As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591646 |
Resumo: | Orientador : Evely Boruchovitch |
id |
UNICAMP-30_839cfce1fefb5ee283d322f302cfd51f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::227713 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamentalAprendizagemAtribuição de casualidadeMotivação (Psicologia)Orientador : Evely BoruchovitchDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Pesquisas demonstram que tanto as estratégias de aprendizagem quanto as atribuiçôes de causalidade desempenham um importante papel no rendimento escolar do estudante. Os objetivos deste estudo foram de investigar o uso de estratégias de aprendizagem e as atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar de alunos do ensino fundamental, suas relações com a idade e a série escolar, o gênero e a repetência, bem como pesquisar a relação entre o uso de estratégias de aprendizagem e as atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar dos participantes. Os dados foram coletados mediante uma entrevista individual estruturada. Resultados revelaram que tanto as estratégias de aprendizagem, quanto as atribuições de causalidade foram mais siginificativamente relacionadas à idade e à série escolar. Relações significativas também foram encontradas entre a menção de almmas estratépas de aprendizagem e as atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar dos participantes. Os dados são discutidos em termos da necessidade de se proporcionar aos estudantes um ensino mais efetivo, contemplando a instrução em estratégias de aprendizagem e atribuições de causalidade de modo a favorecer o desenvolvimento da motivação adequada e da auto-regulação da aprendizagemAbstract: Research has shown that learning strategies and causal attributions play an important role for student¿s academic achievement. The objectives of the study were to investigate the use of learning strategies and the causal attributions for school sucess and failure of elementary school students, their relationships with the age, school grade level and repetition, as well as to explore the relationships between the use of learning strategies and causal attributions for school success and failure of students. Data was collected by means of a structured individual interview. Results showed that both learning strategies and causal atributions were more significantly related to age and school pade level than were with the other predictor variables. Significant relationships were also found between the mention of some learning stratepes and certain causal attributions for school success and failure of students. Data was discussed in terms of about necessity to offer students a more effective teaching which contemplates instruction in learning strategies and promote causal attributions to foster the development of an adequate motivation and self-regulated learning in studentsMestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSchlieper, Mariana Della Mura Jannini20012001-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf140p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591646SCHLIEPER, Mariana Della Mura Jannini. As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental. 2001. 140p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591646. Acesso em: 27 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/227713porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T22:34:00Zoai::227713Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T22:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental |
title |
As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental |
spellingShingle |
As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental Schlieper, Mariana Della Mura Jannini Aprendizagem Atribuição de casualidade Motivação (Psicologia) |
title_short |
As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental |
title_full |
As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental |
title_sort |
As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental |
author |
Schlieper, Mariana Della Mura Jannini |
author_facet |
Schlieper, Mariana Della Mura Jannini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Boruchovitch, Evely, 1961- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schlieper, Mariana Della Mura Jannini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Atribuição de casualidade Motivação (Psicologia) |
topic |
Aprendizagem Atribuição de casualidade Motivação (Psicologia) |
description |
Orientador : Evely Boruchovitch |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001-12-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591646 SCHLIEPER, Mariana Della Mura Jannini. As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental. 2001. 140p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591646. Acesso em: 27 fev. 2025. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SCHLIEPER, Mariana Della Mura Jannini. As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental. 2001. 140p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591646. Acesso em: 27 fev. 2025. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/227713 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 140p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1825951578359595008 |