Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Daniel de Brito
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611935
Resumo: Orientador: Jorge Sergio Perez Gallardo
id UNICAMP-30_841b2f955c934210044f9f97137f92b5
oai_identifier_str oai::767495
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da UnicampFormação empiricaEducação físicaVivênciasCorresponsabilidadeEmpirical trainingPhysical educationBody experiencesCo-responsabilityOrientador: Jorge Sergio Perez GallardoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: O propósito deste trabalho é discutir o valor de experiências empíricas na formação de professores de educação física, a saber, das experiências corporais no papel de educando e educador, tomando por base uma análise do atual currículo de graduação da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Estudantes participaram de situações para aprender a fazer e aprender a ensinar em nove disciplinas de graduação eletivas, sem pré-requisitos e não-obrigatórias, eminentemente direcionadas à prática corporal, com o conteúdo Ginástica de Trampolim. As disciplinas foram organizadas e oferecidas em nova interface, priorizando dois estágios distintos. O primeiro - destinado à vivência de conhecimentos - buscou dar subsídios ao estudante universitário para transmiti-los em aulas de educação física escolar. O segundo - destinado à prática - propôs aprofundamento técnico preparando o estudante para regência de atividades extraescolares e comunitárias da modalidade. O método de pesquisa utilizado foi estudo de caso intrínseco (Storytelling - Investigação narrativa), qualitativo do tipo etnográfico, proposto por Robert E. Stake. Tendo proporcionado um aumento de carga horária curricular sem impacto na duração final do curso, constatou-se que a interface curricular experimentada é uma alternativa possível para ampliar as experiências corporais dos estudantes. Estabeleceu uma matriz para formação empírica, a qual torna o ambiente profícuo para aprendizado e exercício de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que identificam a área da Educação Física. As experiências corporais, nesse contexto, revelam-se como condição valiosa para edificar uma consciência (sensível) sobre os usos expressivos do corpo. Frente à vastidão dos conteúdos da cultura corporal, é preciso que os futuros educadores conheçam o próprio corpo e os seus mecanismos expressivos antes de orientar a formação dos alunos.Abstract: The purpose of this paper is to discuss the value of empirical experience in training teachers of physical education, like the body experiences in the role of educator and learner, based on an analysis of the current undergraduate curriculum of Faculty of Physical Education, UNICAMP. Students participated in situations to learn how to teach and learn in nine optional subjects to graduate without prerequisites and non compulsory, relating to the practice with the contents Trampoline Acrobatics. The subjects were organized and offered in the new interface, prioritizing two distinct stages. The first - for the body experience - seeks to provide subsidies to college student to transmit them in physical education classes at school. The second - for the practice - proposes technical analysis preparing the student for conducting extra-curricular activities and community of the content. The research method used is qualitative - case study (Storytelling) proposed by Robert E. Stake. Having given an increased amount of hours without extend the curriculum end, it was found that the interface experienced is an alternative to enlarge the body experiences of students. It's established a training matrix to empirical, which makes the environment useful for learning and pursuit of knowledge, skills, values and attitudes that define the area of Physical Education. The body experiences, in this context have proven valuable as a condition to build awareness (sensitive) on the expressive uses of the body. Faced with the wilderness of the contents of body culture, it is necessary that future educators know their own bodies and their expressive mechanisms before guiding the development of students.MestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação Física[s.n.]Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-Neira, Marcos GarciaMontagner, Paulo CesarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMota, Daniel de Brito2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf62 f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611935MOTA, Daniel de Brito. Formação empírica na educação superior: um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp. 2010. 62 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611935. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/767495porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:51:34Zoai::767495Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:51:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp
title Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp
spellingShingle Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp
Mota, Daniel de Brito
Formação empirica
Educação física
Vivências
Corresponsabilidade
Empirical training
Physical education
Body experiences
Co-responsability
title_short Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp
title_full Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp
title_fullStr Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp
title_full_unstemmed Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp
title_sort Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp
author Mota, Daniel de Brito
author_facet Mota, Daniel de Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-
Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-
Neira, Marcos Garcia
Montagner, Paulo Cesar
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Daniel de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Formação empirica
Educação física
Vivências
Corresponsabilidade
Empirical training
Physical education
Body experiences
Co-responsability
topic Formação empirica
Educação física
Vivências
Corresponsabilidade
Empirical training
Physical education
Body experiences
Co-responsability
description Orientador: Jorge Sergio Perez Gallardo
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611935
MOTA, Daniel de Brito. Formação empírica na educação superior: um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp. 2010. 62 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611935. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611935
identifier_str_mv MOTA, Daniel de Brito. Formação empírica na educação superior: um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp. 2010. 62 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611935. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/767495
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
62 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189029819711488