Estudos culturais em saúde e o evento da saúde sexual para ginecologistas, terapeutas tântricas e trabalhadoras sexuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Flavia Liparini, 1981-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16093
Resumo: Orientador: Nelson Filice de Barros
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Neste estudo, realizamos um diálogo intercultural entre grupos que desenvolvem culturas diferentes com relação à saúde (sexual) da população: literatura científica, estudantes de pós-graduação na área da saúde, ginecologistas, terapeutas tântricas(os) e trabalhadoras sexuais, destacando o impacto das relações de poder nas temáticas pesquisadas. Objetivo: O objetivo geral deste trabalho foi realizar um estudo cultural em saúde relacionado às estruturas de produção de conhecimento e saúde sexual. Método: Para desenvolve-lo adotamos a perspectiva dos EC, que articulam diferentes linhas de teorização, métodos, pessoas e histórias. Realizamos: autoetnografia; estratégia de ensino-aprendizagem baseada em perguntas orientadoras, pesquisa e discussões junto a estudantes de pós-graduação em saúde coletiva, clínica médica e oncologia; revisão da literatura científica; observação participante; e envio de questionários estruturados online sobre o perfil sociodemográfico, as principais contribuições e o conceito de "saúde sexual" para profissionais ginecologistas, terapeutas tântricas(os) e trabalhadoras(es) sexuais. Resultados e Discussões: Os resultados desta tese foram organizados em formato de cinco artigos e um capítulo final, acompanhados por informações, análises e discussões entre essas seções. No primeiro artigo, realizamos a apresentação da autora da tese em paralelo com as discussões sobre as relações de poder na produção de conhecimento. Este artigo visou apresentar parte das vivências e percepções da autora, além de demonstrar a importância do diálogo intercultural para a construção de conhecimento. Nos artigos 2 e 3, analisamos a experiência dos EC como método dialógico de ensino e discutimos a construção de conhecimento sobre os Estudos Culturais em Saúde (ECS). Acreditamos que os ECS podem auxiliar nas análises de pesquisas qualitativas para a reflexão sobre os processos de produção, manutenção e subversão envolvidos em diferentes práticas culturais e diferentes eventos de saúde. No artigo 4, utilizando uma metodologia adaptada da "Aprendizagem Baseada em Problemas", discutimos as diferenças sociais e as noções classificatórias em torno de sexo e gênero. Notamos que estas classificações estão diretamente ligadas às (in)visibilizações e (des)favorecimentos produzidos pelos discursos patriarcais em relação ao sexo dentro das atividades profissionais estudadas. No artigo 5, realizamos um mapeamento das publicações científicas que possuem "saúde sexual" no título dos trabalhos. Observamos que o prazer representou 0,28% e a saúde reprodutiva 32,80% das temáticas centrais nesses artigos. No capítulo 6, discutimos as características sociodemográficas, as principais contribuições dos atendimentos e o conceito de saúde sexual na perspectiva de médicas(os) ginecologistas, terapeutas tântricas(os) e trabalhadoras(es) sexuais. Observamos que o conceito de saúde sexual e as contribuições de ginecologistas estavam relacionadas ao bem-estar sexual a partir de orientações e prevenções. Terapeutas tântricas(os) compreendem a saúde sexual principalmente como ter prazer e energia no corpo por meio do autoconhecimento e consciência. Já o conceito de saúde sexual e as contribuições das trabalhadoras sexuais englobam principalmente o bem-estar e o prazer, por meio de diálogos, satisfações, alegrias e prevençõesAbstract: Introduction: Cultural studies constitute an interdisciplinary field that focuses discourse on the analytical and explanatory potential inherent in the concept of culture, exploring a specific set of forces (power relations) within the scope of research. In this study, we conducted an intercultural dialogue among groups that represent different cultures regarding the (sexual) health of the population: scientific literature, postgraduate health students, gynecologists, tantric therapists, and sex workers, highlighting the impact of power relations on the researched topics. Objective: The aim of this work was to carry out a cultural study in health related to the production structures of knowledge and sexual health. Method: To develop this study, we adopted the perspective of Cultural Studies (CS), which articulates different lines of theorizing, methods, people and stories. We carried out: autoethnography; a teaching-learning strategy based on guiding questions, research and discussions with postgraduate students in public health, clinical medicine and oncology; literature review; participant observation; and sending structured online questionnaires on the sociodemographic profile, the main contributions and the concept of "sexual health" to professional gynecologists, tantric therapists and sex workers. Results and Discussions: The results of this thesis have been organized in the form of five articles and a final chapter, accompanied by information, analyses and discussions between these sections. In article 1, we introduce the author in parallel with discussions on power relations in the production of knowledge. This article aims to present part of the author's experiences and perceptions, as well as demonstrating the importance of intercultural dialogue for the construction of knowledge. In articles 2 and 3, we analyze the experience of CS as a dialogical teaching method and discuss the construction of knowledge about Cultural Studies in Health (CSH). We believe that CSH can help in the analysis of qualitative research to reflect on the processes of production, maintenance and subversion involved in different cultural practices and different health events. In article 4, we discuss the social differences and classificatory notions surrounding sex and gender. We noticed that these classifications are directly linked to the (in)visibility and (dis)favor produced by patriarchal discourses in relation to gender within the professional activities studied. In article 5, we mapped the cultural productions in scientific publications that have "sexual health" in the title of the papers. We found that pleasure represented 0.28% and reproductive health 32.80% of the central themes in these articles. In Chapter 6, we discuss the sociodemographic characteristics, the main contributions of the services, and the concept of sexual health from the perspective of gynecologists, tantric therapists, and sex workers. We observed that the concept of sexual health and the contributions of gynecologists were related to sexual well-being through guidance and prevention. Tantric therapists understand sexual health mainly as having pleasure and energy in the body through self-awareness. The concept of sexual health and the contributions of sex workers mainly encompass well-being and pleasure through dialogues, satisfactions, happiness, and preventionAbertoDoutoradoCiências Sociais em SaúdeDoutora em Saúde ColetivaCAPES88882.434628/2019-01[s.n.]Barros, Nelson Filice de, 1968-Brilhante, Aline Veras de MoraisPasini, ElisianeNascimento, Juliana Luporini doPereira, Pedro Paulo GomesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Flavia Liparini, 1981-20232023-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (225 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/16093PEREIRA, Flavia Liparini. Estudos culturais em saúde e o evento da saúde sexual para ginecologistas, terapeutas tântricas e trabalhadoras sexuais. 2023. 1 recurso online (225 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16093. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376844porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-20T16:53:53Zoai::1376844Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-03-20T16:53:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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