Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iturrieta Leal, Maria Alejandra
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578485
Resumo: Orientador : Maria Laura Mayrink-Sabison
id UNICAMP-30_f69d10a8d6ec3601cc853553894a0ebe
oai_identifier_str oai::50572
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aulaDisturbios da aprendizagemCapacidade de aprendizagemOrientador : Maria Laura Mayrink-SabisonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Através de um estudo de caso, pretende-se esclarecer como vem sendo feita a avaliação das crianças na primeira série, como e quando os "erros" transformam-se, para as professoras, em sintomas ou indícios de algum problema de aprendizagem. Analisando a fala das professoras, os informes de repetência e ou que se observou em sala de aula, inferimos a concepção de alfabetização das professoras, descrevemos como identificam as dificuldades das crianças, na prática escolar, e como isto favorece o surgimento dos distúrbios de aprendizagem no processo de aquisição da escrita. A pesquisa foi realizada em três primeiras séries de três escolas, situadas em bairros periféricos da cidade de Vinã dei Mar, no Chile. Os dados são analisados considerando uma de alfabetização como um processo no qual a criança e o professor relacionam-se e interagem por meio da linguagem. É neste jogo que a criança vai construindo a linguagem escrita. Esta perspectiva da aquisição da escrita leva a pensar que os "erros" das crianças podem ser analisados como tentativas para entender a linguagem escrita e não necessariamente como sintomas de distúrbios de aprendizagem, levando-nos a pensar não em "problemas de aprendizagem" mas em "problemas de ensino", decorrentes de "problemas de formação dos professores"MestradoMetodologia do EnsinoMestre em Educação[s.n.]Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade, 1945-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASIturrieta Leal, Maria Alejandra19921991-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[121]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578485ITURRIETA LEAL, Maria Alejandra. Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita: reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula. 1992. [121]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578485. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/50572porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:05:37Zoai::50572Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:05:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula
title Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula
spellingShingle Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula
Iturrieta Leal, Maria Alejandra
Disturbios da aprendizagem
Capacidade de aprendizagem
title_short Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula
title_full Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula
title_fullStr Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula
title_full_unstemmed Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula
title_sort Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula
author Iturrieta Leal, Maria Alejandra
author_facet Iturrieta Leal, Maria Alejandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade, 1945-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Iturrieta Leal, Maria Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Disturbios da aprendizagem
Capacidade de aprendizagem
topic Disturbios da aprendizagem
Capacidade de aprendizagem
description Orientador : Maria Laura Mayrink-Sabison
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-11-11T00:00:00Z
1992
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578485
ITURRIETA LEAL, Maria Alejandra. Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita: reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula. 1992. [121]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578485. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ITURRIETA LEAL, Maria Alejandra. Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita: reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula. 1992. [121]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578485. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/50572
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[121]f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188738425683968