Os sentidos de genero em aulas de educação fisica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606563 |
Resumo: | Orientador: Jocimar Daolio |
id |
UNICAMP-30_82ca9ee4516490b8ff2b9e8d4d395d50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::420264 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os sentidos de genero em aulas de educação fisicaThe gender mean in physical education classesGêneroEscolasEducação físicaCotidiano escolarGenderSchoolsPhysical educationEveryday schoolOrientador: Jocimar DaolioDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Esta pesquisa objetivou analisar os sentidos de gênero entre as crianças em uma escola estadual da cidade Campinas, SP. A pesquisa de campo foi realizada no ano de 2006 com quatro turmas do ciclo I da educação básica, sendo duas 1ª. séries e duas 2ª. séries, durante as aulas de educação física. A interpretação realizada permitiu concluir que as crianças, de maneira geral, quando estavam em atividades dirigidas esboçavam sentidos fronteiriços entre meninas e meninos. No entanto, quando estavam distantes das situações institucionalizadas, elas interagiam entre si, sem expressar tais fronteiras. Nesse sentido, pode-se questionar as separações entre meninas e meninos presentes na instituição escolar, pois as crianças, em momentos espontâneos, não revelavam tais diferenciações. Espera-se que estes estudos possam contribuir no dia-a-dia do trabalho escolar, visando superar as assimetrias de gênero que porventura se materializem em seus cotidianosAbstract: This work had as worry the meaning of gender among children at a school in Campinas town, a large city in São Paulo State. The research happened in 2006 and had as object: four basic educacion classrooms, two of first grade and two of second grade. The conclusion is, belong the possible interpretations, that when boys and girls had been participating in oriented activities, on the whole, they have demonstrating distant sensibility of genders. However, when they got out from institutionalized situations, their interactions expressed a sensibility less distant between boys and girls. From it, we can understand better the boys and girls separation inside of school institutions. We hope that this study will help to surpass the asymmetry of genders that there are in the school dailyMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação Física[s.n.]Daolio, Jocimar, 1958-Altmann, HelenaSouza, Érica Renata deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Simone Cecília, 1978-20082008-08-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf117p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606563FERNANDES, Simone Cecília. Os sentidos de genero em aulas de educação fisica. 2008. 117p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606563. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420264porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:06:37Zoai::420264Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:06:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sentidos de genero em aulas de educação fisica The gender mean in physical education classes |
title |
Os sentidos de genero em aulas de educação fisica |
spellingShingle |
Os sentidos de genero em aulas de educação fisica Fernandes, Simone Cecília, 1978- Gênero Escolas Educação física Cotidiano escolar Gender Schools Physical education Everyday school |
title_short |
Os sentidos de genero em aulas de educação fisica |
title_full |
Os sentidos de genero em aulas de educação fisica |
title_fullStr |
Os sentidos de genero em aulas de educação fisica |
title_full_unstemmed |
Os sentidos de genero em aulas de educação fisica |
title_sort |
Os sentidos de genero em aulas de educação fisica |
author |
Fernandes, Simone Cecília, 1978- |
author_facet |
Fernandes, Simone Cecília, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Daolio, Jocimar, 1958- Altmann, Helena Souza, Érica Renata de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Simone Cecília, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Escolas Educação física Cotidiano escolar Gender Schools Physical education Everyday school |
topic |
Gênero Escolas Educação física Cotidiano escolar Gender Schools Physical education Everyday school |
description |
Orientador: Jocimar Daolio |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-08-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606563 FERNANDES, Simone Cecília. Os sentidos de genero em aulas de educação fisica. 2008. 117p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606563. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) FERNANDES, Simone Cecília. Os sentidos de genero em aulas de educação fisica. 2008. 117p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606563. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 117p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188980088897536 |