para compreender a configuração da música popular brasileira por meio dos gestos vocais no hic et nunc dessa tradição. Também como ferramenta acessória à análise cancional, recorremos aos procedimentos de Molina (2014) para compreender a interferência dos momentos musicais e das unidades sonoras como elementos intervenientes na construção do sentido da narrativa cancional. A partir de análises comparativas entre gestos vocais de intérpretes localizados em etapas distintas da tradição, procuramos encontrar rupturas e continuidades capazes de nos oferecer uma imagem da realidade cartográfica das vozes contemporâneas da música popular brasileira. No que tange à relação entre a tradição e os gestos vocais contemporâneos, identificamos formas distintas de seu acionamento, que optam por recuperar o passado ora pelo viés crítico ora por um outro que revela endosso e elogio. Ora através de uma perspectiva parodística ora por meio do pastiche. Em algum momento celebrando a tradição, noutro questionando-a e reinventando-a. Foi também possível perceber que os gestos vocais se encontram em constantes flertes com traços ligados a outras tradições vocais, além de capturar a interferência de elementos não humanos no processo associativo que promove a reconfiguração estética e mercadológica da música popular brasileiraAbstract: This thesis is part of an effort to understand the state of the art of vocal gestures in Brazilian popular song especially in reference to their relationship to traditional aesthetics. Having autoethnographic aims, it situates the researcher-interpreter in relation to research and uses conceptual and analytical tools linked to the realm of semiotics of song, such as identifying the Emotional Qualities of the Voice. Laterally, we use the Actor-Network Theory to understand the configuration of Brazilian popular music through vocal gestures in the hic et nunc of this tradition. Also, as an ancillary tool to song analysis, we use Molina's (2014) procedures to understand the interference of musical moments and sound units as intervening elements in constructing narrative meaning. From comparative analyzes between vocal gestures of performers located in different stages of the tradition, we seek to find ruptures and continuities capable of offering us an image of the cartographic reality of contemporary voices of Brazilian popular music. Concerning the relationship between traditional and contemporary vocal gestures, we identify distinct forms of activation: at times it chooses to recover the past by critical bias, other times by revealing endorsement and praise; sometimes from a parodistic perspective, other times by means of pastiche; at some point it celebrates tradition while at another it questions and reinvents itself. It was also possible to realize that the vocal gestures are in constant flirtations with traits linked to other vocal traditions, besides capturing the interference of non-human elements in the associative process that promotes the aesthetic and marketing reconfiguration of Brazilian popular musicDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutor em MúsicaCAPES[s.n.]Machado, Regina, 1964-Tatit, LuizMolina, Sergio AugustoZan, José RobertoNicodemo, Thaís LimaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Ricardo Alexandre de Freitas, 1976-20202020-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (343 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639002LIMA, Ricardo Alexandre de Freitas. Actâncias vocais: por uma cartografia gestual do canto popular brasileiro contemporâneo. 2020. 1 recurso online (343 p.) Dissertação (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639002. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128983Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-24T16:13:47Zoai::1128983Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-24T16:13:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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