Destino escolar de migrantes rurais : um estudo sobre mudança de ambiente, do meio rural para o meio urbano, como possivel fator de disturbio de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cypriano, Roberto Jose
Data de Publicação: 1982
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582690
Resumo: Orientador: Sergio Goldenberg
id UNICAMP-30_82af2a4020b84174cc5e5a4ec772c275
oai_identifier_str oai::93448
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Destino escolar de migrantes rurais : um estudo sobre mudança de ambiente, do meio rural para o meio urbano, como possivel fator de disturbio de aprendizagemAprendizagemDistúrbios da aprendizagem nas criançasPsicologia da aprendizagemOrientador: Sergio GoldenbergDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo de caso coletivo foi composto de 20 alunos migrantes rurais (Grupo A) e 15 não-migrantes (Grupo B) todos pertencentes ã rede estadual de ensino de Viçosa, Minas Gerais, matriculados e freqüentando a 4º serie do 19 grau no ano de 1981.O objetivo básico deste trabalho, foi verificar se a mudança de ambiente escolar do meio rural para o urbano, influencia negativamente o rendimento escolar dos migrantes do Grupo A, o que poderia constituir um possível fator de Distúrbio de Aprendizagem. Procurou-se dar ênfase neste trabalho ã fundamentação teórica, visando mostrar, a partir de vários autores e principalmente Correll e Schwarze (1974) na sua obra " Distúrbios de Aprendizagem ", como o ambiente de uma criança exerce um importante papel no processo de aprendizagem. Verificou-se, conforme levantamento bibliográfico e conclusão deste estudo de caso, que a mudança de ambiente escolar em geral e a mudança de ambiente escolar do meio rural para o urbano em particular, uma possível causa de Distúrbio de Aprendizagem, definido como "uma queda no rendimento da aprendizagem abaixo do nível indicado pelo talento e desenvolvimento psico-intelectnais do indivíduo" (cf. Correll e Schwarze opus cit., p.3). Levou-se em consideração para a formação dos seguinte: o Grupo A foi constituído por sujeitos que estudado até a 3º série do 1º grau em escolas rurais e que grupos tinham no ano de 1981 estivessem matriculados e freqüentando a 4a serie em escolas situadas na cidade de Viçosa; o Grupo B foi constituído por sujeitos que tivessem media equivalente aos sujeitos do Grupo A ou bem aproximadas, que estudaram sempre em escolas urbanas e estivessem na mesma classe do seu correlato do Grupo A. Após a coleta dos dados, medias acadêmicas dos três anos anteriores (1º, 2º, e 3º série e do 1º grau) e dos três bimestres de 1981, procedeu-se ao tratamento estatístico para verificar se a variação existente teria sido significativa. Concluindo, pode-se afirmar que os sujeitos do Grupo A apresentaram diminuição no rendimento escolar, possivelmente por causa da mudança de ambiente escolar, como tentamos mostrar tanto pela revisão bibliográfica quanto pelos dados acadêmicos, quando analisados estatisticamente pela utilização do Teste T de Student. A partir deste estudo não podemos fazer uma generalização para todas as regiões do Brasil, pois foi um estudo um tanto quanto limitado. Porem, podemos apontar alguns fatos a necessidade de estudos e pesquisas mais amplas e profundas a respeito da influência da mudança de ambiente escolar na aprendizagem e principalmente pesquisas sobre a mudança do meio rural para o urbano praticamente inexistentes no Brasil; e a necessidade de maior atenção aos alunos que se encontram nesta situação pela utilização de ensino personalizado a fim de que melhor se atenda as suas limitações e ritmo de aprendizagemMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Goldenberg, Sérgio, 1944-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCypriano, Roberto Jose1982info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf177f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582690CYPRIANO, Roberto Jose. Destino escolar de migrantes rurais: um estudo sobre mudança de ambiente, do meio rural para o meio urbano, como possivel fator de disturbio de aprendizagem. 1982. 177f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582690. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/93448porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:20:55Zoai::93448Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:20:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Destino escolar de migrantes rurais : um estudo sobre mudança de ambiente, do meio rural para o meio urbano, como possivel fator de disturbio de aprendizagem
title Destino escolar de migrantes rurais : um estudo sobre mudança de ambiente, do meio rural para o meio urbano, como possivel fator de disturbio de aprendizagem
spellingShingle Destino escolar de migrantes rurais : um estudo sobre mudança de ambiente, do meio rural para o meio urbano, como possivel fator de disturbio de aprendizagem
Cypriano, Roberto Jose
Aprendizagem
Distúrbios da aprendizagem nas crianças
Psicologia da aprendizagem
title_short Destino escolar de migrantes rurais : um estudo sobre mudança de ambiente, do meio rural para o meio urbano, como possivel fator de disturbio de aprendizagem
title_full Destino escolar de migrantes rurais : um estudo sobre mudança de ambiente, do meio rural para o meio urbano, como possivel fator de disturbio de aprendizagem
title_fullStr Destino escolar de migrantes rurais : um estudo sobre mudança de ambiente, do meio rural para o meio urbano, como possivel fator de disturbio de aprendizagem
title_full_unstemmed Destino escolar de migrantes rurais : um estudo sobre mudança de ambiente, do meio rural para o meio urbano, como possivel fator de disturbio de aprendizagem
title_sort Destino escolar de migrantes rurais : um estudo sobre mudança de ambiente, do meio rural para o meio urbano, como possivel fator de disturbio de aprendizagem
author Cypriano, Roberto Jose
author_facet Cypriano, Roberto Jose
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goldenberg, Sérgio, 1944-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cypriano, Roberto Jose
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Distúrbios da aprendizagem nas crianças
Psicologia da aprendizagem
topic Aprendizagem
Distúrbios da aprendizagem nas crianças
Psicologia da aprendizagem
description Orientador: Sergio Goldenberg
publishDate 1982
dc.date.none.fl_str_mv 1982
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582690
CYPRIANO, Roberto Jose. Destino escolar de migrantes rurais: um estudo sobre mudança de ambiente, do meio rural para o meio urbano, como possivel fator de disturbio de aprendizagem. 1982. 177f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582690. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582690
identifier_str_mv CYPRIANO, Roberto Jose. Destino escolar de migrantes rurais: um estudo sobre mudança de ambiente, do meio rural para o meio urbano, como possivel fator de disturbio de aprendizagem. 1982. 177f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582690. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/93448
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
177f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1822248322862153728