Os sentidos de genero em aulas de educação fisica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Simone Cecília, 1978-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606563
Resumo: Orientador: Jocimar Daolio
id UNICAMP-30_82ca9ee4516490b8ff2b9e8d4d395d50
oai_identifier_str oai::420264
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Os sentidos de genero em aulas de educação fisicaThe gender mean in physical education classesGêneroEscolasEducação físicaCotidiano escolarGenderSchoolsPhysical educationEveryday schoolOrientador: Jocimar DaolioDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Esta pesquisa objetivou analisar os sentidos de gênero entre as crianças em uma escola estadual da cidade Campinas, SP. A pesquisa de campo foi realizada no ano de 2006 com quatro turmas do ciclo I da educação básica, sendo duas 1ª. séries e duas 2ª. séries, durante as aulas de educação física. A interpretação realizada permitiu concluir que as crianças, de maneira geral, quando estavam em atividades dirigidas esboçavam sentidos fronteiriços entre meninas e meninos. No entanto, quando estavam distantes das situações institucionalizadas, elas interagiam entre si, sem expressar tais fronteiras. Nesse sentido, pode-se questionar as separações entre meninas e meninos presentes na instituição escolar, pois as crianças, em momentos espontâneos, não revelavam tais diferenciações. Espera-se que estes estudos possam contribuir no dia-a-dia do trabalho escolar, visando superar as assimetrias de gênero que porventura se materializem em seus cotidianosAbstract: This work had as worry the meaning of gender among children at a school in Campinas town, a large city in São Paulo State. The research happened in 2006 and had as object: four basic educacion classrooms, two of first grade and two of second grade. The conclusion is, belong the possible interpretations, that when boys and girls had been participating in oriented activities, on the whole, they have demonstrating distant sensibility of genders. However, when they got out from institutionalized situations, their interactions expressed a sensibility less distant between boys and girls. From it, we can understand better the boys and girls separation inside of school institutions. We hope that this study will help to surpass the asymmetry of genders that there are in the school dailyMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação Física[s.n.]Daolio, Jocimar, 1958-Altmann, HelenaSouza, Érica Renata deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Simone Cecília, 1978-20082008-08-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf117p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606563FERNANDES, Simone Cecília. Os sentidos de genero em aulas de educação fisica. 2008. 117p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606563. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420264porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:06:37Zoai::420264Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:06:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sentidos de genero em aulas de educação fisica
The gender mean in physical education classes
title Os sentidos de genero em aulas de educação fisica
spellingShingle Os sentidos de genero em aulas de educação fisica
Fernandes, Simone Cecília, 1978-
Gênero
Escolas
Educação física
Cotidiano escolar
Gender
Schools
Physical education
Everyday school
title_short Os sentidos de genero em aulas de educação fisica
title_full Os sentidos de genero em aulas de educação fisica
title_fullStr Os sentidos de genero em aulas de educação fisica
title_full_unstemmed Os sentidos de genero em aulas de educação fisica
title_sort Os sentidos de genero em aulas de educação fisica
author Fernandes, Simone Cecília, 1978-
author_facet Fernandes, Simone Cecília, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daolio, Jocimar, 1958-
Altmann, Helena
Souza, Érica Renata de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Simone Cecília, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Escolas
Educação física
Cotidiano escolar
Gender
Schools
Physical education
Everyday school
topic Gênero
Escolas
Educação física
Cotidiano escolar
Gender
Schools
Physical education
Everyday school
description Orientador: Jocimar Daolio
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-08-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606563
FERNANDES, Simone Cecília. Os sentidos de genero em aulas de educação fisica. 2008. 117p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606563. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
FERNANDES, Simone Cecília. Os sentidos de genero em aulas de educação fisica. 2008. 117p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606563. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420264
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
117p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188980088897536