Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16991 |
Resumo: | Orientador: Adriana Carvalho Koyama |
id |
UNICAMP-30_a6c79412916968d012ba9eebb2f3c0fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1379526 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentesJourneys through the production of school historical knowledge during (and after) the COVID-19 pandemic : teacher and student experiencesEducação das sensibilidadesEnsino de históriaNarrativasEducation of sensibilitiesTeaching HistoryNarrativesOrientador: Adriana Carvalho KoyamaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa foi elaborada com aporte da metodologia narrativa e acompanha aspectos das minhas experiências docentes nas relações com experiências discentes enquanto professor de História durante (e após) a pandemia de COVID-19. Na pesquisa, foram estabelecidos diálogos com produções realizadas por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Campinas/SP. As produções contempladas na pesquisa abrangem do segundo semestre de 2020 até o final de 2022. Nos entrecruzamentos de experiências discentes e docentes, acompanhados pela inspiração temática e conceitual de autores como Walter Benjamin e Maria Carolina Bovério Galzerani, são apresentadas potencialidades de colocar em movimento práticas que favoreçam imaginar outros mundos possíveis. Simultaneamente, as escolas, seus cotidianos e seus sujeitos são afirmados enquanto coletivos privilegiados para a produção de conhecimento novo, capaz de deslocar concepções fixas do passado e do presenteAbstract: This research was developed using a narrative methodology and examines aspects of my teaching experiences in relation to student experiences as a History teacher during (and after) the COVID-19 pandemic. In the research, dialogues were established with productions carried out by students from the 8th grade of Elementary School to the 3rd year of High School at a public school located in the city of Campinas, SP. The productions considered in the research range from the second semester of 2020 to the end of 2022. In the intersections of student and teacher experiences, guided by the thematic and conceptual inspiration of authors such as Walter Benjamin and Maria Carolina Bovério Galzerani, the potential for implementing practices that favor imagining other possible worlds is presented. Simultaneously, schools, their daily routines, and their subjects are affirmed as privileged collectives for the production of new knowledge capable of displacing fixed conceptions of the past and the presentAbertoMestradoEducação EscolarMestre em Educação Escolar[s.n.]Koyama, Adriana Carvalho, 1962-Santi, Angela MedeirosGil, Carmem Zeli de VargasCunha, Nara Rúbia de CarvalhoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Rodolfo Cesar Mendes de, 1987-20232023-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (187 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/16991ALMEIDA, Rodolfo Cesar Mendes de. Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19: experiências docentes e discentes. 2023. 1 recurso online (187 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16991. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1379526Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-26T23:05:50Zoai::1379526Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-26T23:05:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentes Journeys through the production of school historical knowledge during (and after) the COVID-19 pandemic : teacher and student experiences |
title |
Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentes |
spellingShingle |
Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentes Almeida, Rodolfo Cesar Mendes de, 1987- Educação das sensibilidades Ensino de história Narrativas Education of sensibilities Teaching History Narratives |
title_short |
Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentes |
title_full |
Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentes |
title_fullStr |
Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentes |
title_full_unstemmed |
Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentes |
title_sort |
Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19 : experiências docentes e discentes |
author |
Almeida, Rodolfo Cesar Mendes de, 1987- |
author_facet |
Almeida, Rodolfo Cesar Mendes de, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Koyama, Adriana Carvalho, 1962- Santi, Angela Medeiros Gil, Carmem Zeli de Vargas Cunha, Nara Rúbia de Carvalho Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Rodolfo Cesar Mendes de, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação das sensibilidades Ensino de história Narrativas Education of sensibilities Teaching History Narratives |
topic |
Educação das sensibilidades Ensino de história Narrativas Education of sensibilities Teaching History Narratives |
description |
Orientador: Adriana Carvalho Koyama |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-12-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16991 ALMEIDA, Rodolfo Cesar Mendes de. Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19: experiências docentes e discentes. 2023. 1 recurso online (187 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16991. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16991 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Rodolfo Cesar Mendes de. Viagens pela produção de conhecimento histórico escolar durante (e após) a pandemia de COVID-19: experiências docentes e discentes. 2023. 1 recurso online (187 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16991. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1379526 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (187 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189196780273664 |