A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: To, Mei Ying
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/44206
Resumo: No processo de globalização, a comunicação intercultural ganha cada vez mais importância. Por conseguinte, o reforço da consciência cultural dos estudantes e o desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural (CCI) no ensino de línguas estrangeiras tornou–se um tema cada vez mais discutido e investigado. Este relatório de estágio parte da premissa de Kramsch (1996) de que a cultura é sempre subjacente à língua, e portanto a incorporação consciente de fatores culturais na aprendizagem de línguas ajudará os estudantes a compreender melhor a língua e, assim, a aplicá–la melhor a interações verbais e sociais da vida real. No ensino do português, a presença da cultura portuguesa proporciona uma oportunidade para os alunos refletirem sobre diferenças e semelhanças culturais, construindo assim uma consciência intercultural. A consciência e o conhecimento da cultura podem agir como ‘facilitadores’ da aprendizagem de língua. Por isso, o objetivo deste trabalho é investigar em que medida essa incorporação de elementos culturais na aula de português ajuda de facto a aprendizagem desta língua. Uma vez que a abordagem do método comunicativo valoriza a participação ativa dos estudantes em interações verbais por via de materiais autênticos, em que se privilegia a função e só posteriormente a forma, este estudo aplicará esta abordagem às aulas com a ajuda de atividades didáticas sobre cultura.
id RCAP_5d809dd57101bdfc3c0f2b3fdde4d04b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/44206
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em MacauPortuguês língua estrangeiraAbordagem comunicativaCulturaPortuguese as a foreign languageCommunicative approachCultureDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNo processo de globalização, a comunicação intercultural ganha cada vez mais importância. Por conseguinte, o reforço da consciência cultural dos estudantes e o desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural (CCI) no ensino de línguas estrangeiras tornou–se um tema cada vez mais discutido e investigado. Este relatório de estágio parte da premissa de Kramsch (1996) de que a cultura é sempre subjacente à língua, e portanto a incorporação consciente de fatores culturais na aprendizagem de línguas ajudará os estudantes a compreender melhor a língua e, assim, a aplicá–la melhor a interações verbais e sociais da vida real. No ensino do português, a presença da cultura portuguesa proporciona uma oportunidade para os alunos refletirem sobre diferenças e semelhanças culturais, construindo assim uma consciência intercultural. A consciência e o conhecimento da cultura podem agir como ‘facilitadores’ da aprendizagem de língua. Por isso, o objetivo deste trabalho é investigar em que medida essa incorporação de elementos culturais na aula de português ajuda de facto a aprendizagem desta língua. Uma vez que a abordagem do método comunicativo valoriza a participação ativa dos estudantes em interações verbais por via de materiais autênticos, em que se privilegia a função e só posteriormente a forma, este estudo aplicará esta abordagem às aulas com a ajuda de atividades didáticas sobre cultura.In the process of globalization, intercultural communication is becoming increasingly important. Therefore, strengthening students' cultural awareness and developing Intercultural Communicative Competence (ICC) in foreign language teaching has become an increasingly discussed and researched topic. This internship report is based on Kramsch's (1996) premise that culture always underlies language, and therefore the conscious incorporation of cultural factors into language learning will help students to better understand the language and thus better apply it to real–life verbal and social interactions. In Portuguese teaching, the presence of Portuguese culture provides an opportunity for students to reflect on cultural differences and similarities, thus building intercultural awareness. Awareness and knowledge of culture can act as 'facilitators' of language learning. Therefore, the aim of this paper is to investigate to what extent this incorporation of cultural elements in the Portuguese classroom actually helps language learning. Since the communicative method approach values the active participation of students in verbal interactions through authentic materials, in which function is privileged and only then form, this study will apply this approach to classes with the help of didactic activities on culture.Faria, Rita de Mendonça Freire NogueiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTo, Mei Ying2024-02-152023-092024-09-11T00:00:00Z2024-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/44206TID:203541197porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-12T01:40:03Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/44206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:24.874427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau
title A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau
spellingShingle A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau
To, Mei Ying
Português língua estrangeira
Abordagem comunicativa
Cultura
Portuguese as a foreign language
Communicative approach
Culture
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau
title_full A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau
title_fullStr A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau
title_full_unstemmed A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau
title_sort A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau
author To, Mei Ying
author_facet To, Mei Ying
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Rita de Mendonça Freire Nogueira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv To, Mei Ying
dc.subject.por.fl_str_mv Português língua estrangeira
Abordagem comunicativa
Cultura
Portuguese as a foreign language
Communicative approach
Culture
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Português língua estrangeira
Abordagem comunicativa
Cultura
Portuguese as a foreign language
Communicative approach
Culture
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description No processo de globalização, a comunicação intercultural ganha cada vez mais importância. Por conseguinte, o reforço da consciência cultural dos estudantes e o desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural (CCI) no ensino de línguas estrangeiras tornou–se um tema cada vez mais discutido e investigado. Este relatório de estágio parte da premissa de Kramsch (1996) de que a cultura é sempre subjacente à língua, e portanto a incorporação consciente de fatores culturais na aprendizagem de línguas ajudará os estudantes a compreender melhor a língua e, assim, a aplicá–la melhor a interações verbais e sociais da vida real. No ensino do português, a presença da cultura portuguesa proporciona uma oportunidade para os alunos refletirem sobre diferenças e semelhanças culturais, construindo assim uma consciência intercultural. A consciência e o conhecimento da cultura podem agir como ‘facilitadores’ da aprendizagem de língua. Por isso, o objetivo deste trabalho é investigar em que medida essa incorporação de elementos culturais na aula de português ajuda de facto a aprendizagem desta língua. Uma vez que a abordagem do método comunicativo valoriza a participação ativa dos estudantes em interações verbais por via de materiais autênticos, em que se privilegia a função e só posteriormente a forma, este estudo aplicará esta abordagem às aulas com a ajuda de atividades didáticas sobre cultura.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09
2024-02-15
2024-09-11T00:00:00Z
2024-02-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/44206
TID:203541197
url http://hdl.handle.net/10400.14/44206
identifier_str_mv TID:203541197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138179351052288