As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlieper, Mariana Della Mura Jannini
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591646
Resumo: Orientador : Evely Boruchovitch
id UNICAMP-30_839cfce1fefb5ee283d322f302cfd51f
oai_identifier_str oai::227713
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamentalAprendizagemAtribuição de casualidadeMotivação (Psicologia)Orientador : Evely BoruchovitchDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Pesquisas demonstram que tanto as estratégias de aprendizagem quanto as atribuiçôes de causalidade desempenham um importante papel no rendimento escolar do estudante. Os objetivos deste estudo foram de investigar o uso de estratégias de aprendizagem e as atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar de alunos do ensino fundamental, suas relações com a idade e a série escolar, o gênero e a repetência, bem como pesquisar a relação entre o uso de estratégias de aprendizagem e as atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar dos participantes. Os dados foram coletados mediante uma entrevista individual estruturada. Resultados revelaram que tanto as estratégias de aprendizagem, quanto as atribuições de causalidade foram mais siginificativamente relacionadas à idade e à série escolar. Relações significativas também foram encontradas entre a menção de almmas estratépas de aprendizagem e as atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar dos participantes. Os dados são discutidos em termos da necessidade de se proporcionar aos estudantes um ensino mais efetivo, contemplando a instrução em estratégias de aprendizagem e atribuições de causalidade de modo a favorecer o desenvolvimento da motivação adequada e da auto-regulação da aprendizagemAbstract: Research has shown that learning strategies and causal attributions play an important role for student¿s academic achievement. The objectives of the study were to investigate the use of learning strategies and the causal attributions for school sucess and failure of elementary school students, their relationships with the age, school grade level and repetition, as well as to explore the relationships between the use of learning strategies and causal attributions for school success and failure of students. Data was collected by means of a structured individual interview. Results showed that both learning strategies and causal atributions were more significantly related to age and school pade level than were with the other predictor variables. Significant relationships were also found between the mention of some learning stratepes and certain causal attributions for school success and failure of students. Data was discussed in terms of about necessity to offer students a more effective teaching which contemplates instruction in learning strategies and promote causal attributions to foster the development of an adequate motivation and self-regulated learning in studentsMestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSchlieper, Mariana Della Mura Jannini20012001-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf140p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591646SCHLIEPER, Mariana Della Mura Jannini. As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental. 2001. 140p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591646. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/227713porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T22:34:00Zoai::227713Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T22:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental
title As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental
spellingShingle As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental
Schlieper, Mariana Della Mura Jannini
Aprendizagem
Atribuição de casualidade
Motivação (Psicologia)
title_short As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental
title_full As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental
title_fullStr As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental
title_sort As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental
author Schlieper, Mariana Della Mura Jannini
author_facet Schlieper, Mariana Della Mura Jannini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boruchovitch, Evely, 1961-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Schlieper, Mariana Della Mura Jannini
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Atribuição de casualidade
Motivação (Psicologia)
topic Aprendizagem
Atribuição de casualidade
Motivação (Psicologia)
description Orientador : Evely Boruchovitch
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-12-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591646
SCHLIEPER, Mariana Della Mura Jannini. As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental. 2001. 140p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591646. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SCHLIEPER, Mariana Della Mura Jannini. As estrategias de aprendizagem e as atribuições de causalidade de alunos do ensino fundamental. 2001. 140p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591646. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/227713
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
140p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188864178257920