Ulysses e o monólogo interior : consequências e origens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peruchi, Camila Hespanhol, 1990-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7333
Resumo: Orientador: Fabio Akcelrud Durão
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spelling Ulysses e o monólogo interior : consequências e origensUlysses and the interior monologue : consequences and originsUlyssesFicçãoModernismo (Literatura)Ficção de fluxo de consciênciaConsciênciaUlyssesFictionModernism (Literature)Stream of consciousness fictionRepresentation of consciousnessOrientador: Fabio Akcelrud DurãoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Essa tese investiga a representação da consciência em Ulysses, de James Joyce. É ponto relativamente pacífico na crítica o argumento de que o romance pode ser dividido – além das três seções que correspondem à lógica da Odisseia – em duas partes que compreendem o desenvolvimento de um estilo inicial e sua posterior dissolução. Logo depois de alcançar um grau de verossimilhança psicológica até então inaudito na história da literatura, Ulysses recorre a uma experimentação estilística que expõe a falsidade da ilusão antropomórfica. A partir desse pressuposto de base, essa tese se propõe a 1) descrever o estilo inicial como um conjunto de técnicas narrativas legadas pela tradição e combinadas de uma maneira extremamente ágil, 2) vincular os efeitos dessa especificidade formal tanto a uma profunda estrutura de indeterminação do sentido, quanto a uma evolução do discurso indireto livre, 3) identificar as especificidades do monólogo interior do Ulysses, 4) traçar uma genealogia do monólogo interior na história da literatura, 5) descrever a dissolução do estilo inicial a partir da assunção de que ela significa um retrocesso técnico do ponto de vista da representação da consciência, o que implica o aparecimento de uma estrutura de auto-interpretação e comentário. Essa estrutura propicia tanto um novo meio de acesso a interioridade dos personagens, quanto uma abordagem por vezes paródica do conteúdo acumulado a partir do próprio estilo inicial do romance. A hipótese central a ser defendida é a de que a segunda parte do Ulysses faz com a primeira o que a primeira fez com a tradição: uma apropriação transgressoraAbstract: This dissertation investigates the representation of consciousness in James Joyce’s Ulysses. The argument that the novel can be divided – in addition to the three sections that correspond to the logic of the Odyssey – into two parts that encompass the development of an initial style and its subsequent dissolution is relatively undisputed in the novel’s critical reception. After reaching a degree of unprecedented psychological verisimilitude in the history of literature, Ulysses resorts to a stylistic experiment that occasionally exposes the falsity of anthropomorphic illusions. From this basic assumption, this dissertation proposes to 1) describe the initial style as a set of narrative techniques bequeathed by tradition and combined in an extremely agile way, 2) link the effects of this formal specificity both to a deep structure of indeterminacy of meaning and to an evolution of free indirect discourse, 3) identify the specificity of Ulysses's interior monologue, 4) trace a genealogy of the interior monologue, 5) describe the dissolution of the initial style from the assumption that it brings about a technical setback from the point of view of the representation of consciousness, which allows for the emergence of a structure of self-interpretation and commentary. This structure provides both a new means of accessing the characters' interiority and a frequent parodic approach of the content accumulated from the novel's own initial style. The central hypothesis is that the second part of Ulysses does with the first what the first had done with tradition: a transgressive appropriationDoutoradoTeoria e Crítica LiteráriaDoutora em Teoria e História LiteráriaCNPQ301455/2018-0[s.n.]Durão, Fábio Akcelrud, 1969-Galindo, Caetano WaldriguesCechinel, AndréAmaral, Vitor Alexim Alevato doFlory, Alexandre VilliborUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPeruchi, Camila Hespanhol, 1990-20222022-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (326 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7333PERUCHI, Camila Hespanhol. Ulysses e o monólogo interior: consequências e origens. 2022. 1 recurso online (326 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7333. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1259372porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-03T14:07:21Zoai::1259372Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-02-03T14:07:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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