Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611935 |
Resumo: | Orientador: Jorge Sergio Perez Gallardo |
id |
UNICAMP-30_841b2f955c934210044f9f97137f92b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::767495 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da UnicampFormação empiricaEducação físicaVivênciasCorresponsabilidadeEmpirical trainingPhysical educationBody experiencesCo-responsabilityOrientador: Jorge Sergio Perez GallardoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: O propósito deste trabalho é discutir o valor de experiências empíricas na formação de professores de educação física, a saber, das experiências corporais no papel de educando e educador, tomando por base uma análise do atual currículo de graduação da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Estudantes participaram de situações para aprender a fazer e aprender a ensinar em nove disciplinas de graduação eletivas, sem pré-requisitos e não-obrigatórias, eminentemente direcionadas à prática corporal, com o conteúdo Ginástica de Trampolim. As disciplinas foram organizadas e oferecidas em nova interface, priorizando dois estágios distintos. O primeiro - destinado à vivência de conhecimentos - buscou dar subsídios ao estudante universitário para transmiti-los em aulas de educação física escolar. O segundo - destinado à prática - propôs aprofundamento técnico preparando o estudante para regência de atividades extraescolares e comunitárias da modalidade. O método de pesquisa utilizado foi estudo de caso intrínseco (Storytelling - Investigação narrativa), qualitativo do tipo etnográfico, proposto por Robert E. Stake. Tendo proporcionado um aumento de carga horária curricular sem impacto na duração final do curso, constatou-se que a interface curricular experimentada é uma alternativa possível para ampliar as experiências corporais dos estudantes. Estabeleceu uma matriz para formação empírica, a qual torna o ambiente profícuo para aprendizado e exercício de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que identificam a área da Educação Física. As experiências corporais, nesse contexto, revelam-se como condição valiosa para edificar uma consciência (sensível) sobre os usos expressivos do corpo. Frente à vastidão dos conteúdos da cultura corporal, é preciso que os futuros educadores conheçam o próprio corpo e os seus mecanismos expressivos antes de orientar a formação dos alunos.Abstract: The purpose of this paper is to discuss the value of empirical experience in training teachers of physical education, like the body experiences in the role of educator and learner, based on an analysis of the current undergraduate curriculum of Faculty of Physical Education, UNICAMP. Students participated in situations to learn how to teach and learn in nine optional subjects to graduate without prerequisites and non compulsory, relating to the practice with the contents Trampoline Acrobatics. The subjects were organized and offered in the new interface, prioritizing two distinct stages. The first - for the body experience - seeks to provide subsidies to college student to transmit them in physical education classes at school. The second - for the practice - proposes technical analysis preparing the student for conducting extra-curricular activities and community of the content. The research method used is qualitative - case study (Storytelling) proposed by Robert E. Stake. Having given an increased amount of hours without extend the curriculum end, it was found that the interface experienced is an alternative to enlarge the body experiences of students. It's established a training matrix to empirical, which makes the environment useful for learning and pursuit of knowledge, skills, values and attitudes that define the area of Physical Education. The body experiences, in this context have proven valuable as a condition to build awareness (sensitive) on the expressive uses of the body. Faced with the wilderness of the contents of body culture, it is necessary that future educators know their own bodies and their expressive mechanisms before guiding the development of students.MestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação Física[s.n.]Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946-Neira, Marcos GarciaMontagner, Paulo CesarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMota, Daniel de Brito2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf62 f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611935MOTA, Daniel de Brito. Formação empírica na educação superior: um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp. 2010. 62 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611935. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/767495porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:51:34Zoai::767495Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:51:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp |
title |
Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp |
spellingShingle |
Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp Mota, Daniel de Brito Formação empirica Educação física Vivências Corresponsabilidade Empirical training Physical education Body experiences Co-responsability |
title_short |
Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp |
title_full |
Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp |
title_fullStr |
Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp |
title_full_unstemmed |
Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp |
title_sort |
Formação empírica na educação superior : um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp |
author |
Mota, Daniel de Brito |
author_facet |
Mota, Daniel de Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946- Pérez Gallardo, Jorge Sergio, 1946- Neira, Marcos Garcia Montagner, Paulo Cesar Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Daniel de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação empirica Educação física Vivências Corresponsabilidade Empirical training Physical education Body experiences Co-responsability |
topic |
Formação empirica Educação física Vivências Corresponsabilidade Empirical training Physical education Body experiences Co-responsability |
description |
Orientador: Jorge Sergio Perez Gallardo |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611935 MOTA, Daniel de Brito. Formação empírica na educação superior: um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp. 2010. 62 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611935. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611935 |
identifier_str_mv |
MOTA, Daniel de Brito. Formação empírica na educação superior: um estudo de caso na Faculdade de Educação Física da Unicamp. 2010. 62 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611935. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/767495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 62 f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189029819711488 |