Narrativas de uma experiência na Escola das Mostardas : formação docente e produção de conhecimentos históricos educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bichara, Márcia Regina Poli, 1963-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633122
Resumo: Orientadores: Guilherme do Val Toledo Prado, Adriana Carvalho Koyama
id UNICAMP-30_7feafb44dcb082c0fe5ee3797a335fe7
oai_identifier_str oai::994073
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Narrativas de uma experiência na Escola das Mostardas : formação docente e produção de conhecimentos históricos educacionaisNarratives of an experience at the school of Mostardas : teacher training and producion of historical educacional knowledgeFormação de professoresExperiênciaEducação das sensibilidadesNarrativas - PesquisaTeacher trainingExperienceMemories practicesEducacion of sensibilitiesNarrative inquiryOrientadores: Guilherme do Val Toledo Prado, Adriana Carvalho KoyamaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Essa pesquisa é marcada pelo desejo de resistir à reprodução de sensibilidades próprias de nossa vida na modernidade capitalista, que dificultam os sujeitos de se sentirem inteiros em seu tempo e lugar. De resistir também às tendências que preestabelecem verdades absolutas, colaborando para o apagamento das experiências dos sujeitos e que são dominantes na produção de conhecimentos acadêmicos e históricos educacionais. Em busca de ultrapassar esses entraves, elegi a metodologia de pesquisa narrativa e o diálogo com professoras de uma pequena escola localizada no distrito de Mostardas, em Monte Alegre do Sul, interior do Estado de São Paulo, com o qual eu tenho uma ligação profissional e afetiva. Ao perceber mudanças nessa localidade, tais como aumento populacional, fluxo migratório e aceleração do tempo, quis entender como essas professoras estariam enfrentando tais situações, bem como quais racionalidades e sensibilidades estariam sendo construídas. Quis, ainda, compreender como elas vêm produzindo conhecimentos históricos educacionais na docência, em diálogo com suas experiências vividas. Trago a linguagem narrativa como resistência, tanto em meus dados de investigação quanto na produção dos conhecimentos na pesquisa. Meus aportes teórico-metodológicos vêm dos estudos e acepções singulares da pesquisadora Maria Carolina Bovério Galzerani no seu diálogo com os escritos do filósofo alemão Walter Benjamin, em especial na concepção de tempo que se afasta da linearidade, propondo o trabalho das memorias como encontro de diferentes temporalidades e sujeitos. Essa concepção possibilitou que minhas memórias - como professora e como aluna - emergissem durante a pesquisa e a escrita; que tanto eu como pesquisadora, quanto os sujeitos participantes da pesquisa, pudéssemos transparecer como sujeitos mais inteiros, com nossas contradições, desejos, sonhos, em nossas singularidades, perpassadas pelas relações sociais, na historicidade. As professoras participantes da pesquisa puderam entrar em contato com uma experiência ampliada de formação docente ao percorrer o caminho da rememoração, tal como concebida por Walter Benjamin e estimulada por Maria Carolina. Do exercício de diálogo entre minhas experiências e as experiências dessas docentes surgiram brechas para uma produção de conhecimentos históricos educacionais que colabora com a emergência de sujeitos capazes de se sentirem pertencentes ao seu tempo e lugar. Que contribui, ainda, para a emergência de outras vozes, docentes e discentes, na produção de conhecimentoAbstract: This research is marked by the wish to resist the reproduction of sensibilities which are peculiar to our life in capitalist modernity and that prevent subjects from feeling whole in their time and place. It is also a wish to resist to trends that pre-establish absolute truths which are dominant in the production of academic knowledge on education and history, collaborating to erase the experiences of the subjects. In order to overcome these obstacles, I developed a methodology of narrative research, for which I chose to dialogue with teachers of a small school located in the town of Mostardas, Monte Alegre do Sul, in the interior of the State of São Paulo, with which I have a professional and affective connection. As I began to notice changes in this place, such as population growth, migratory flow and acceleration of time, I wanted to understand how these teachers would be facing this kind of situation, as well as what rationalities and sensitivities were being constructed. I also wanted to understand how they have been producing historical educational knowledge in terms of teaching in dialogue with the experiences they went through. I bring narrative language as resistance, both in my field research papers and in the production of knowledge in research. My theoretical and methodological contributions come from the studies and unique understandings of researcher Maria Carolina Bovério Galzerani in her dialogue with the writings of German philosopher Walter Benjamin, especially in the conception of time that moves away from linearity, proposing the