A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/44206 |
Resumo: | No processo de globalização, a comunicação intercultural ganha cada vez mais importância. Por conseguinte, o reforço da consciência cultural dos estudantes e o desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural (CCI) no ensino de línguas estrangeiras tornou–se um tema cada vez mais discutido e investigado. Este relatório de estágio parte da premissa de Kramsch (1996) de que a cultura é sempre subjacente à língua, e portanto a incorporação consciente de fatores culturais na aprendizagem de línguas ajudará os estudantes a compreender melhor a língua e, assim, a aplicá–la melhor a interações verbais e sociais da vida real. No ensino do português, a presença da cultura portuguesa proporciona uma oportunidade para os alunos refletirem sobre diferenças e semelhanças culturais, construindo assim uma consciência intercultural. A consciência e o conhecimento da cultura podem agir como ‘facilitadores’ da aprendizagem de língua. Por isso, o objetivo deste trabalho é investigar em que medida essa incorporação de elementos culturais na aula de português ajuda de facto a aprendizagem desta língua. Uma vez que a abordagem do método comunicativo valoriza a participação ativa dos estudantes em interações verbais por via de materiais autênticos, em que se privilegia a função e só posteriormente a forma, este estudo aplicará esta abordagem às aulas com a ajuda de atividades didáticas sobre cultura. |
id |
RCAP_5d809dd57101bdfc3c0f2b3fdde4d04b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/44206 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em MacauPortuguês língua estrangeiraAbordagem comunicativaCulturaPortuguese as a foreign languageCommunicative approachCultureDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNo processo de globalização, a comunicação intercultural ganha cada vez mais importância. Por conseguinte, o reforço da consciência cultural dos estudantes e o desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural (CCI) no ensino de línguas estrangeiras tornou–se um tema cada vez mais discutido e investigado. Este relatório de estágio parte da premissa de Kramsch (1996) de que a cultura é sempre subjacente à língua, e portanto a incorporação consciente de fatores culturais na aprendizagem de línguas ajudará os estudantes a compreender melhor a língua e, assim, a aplicá–la melhor a interações verbais e sociais da vida real. No ensino do português, a presença da cultura portuguesa proporciona uma oportunidade para os alunos refletirem sobre diferenças e semelhanças culturais, construindo assim uma consciência intercultural. A consciência e o conhecimento da cultura podem agir como ‘facilitadores’ da aprendizagem de língua. Por isso, o objetivo deste trabalho é investigar em que medida essa incorporação de elementos culturais na aula de português ajuda de facto a aprendizagem desta língua. Uma vez que a abordagem do método comunicativo valoriza a participação ativa dos estudantes em interações verbais por via de materiais autênticos, em que se privilegia a função e só posteriormente a forma, este estudo aplicará esta abordagem às aulas com a ajuda de atividades didáticas sobre cultura.In the process of globalization, intercultural communication is becoming increasingly important. Therefore, strengthening students' cultural awareness and developing Intercultural Communicative Competence (ICC) in foreign language teaching has become an increasingly discussed and researched topic. This internship report is based on Kramsch's (1996) premise that culture always underlies language, and therefore the conscious incorporation of cultural factors into language learning will help students to better understand the language and thus better apply it to real–life verbal and social interactions. In Portuguese teaching, the presence of Portuguese culture provides an opportunity for students to reflect on cultural differences and similarities, thus building intercultural awareness. Awareness and knowledge of culture can act as 'facilitators' of language learning. Therefore, the aim of this paper is to investigate to what extent this incorporation of cultural elements in the Portuguese classroom actually helps language learning. Since the communicative method approach values the active participation of students in verbal interactions through authentic materials, in which function is privileged and only then form, this study will apply this approach to classes with the help of didactic activities on culture.Faria, Rita de Mendonça Freire NogueiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTo, Mei Ying2024-02-152023-092024-09-11T00:00:00Z2024-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/44206TID:203541197porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-12T01:40:03Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/44206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:24.874427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau |
title |
A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau |
spellingShingle |
A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau To, Mei Ying Português língua estrangeira Abordagem comunicativa Cultura Portuguese as a foreign language Communicative approach Culture Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau |
title_full |
A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau |
title_fullStr |
A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau |
title_full_unstemmed |
A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau |
title_sort |
A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau |
author |
To, Mei Ying |
author_facet |
To, Mei Ying |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faria, Rita de Mendonça Freire Nogueira Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
To, Mei Ying |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português língua estrangeira Abordagem comunicativa Cultura Portuguese as a foreign language Communicative approach Culture Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Português língua estrangeira Abordagem comunicativa Cultura Portuguese as a foreign language Communicative approach Culture Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
No processo de globalização, a comunicação intercultural ganha cada vez mais importância. Por conseguinte, o reforço da consciência cultural dos estudantes e o desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural (CCI) no ensino de línguas estrangeiras tornou–se um tema cada vez mais discutido e investigado. Este relatório de estágio parte da premissa de Kramsch (1996) de que a cultura é sempre subjacente à língua, e portanto a incorporação consciente de fatores culturais na aprendizagem de línguas ajudará os estudantes a compreender melhor a língua e, assim, a aplicá–la melhor a interações verbais e sociais da vida real. No ensino do português, a presença da cultura portuguesa proporciona uma oportunidade para os alunos refletirem sobre diferenças e semelhanças culturais, construindo assim uma consciência intercultural. A consciência e o conhecimento da cultura podem agir como ‘facilitadores’ da aprendizagem de língua. Por isso, o objetivo deste trabalho é investigar em que medida essa incorporação de elementos culturais na aula de português ajuda de facto a aprendizagem desta língua. Uma vez que a abordagem do método comunicativo valoriza a participação ativa dos estudantes em interações verbais por via de materiais autênticos, em que se privilegia a função e só posteriormente a forma, este estudo aplicará esta abordagem às aulas com a ajuda de atividades didáticas sobre cultura. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09 2024-02-15 2024-09-11T00:00:00Z 2024-02-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/44206 TID:203541197 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/44206 |
identifier_str_mv |
TID:203541197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138179351052288 |