O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giesbrecht, Érica, 1976-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615932
Resumo: Orientadores: Lenita Waldige Mendes Nogueira, Rita de Cássia Lahoz Morelli
id UNICAMP-30_82f38974853487ebb82b66e21667dc1c
oai_identifier_str oai::806188
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicaisThe Black Memory : the embodiment of black memory of Campinas through performances of musical legaciesPerformance (Arte)Memória coletivaCultura popularMusica afro-brasileiraPerformance artCollective memoryPopular cultureAfro-brazilian musicOrientadores: Lenita Waldige Mendes Nogueira, Rita de Cássia Lahoz MorelliTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A crescente proliferação de grupos performáticos, que, através de manifestações culturais, divulgam "passados", convencionalmente chamados de "tradições culturais", tem rendido estudos e debates no campo da etnomusicologia em todo o mundo. Partindo da etnografia de grupos de cultura popular afro-brasileira sediados na cidade de Campinas - São Paulo, proponho uma reflexão sobre as dinâmicas que particularizam tal processo ali. No auge da economia cafeeira do Brasil no século XIX, a cidade foi um pólo produtivo, concentrando um grande contingente de escravizados a quem se atribui atualmente a criação de diversos estilos musicais. Entretanto os atores da conjuntura atual não descendem necessariamente daqueles escravizados, não pertencem a uma comunidade isolada ou a grupos familiares demarcados. Performando um legado musical atribuído àqueles escravos, esses grupos - dentre os quais acompanhei o Urucungos, Puítas e Quijêngues, a Casa de Cultura Nação Tainã, o Jongo Dito Ribeiro, e o grupo Maracatucá - nos colocam uma questão: por que grupos "não tradicionais" se interessam pelos chamados repertórios tradicionais, escolhendo, pesquisando e recriando suas performances? Sem eliminar outras possíveis respostas, defendo que as performances desses grupos engendram a intencional incorporação desse "passado negro" através de sua música, devolvendo aos corpos de seus participantes o controle sobre si mesmos. Usamos esta expressão, "passado negro", quando não queremos reconhecer acontecimentos de nosso passado que nos causam desconforto no tempo presente. Ambiguamente essa expressão também sintetiza tudo o que se relaciona à memória dos escravos da Campinas do século XIX. Renegado por uma cidade que ostenta um cenário urbano modernizado e essencialmente branco, esse passado aflora nos cabelos, nos tecidos, na cultura, na dança e na memória reconstruída de transeuntes negros que, por meio da performance, (re)enegrecem. Apropriar-se deste legado cultural através da performance significa remexer nas cinzas do esquecimento; é opor-se aos processos de exclusão do presente juntando-se a uma história e uma memória maior e desenterrando um passado trágico para que jamais seja esquecidoAbstract: The increasing propagation of cultural groups dedicated to the performance of the so called "cultural traditions", has yielded studies and debates in the field of ethnomusicology worldwide. From the ethnography of popular cultural groups based in Campinas - São Paulo, I propose a reflection on the dynamics that distinguish their processes. At the height of the Brazilian coffee economy in the nineteenth century, the city was a production center, gathering a large number of slaves to whom the creation of many musical styles is credited. Meanwhile the agents of the present groups do not necessarily descended from those slaves nor belong to any culturally isolated traditional community. Performing a musical legacy credited to those slaves, these groups - Urucungos, Puítas e Quijêngues, Casa de Cultura Tainã, Jongo Dito Ribeiro and Maracatucá - bring up a question: why would "nontraditional" groups be interested in the so-called traditional repertoires, selecting, researching and recreating their performances? Considering other possible answers, I argue that the performances of these groups engender the intentional incorporation of a "black memory" through their music, thus leading their participants to regain control over their bodies. We use this expression, "black memory", when we don't want to recognize past events that could embarrass us if disclosed. Ambiguously this term also encompasses everything that relates to the memory of the slaves from Campinas in the nineteenth century. Denied by an essentially white city that holds a modernized urban scenery, this memory flourishes from the hairs, clothes, culture, dance and memory of black citizens who redress the black skin through their performances. Empowered by this cultural legacy they revolve the ashes of oblivion, and oppose to the exclusion processes by joining a larger history and memory, thus disclosing a tragic past that shall never be forgottenDoutoradoFundamentos TeóricosDoutor em Música[s.n.]Nogueira, Lenita Waldige Mendes, 1956-Morelli, Rita de Cássia Lahoz, 1959-Reily, Suzel AnaLins, Elizabeth TravassosBorges, Fernanda CarlosCarrasco, Claudiney RodriguesUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGiesbrecht, Érica, 1976-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf422 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615932GIESBRECHT, Érica. O Passado Negro: a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais. 2011. 422 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615932. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/806188porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:21:32Zoai::806188Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:21:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais
The Black Memory : the embodiment of black memory of Campinas through performances of musical legacies
title O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais
spellingShingle O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais
Giesbrecht, Érica, 1976-
Performance (Arte)
Memória coletiva
Cultura popular
Musica afro-brasileira
Performance art
Collective memory
Popular culture
Afro-brazilian music
title_short O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais
title_full O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais
title_fullStr O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais
title_full_unstemmed O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais
title_sort O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais
author Giesbrecht, Érica, 1976-
author_facet Giesbrecht, Érica, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Lenita Waldige Mendes, 1956-
Morelli, Rita de Cássia Lahoz, 1959-
Reily, Suzel Ana
Lins, Elizabeth Travassos
Borges, Fernanda Carlos
Carrasco, Claudiney Rodrigues
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Giesbrecht, Érica, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Performance (Arte)
Memória coletiva
Cultura popular
Musica afro-brasileira
Performance art
Collective memory
Popular culture
Afro-brazilian music
topic Performance (Arte)
Memória coletiva
Cultura popular
Musica afro-brasileira
Performance art
Collective memory
Popular culture
Afro-brazilian music
description Orientadores: Lenita Waldige Mendes Nogueira, Rita de Cássia Lahoz Morelli
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615932
GIESBRECHT, Érica. O Passado Negro: a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais. 2011. 422 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615932. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615932
identifier_str_mv GIESBRECHT, Érica. O Passado Negro: a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais. 2011. 422 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615932. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/806188
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
422 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138486186409984