A resolução de problemas na introdução de conteúdos e conceitos matemáticos : um olhar a partir das questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Henrique das Chagas, 1992-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13860
Resumo: Orientador: Laura Leticia Ramos Rifo
id UNICAMP-30_7f2848696be57be612617c83d366ba79
oai_identifier_str oai::1367292
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A resolução de problemas na introdução de conteúdos e conceitos matemáticos : um olhar a partir das questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas PúblicasProblem solving in the introduction of mathematical contents and concepts : a look from the questions of the Brazilian Mathematical Olympiad of Public SchoolsOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas PúblicasResolução de problemasMotivaçãoAprendizagem - MatemáticaBrazilian Mathematical Olympiad of Public SchoolsProblem solvingMotivationLearning - MathematicaOrientador: Laura Leticia Ramos RifoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: A OBMEP possui, entre outros, o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, possibilitando que um maior número de estudantes de ensino básico possa ter acesso a material didático de qualidade. Na literatura da área, no entanto, há poucas evidências sobre o uso desse material como complemento na abordagem de conteúdos e conceitos matemáticos, e nem como elemento motivador na sala de aula. A partir da conjectura de que metodologias alternativas podem despertar o gosto por estudar matemática e desenvolver habilidades que auxiliem na resolução de situações-problema, um possível caminho é trabalhar as questões da OBMEP sob uma perspectiva de Resolução de Problemas. Nessa linha, este trabalho apresenta a seguinte questão norteadora: A utilização das questões da OBMEP, aliada a uma metodologia de Resolução de Problemas, constitui-se em um bom caminho para a construção de novos conteúdos e conceitos matemáticos? Para tentar responder a essa pergunta, este trabalho analisa a viabilidade e o potencial da utilização de questões da OBMEP na aprendizagem de novos conteúdos e conceitos relacionados ao tema Função, dentro do marco teórico da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. A metodologia científica desta pesquisa é a Engenharia Didática, e foi levada a cabo com a aplicação de uma sequência didática sobre o tema Noções Gerais de Função em uma turma de 1º ano de Ensino Médio de uma escola da região do Alto Oeste Potiguar. Os instrumentos de coleta de dados foram o diário de campo, folhas de respostas de estudantes, questionários e fotografias. Os resultados mostraram ser possível desenvolver uma sequência didática com problemas da OBMEP, coerente com o currículo da Educação Básica. Tal aplicação, dentro do marco teórico escolhido, possibilitou a mobilização da noção intuitiva de função, influenciando na compreensão dos diferentes conceitos associados, na colaboração entre grupos, na autonomia e na atitude e predisposição para resolver problemasAbstract: OBMEP has, among others, the objective of contributing to improving the quality of education, enabling a greater number of basic education students to have access to quality teaching material. In the area literature, however, there is little evidence about the use of this material as a complement in the approach to mathematical content and concepts, nor as a motivating element in the classroom. Based on the conjecture that alternative methodologies can awaken a taste for studying mathematics and developing skills that help in solving problem situations, a possible path is to work on OBMEP questions from a Problem Solving perspective. Along these lines, this work presents the following guiding question: Does the use of OBMEP questions, combined with a Problem Solving methodology, constitute a good way to construct new mathematical content and concepts? To try to answer this question, this work analyzes the feasibility and potential of using OBMEP questions in learning new content and concepts related to the theme Function, within the theoretical framework of the Mathematics Teaching-Learning-Assessment Methodology through Resolution of Problems. The scientific methodology of this research is Didactic Engineering, and was carried out with the application of a didactic sequence on the topic General Notions of Function in a 1st year high school class at a school in the Alto Oeste Potiguar region. The data collection instruments were the field diary, student response sheets, questionnaires and photographs. The results showed that it is possible to develop a didactic sequence with OBMEP problems, consistent with the Basic Education curriculum. Such application, within the chosen theoretical framework, enabled the mobilization of the intuitive notion of function, influencing the understanding of the different associated concepts, collaboration between groups, autonomy and attitude and predisposition to solve problemsDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutor em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Rifo, Laura Leticia Ramos, 1970-Oliveira, Samuel Rocha deSantos, Lucio Tunes dosReips, LouiseGuimarães, Rita SantosUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Paulo Henrique das Chagas, 1992-20232023-08-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (293 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/13860SILVA, Paulo Henrique das Chagas. A resolução de problemas na introdução de conteúdos e conceitos matemáticos: um olhar a partir das questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2023. 1 recurso online (293 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13860. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1367292porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T16:06:20Zoai::1367292Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-11-21T16:06:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A resolução de problemas na introdução de conteúdos e conceitos matemáticos : um olhar a partir das questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Problem solving in the introduction of mathematical contents and concepts : a look from the questions of the Brazilian Mathematical Olympiad of Public Schools
title A resolução de problemas na introdução de conteúdos e conceitos matemáticos : um olhar a partir das questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
spellingShingle A resolução de problemas na introdução de conteúdos e conceitos matemáticos : um olhar a partir das questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Silva, Paulo Henrique das Chagas, 1992-
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Resolução de problemas
Motivação
Aprendizagem - Matemática
Brazilian Mathematical Olympiad of Public Schools
Problem solving
Motivation
Learning - Mathematica
title_short A resolução de problemas na introdução de conteúdos e conceitos matemáticos : um olhar a partir das questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
title_full A resolução de problemas na introdução de conteúdos e conceitos matemáticos : um olhar a partir das questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
title_fullStr A resolução de problemas na introdução de conteúdos e conceitos matemáticos : um olhar a partir das questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
title_full_unstemmed A resolução de problemas na introdução de conteúdos e conceitos matemáticos : um olhar a partir das questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
title_sort A resolução de problemas na introdução de conteúdos e conceitos matemáticos : um olhar a partir das questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
author Silva, Paulo Henrique das Chagas, 1992-
author_facet Silva, Paulo Henrique das Chagas, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rifo, Laura Leticia Ramos, 1970-
Oliveira, Samuel Rocha de
Santos, Lucio Tunes dos
Reips, Louise
Guimarães, Rita Santos
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Henrique das Chagas, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Resolução de problemas
Motivação
Aprendizagem - Matemática
Brazilian Mathematical Olympiad of Public Schools
Problem solving
Motivation
Learning - Mathematica
topic Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Resolução de problemas
Motivação
Aprendizagem - Matemática
Brazilian Mathematical Olympiad of Public Schools
Problem solving
Motivation
Learning - Mathematica
description Orientador: Laura Leticia Ramos Rifo
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-08-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13860
SILVA, Paulo Henrique das Chagas. A resolução de problemas na introdução de conteúdos e conceitos matemáticos: um olhar a partir das questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2023. 1 recurso online (293 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13860. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13860
identifier_str_mv SILVA, Paulo Henrique das Chagas. A resolução de problemas na introdução de conteúdos e conceitos matemáticos: um olhar a partir das questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2023. 1 recurso online (293 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13860. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1367292
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (293 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138582073442304