O circulo restaurado : o resgate da totalidade originaria no primeiro Heidegger
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598624 |
Resumo: | Orientador: Zeljko Loparic |
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O circulo restaurado : o resgate da totalidade originaria no primeiro HeideggerHeidegger, Martin, 1889-1976Filosofia alemãMetafísicaOntologia - FilosofiaTodo e partes (Filosofia)Orientador: Zeljko LoparicTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Se o traço fundamental do pensamento de Heidegger é a questão do ser, nela também já está contida uma outra que busca pelo resgate de uma experiência originária da totalidade do real. O esforço central deste trabalho será, portanto, o de fazer aparecer esta comum-pertinência entre "ser e totalidade", a ponto de podermos afirmar que, em Heidegger, recuperar o sentido do ser é também resgatar para o pensamento ocidental a experiência da totalidade do real numa perspectiva mais primordial que aquela outra, teórica, especulativa, sistêmica, própria dos constructos metafisicos, presentes ao longo da filosofia da tradição. Neste trabalho, no entanto, essa conexão entre ser e totalidade ficará restrita à primeira etapa do itinerário de pensamento do filósofo e que pertence à primeira formulação que a sua questão do ser recebeu e que é aquela que pergunta pelo caráter "determinante, simples e unificador" do ser em geral, orientando, assim, os seus trabalhos e cursos até 1919 [Capo 1]. Com a descoberta da "facticidade" (Faktizitiit), Heidegger abre caminho a uma noção mais rigorosa da palavra-guia da Lebensphilosophie, "vida", por meio da qual ele acredita dar continuidade à sua investigação do ser em geral, dirigindo-a para as suas pesquisas do cristianismo primitivo e dos escritos práticos de Aristóteles, como acesso a uma experiência mais originária da vida no seu todo [Capo2]. A partir de uma interpretação mais fundamental do caráter ambíguo do ser, presente na palavra grega a-létheia, Heidegger desconstruirá, através de sua fenomenologia hermenêutica, a concepção de ser presente na metaphysica generalis, para apresentar uma outra, presente na sua ontologia fundamental. Esta desconstrução gera uma passagem entre duas noções de totalidade: da unipolar (teórica), para a bipolar (originária) [Capo 3]. O mesmo processo de desconstrução acontecerá com a cosmologia e a psicologia, como áreas restantes da metaphysica specialis, após a desconstrução da generalis, interpretadas como setores independentes de entes subsistentes (mundo e homem), para serem tomados em sua mútua pertinência. Nesta desconstrução, dar-se-á também uma passagem entre duas noções de totalidade: da real (kósmos, animal rationale) para a possível (ser-nomundo, Dasein) [Capo 4]. Por fim, procuraremos apresentar três aspectos que resumiriam as diversas perspectivas do tema da totalidade abordadas ao longo do trabalho: o homem em seu caráter de "formador de mundo" (weltbildend); o poder ser do homem enquanto estrutura originária deste seu caráter e; a tarefa da filosofia como "nostalgia do lar" (Heimweh/Novalis), enquanto busca da experiência da totalidade, do aberto do mundo [Conclusão]Abstract: If the fundamental line of Heidegger's thought is the question of Being, in it is so contained another one which searchs the rescue of an originary experience of reality in its whole. The main effort of this work, therefore, will be making appear this common-pertinence between "Being and totality ", until the point we can say that, in Heidegger, recovering the meaning of Being is also rescueing, to the occidental thought, the experience of totality in a most primordial perspective than the other, theoretical, speculative, systemic, specific of metaphysical constructs, existent within tradition's philosophy. ln this work, however, this connection between Being and totality will be restricted to the first stage of philosopher 's thoughtpath, which belongs to the first fomulation his question of Being receveid, and which asks for the "determinative, simple and unitary" character of Being in general, conducting, thus, his papers and lectures until1919 [Chap. 1]. With the "facticity" (Faktizitãt) discovery, Heidegger opens a way to a most rigorous notion of the Lebenphilosophie 's key-word, "life ", with which he believes giving continuity to his investigation of Being in general, guiding it to his researches of primal christianity and the Aritóteles's practical writings as an acccess to a most originary experience of life in its whole [Chap. 2). Departing from a most fundamental interpretation of ambiguous character of Being existent in the greek word a-létheia, Heidegger will desconstruct, throught his hermeneutics phenomenology, the conception of Being existent in metaphysica generalis, to present another one, existent in his fundamental ontology. This descontruction generates a passage between two notions of totality: from unipolar (theoretic) to bipolar (originary) [Chap.3]. The same desconstruction process will happen with cosmology and psycology, as remaining metaphysica specialis areas, after generalis descontruction, interpretated as independent sectors of subsistent beings (world and man), to be taken in its mutual pertinence. ln this descontruction, will also happen a passage between two notions of totality: from real (kósmos, animal rationale) to the possible (being-in-the-world, Dasein) [ChapA]. To finish, we'll present three aspects that would resume the various perspectives of totality's theme approached in this work: the man in his "worldformer" (weltbildend) character; the potentiality-for-being of the man as origirary structure of this character and; the philosophy's task as "homesickness" (Heimweh/Novalis), as a search of totality 's experience, of world 's opening [Conclusion]DoutoradoDoutor em Filosofia[s.n.]Loparic, Zeljko, 1939-Muller, Marcos LutzGiacoia Junior, OswaldoSilva, Franklin Leopoldo eDuarte, André de MacedoNobre, MarcosOrlandi, Luiz Benedicto LacerdaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMichelazzo, Jose Carlos20042004-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf294 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598624MICHELAZZO, Jose Carlos. O circulo restaurado: o resgate da totalidade originaria no primeiro Heidegger. 2004. 294 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598624. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/326130porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:01:53Zoai::326130Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:01:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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