work of memories as a confluence of different temporalities and subjects. This conception made it possible for my memories - as a teacher and as a student - to arise during research and writing; it also enabled both the subjects participating in the research and me as a researcher to be seen as more complete subjects, with our contradictions, hopes, dreams, in our singularities, permeated by social relations, in historicity. The teachers participating in the research were able to get in touch with an expanded experience of teaching education as they traveled along the path of recollection, as conceived by Walter Benjamin and stimulated by Maria Carolina Bovério Galzerani. Gaps for the production of historical educational knowledge that collaborates with the emergence of subjects who are capable of belonging to their time and place came up from the dialogue between my experiences and the experiences of those teachers and it also contributes towards the emergence of other voices, teachers and students, in the production of such knowledgesDoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutora em Educação[s.n.]Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-Koyama, Adriana Carvalho, 1962-Smolka, Ana Luiza BustamanteFrança, Cyntia SimioniPires, Eloiza GurgelBragança, Inês Ferreira de SouzaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBichara, Márcia Regina Poli, 1963-20172017-10-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (294 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633122BICHARA, Márcia Regina Poli. Narrativas de uma experiência na Escola das Mostardas: formação docente e produção de conhecimentos históricos educacionais. 2017. 1 recurso online (294 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633122. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/994073Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-05T15:58:09Zoai::994073Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-04-05T15:58:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de uma experiência na Escola das Mostardas : formação docente e produção de conhecimentos históricos educacionais
Narratives of an experience at the school of Mostardas : teacher training and producion of historical educacional knowledge
title Narrativas de uma experiência na Escola das Mostardas : formação docente e produção de conhecimentos históricos educacionais
spellingShingle Narrativas de uma experiência na Escola das Mostardas : formação docente e produção de conhecimentos históricos educacionais
Bichara, Márcia Regina Poli, 1963-
Formação de professores
Experiência
Educação das sensibilidades
Narrativas - Pesquisa
Teacher training
Experience
Memories practices
Educacion of sensibilities
Narrative inquiry
title_short Narrativas de uma experiência na Escola das Mostardas : formação docente e produção de conhecimentos históricos educacionais
title_full Narrativas de uma experiência na Escola das Mostardas : formação docente e produção de conhecimentos históricos educacionais
title_fullStr Narrativas de uma experiência na Escola das Mostardas : formação docente e produção de conhecimentos históricos educacionais
title_full_unstemmed Narrativas de uma experiência na Escola das Mostardas : formação docente e produção de conhecimentos históricos educacionais
title_sort Narrativas de uma experiência na Escola das Mostardas : formação docente e produção de conhecimentos históricos educacionais
author Bichara, Márcia Regina Poli, 1963-
author_facet Bichara, Márcia Regina Poli, 1963-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Koyama, Adriana Carvalho, 1962-
Smolka, Ana Luiza Bustamante
França, Cyntia Simioni
Pires, Eloiza Gurgel
Bragança, Inês Ferreira de Souza
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bichara, Márcia Regina Poli, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Experiência
Educação das sensibilidades
Narrativas - Pesquisa
Teacher training
Experience
Memories practices
Educacion of sensibilities
Narrative inquiry
topic Formação de professores
Experiência
Educação das sensibilidades
Narrativas - Pesquisa
Teacher training
Experience
Memories practices
Educacion of sensibilities
Narrative inquiry
description Orientadores: Guilherme do Val Toledo Prado, Adriana Carvalho Koyama
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-10-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633122
BICHARA, Márcia Regina Poli. Narrativas de uma experiência na Escola das Mostardas: formação docente e produção de conhecimentos históricos educacionais. 2017. 1 recurso online (294 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633122. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633122
identifier_str_mv BICHARA, Márcia Regina Poli. Narrativas de uma experiência na Escola das Mostardas: formação docente e produção de conhecimentos históricos educacionais. 2017. 1 recurso online (294 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633122. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/994073
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (294 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138523239940096