A carga cultural compartilhada : a passagem para a interculturalidade no ensino de portugues lingua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores Pedroso, Sergio
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587678
Resumo: Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
id UNICAMP-30_8072f10e65902310eb678cbba28c370a
oai_identifier_str oai::175838
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A carga cultural compartilhada : a passagem para a interculturalidade no ensino de portugues lingua estrangeiraLínguas - Estudo e ensinoCulturaOrientador: Jose Carlos Paes de Almeida FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Apresentamos aqui uma discussão do conceito de cultura em sua vinculação básica com fundamentos teóricos contemporâneos do ensino de línguas não-maternas. Tratamos criticamente a abordagem dita antropológica da cultura para passarmos à abordagem semiótica que em nossa discussão no corpo da dissertação se apresenta como a mais suscetível de dar conta dos interesses focais da LA voltada para o ensino de LNM. Recorremos, assim, à proposta inicialmente feita pelo lingüista aplicado francês Robert Galisson em 1991 através do conceito de CC. Sustentamos que no trabalho com o léxico que carrega informação cultural --chamado por Galisson (op. cit.) de possuidor de CCC--, os aprendizes podem ter acesso a valores e informação dos mais relevantes para a comunicação real, aquela que espelha valores básicos comuns, do ponto de vista cultural, entre os interlocutores. Vamos um pouco além, quando introduzimos o conceito de interculturalidade enquanto objetivo da abordagem comunicativa que, numa primeira etapa, se colocava apenas a necessidade de conseguir competência na cultura-alvo. As fontes de dados são três livros didáticos de PLE em largo uso no país e aulas de PLE para jovens adultos num centro de línguas de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Servimo-nos da análise da mídia, através de três de seus canais --jornais, revistas e a televisão, com duas amostras de cada um- para defendermos que ela é fornecedora, estabilizadora e criadora de valores culturais compartilhados. A partir das duas fontes de dados e da abordagem da mídia através de amostras, concluímos que, apesar do ecletismo do insumo cultural presente nos LDs analisados, neles está presente o interesse dos autores na inclusão de insumo cultural mais tendente para o pragmático como subsídio do processo de ensinoaprendizagem de línguas não-maternas. Pudemos também concluir que a mídia potencializa seu papel de geradora de motivação, graças a sua autenticidade, quando o professor se utiliza dela em não imersão porque é o referenciaf principal da realidade comportamental da cultura-alvo, ganhando assim maior valor elucidativo retro e próativo. A pesquisa visa a valorização do componente cultural enquanto facilitador do desempenho lingüístico-comunicativo dos aprendizes e quer a inclusão explícita desse tipo de insumo em planejamentos e cursos de português língua estrangeira. O trabalho de coleta de dados em sala de aula evidenciouou a urgência de se atender a essa necessidade porque a abordagem comunicativa visa incentivar pedagogicamente a discursividadeAbstract: Not informed.MestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Judice, NorimarScaramucci, Matilde Virginia RicardiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFlores Pedroso, Sergio19991999-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf140p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587678FLORES PEDROSO, Sergio. A carga cultural compartilhada: a passagem para a interculturalidade no ensino de portugues lingua estrangeira. 1999. 140p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587678. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175838porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:57:56Zoai::175838Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:57:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A carga cultural compartilhada : a passagem para a interculturalidade no ensino de portugues lingua estrangeira
title A carga cultural compartilhada : a passagem para a interculturalidade no ensino de portugues lingua estrangeira
spellingShingle A carga cultural compartilhada : a passagem para a interculturalidade no ensino de portugues lingua estrangeira
Flores Pedroso, Sergio
Línguas - Estudo e ensino
Cultura
title_short A carga cultural compartilhada : a passagem para a interculturalidade no ensino de portugues lingua estrangeira
title_full A carga cultural compartilhada : a passagem para a interculturalidade no ensino de portugues lingua estrangeira
title_fullStr A carga cultural compartilhada : a passagem para a interculturalidade no ensino de portugues lingua estrangeira
title_full_unstemmed A carga cultural compartilhada : a passagem para a interculturalidade no ensino de portugues lingua estrangeira
title_sort A carga cultural compartilhada : a passagem para a interculturalidade no ensino de portugues lingua estrangeira
author Flores Pedroso, Sergio
author_facet Flores Pedroso, Sergio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Judice, Norimar
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores Pedroso, Sergio
dc.subject.por.fl_str_mv Línguas - Estudo e ensino
Cultura
topic Línguas - Estudo e ensino
Cultura
description Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-04-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587678
FLORES PEDROSO, Sergio. A carga cultural compartilhada: a passagem para a interculturalidade no ensino de portugues lingua estrangeira. 1999. 140p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587678. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
FLORES PEDROSO, Sergio. A carga cultural compartilhada: a passagem para a interculturalidade no ensino de portugues lingua estrangeira. 1999. 140p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587678. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175838
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
140p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188825963954176