Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578485 |
Resumo: | Orientador : Maria Laura Mayrink-Sabison |
id |
UNICAMP-30_f69d10a8d6ec3601cc853553894a0ebe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::50572 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aulaDisturbios da aprendizagemCapacidade de aprendizagemOrientador : Maria Laura Mayrink-SabisonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Através de um estudo de caso, pretende-se esclarecer como vem sendo feita a avaliação das crianças na primeira série, como e quando os "erros" transformam-se, para as professoras, em sintomas ou indícios de algum problema de aprendizagem. Analisando a fala das professoras, os informes de repetência e ou que se observou em sala de aula, inferimos a concepção de alfabetização das professoras, descrevemos como identificam as dificuldades das crianças, na prática escolar, e como isto favorece o surgimento dos distúrbios de aprendizagem no processo de aquisição da escrita. A pesquisa foi realizada em três primeiras séries de três escolas, situadas em bairros periféricos da cidade de Vinã dei Mar, no Chile. Os dados são analisados considerando uma de alfabetização como um processo no qual a criança e o professor relacionam-se e interagem por meio da linguagem. É neste jogo que a criança vai construindo a linguagem escrita. Esta perspectiva da aquisição da escrita leva a pensar que os "erros" das crianças podem ser analisados como tentativas para entender a linguagem escrita e não necessariamente como sintomas de distúrbios de aprendizagem, levando-nos a pensar não em "problemas de aprendizagem" mas em "problemas de ensino", decorrentes de "problemas de formação dos professores"MestradoMetodologia do EnsinoMestre em Educação[s.n.]Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade, 1945-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASIturrieta Leal, Maria Alejandra19921991-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[121]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578485ITURRIETA LEAL, Maria Alejandra. Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita: reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula. 1992. [121]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578485. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/50572porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:05:37Zoai::50572Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:05:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula |
title |
Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula |
spellingShingle |
Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula Iturrieta Leal, Maria Alejandra Disturbios da aprendizagem Capacidade de aprendizagem |
title_short |
Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula |
title_full |
Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula |
title_fullStr |
Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula |
title_sort |
Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita : reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula |
author |
Iturrieta Leal, Maria Alejandra |
author_facet |
Iturrieta Leal, Maria Alejandra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade, 1945- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iturrieta Leal, Maria Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disturbios da aprendizagem Capacidade de aprendizagem |
topic |
Disturbios da aprendizagem Capacidade de aprendizagem |
description |
Orientador : Maria Laura Mayrink-Sabison |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991-11-11T00:00:00Z 1992 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578485 ITURRIETA LEAL, Maria Alejandra. Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita: reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula. 1992. [121]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578485. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) ITURRIETA LEAL, Maria Alejandra. Disturbios e dificuldades da aprendizagem na aquisição da escrita: reflexões sobre seu diagnostico na sala de aula. 1992. [121]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578485. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/50572 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf [121]f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188738425683968 |