Interpretação mediada & interfaces tecnologicas para percussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604541 |
Resumo: | Orientador: Jonatas Manzolli |
id |
UNICAMP-30_846004e4fbc76decd7370cf2b0a96c56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::397314 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interpretação mediada & interfaces tecnologicas para percussãoMediated interpretation & technological interfaces for percussionInterpretação mediada e interfaces tecnologicas para percussãoInteraçãoPercussão (Música)Improvisação (Música)Interfaces (Computador)InteractionPercussionImprovisation (Music)InterfaceOrientador: Jonatas ManzolliAcompanha 1 CD Multimidia (Anexo D)Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa estuda a postura do músico ao interpretar obras contemporâneas nas quais atua com seu instrumento, com dipositivos eletrônicos e processamento computacional ao vivo. Este cenário de pesquisa é denominado Interpretação Mediada. Para discorrer sobre este tema, a dissertação apresenta uma breve narrativa das origens da música eletroacústica, passa pela música mista e chega à interpretação de obras mediadas. Em seguida, são observados três aspectos relevantes: elementos de performance, dispositivos de captação e processamento e discute-se a conceituação de gesto interpretativo e cênico. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa utiliza-se de Oficinas de Interação onde, aos elementos da técnica dos instrumentos de percussão, é agregado o uso das interfaces estudadas. Como resultado é apresentado um conjunto de ensaios interpretativos para marimba e outros instrumentos; neles utilizam-se baquetas interativas, processamento através de captação por microfone e improvisação com multipercussão e dispositivos eletrônicos ao vivo. Como conclusão do trabalho, discute-se que, nos processos de interpretação mediada, deve haver uma busca por um equilíbrio interpretativo entre a técnica tradicional e a liberdade e espontaneidade proporcionadas por novas interfaces. O intérprete utiliza sua técnica instrumental de maneira ampla, potencializando aspectos da linguagem musical contemporânea, explorando novas sonoridades e adquirindo conhecimento e experiência sobre a utilização de dispositivos eletrônicos em performances interativasAbstract: This research studies the musician?s techniques when interpreting contemporary works in which he/she interacts with a musical instruments, live electronics and real-time computer processing. This study framework is called here as Mediated Interpretation. This dissertation presents this subject with a brief narrative on the origins of electroacoustic music, followed by mixed music and arriving to the interpretation of mediated works. Further, three relevant topics are described: elements of performance, sensing and processing devices and a discussion on concepts of interpretative and scenic gestures. This research makes use of Interaction Workshops, where a set of interfaces is studied along techniques of percussion instruments, as methodological procedure. As a result, interpretative sketches for marimba and other instruments are presented; interactive sticks, sound processing through microphone capitation and improvisation with multi-percussion and live electronics are tested. The dissertation?s conclusion points out that in processes of mediated interpretation, there should be a search for an interpretative balance between traditional techniques and freedom and spontaneity offered by new interfaces. The interpreter can apply his/her instrumental techniques in an broad sense, enhancing aspects of the contemporary musical language, exploring new sounds and acquiring knowledge and experience on the use of live electronics in interactive performancesMestradoMestre em Música[s.n.]Manzolli, Jônatas, 1961-Damiani, FurioFerraz, SilvioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTraldi, Cesar Adriano20072007-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf application/x-compressed mp4121 p. : il + + 1 CD.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604541TRALDI, Cesar Adriano. Interpretação mediada & interfaces tecnologicas para percussão. 2007. 121 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604541. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397314https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397314https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397314https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397314porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-25T14:23:02Zoai::397314Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-07-25T14:23:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interpretação mediada & interfaces tecnologicas para percussão Mediated interpretation & technological interfaces for percussion Interpretação mediada e interfaces tecnologicas para percussão |
title |
Interpretação mediada & interfaces tecnologicas para percussão |
spellingShingle |
Interpretação mediada & interfaces tecnologicas para percussão Traldi, Cesar Adriano Interação Percussão (Música) Improvisação (Música) Interfaces (Computador) Interaction Percussion Improvisation (Music) Interface |
title_short |
Interpretação mediada & interfaces tecnologicas para percussão |
title_full |
Interpretação mediada & interfaces tecnologicas para percussão |
title_fullStr |
Interpretação mediada & interfaces tecnologicas para percussão |
title_full_unstemmed |
Interpretação mediada & interfaces tecnologicas para percussão |
title_sort |
Interpretação mediada & interfaces tecnologicas para percussão |
author |
Traldi, Cesar Adriano |
author_facet |
Traldi, Cesar Adriano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Manzolli, Jônatas, 1961- Damiani, Furio Ferraz, Silvio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Traldi, Cesar Adriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação Percussão (Música) Improvisação (Música) Interfaces (Computador) Interaction Percussion Improvisation (Music) Interface |
topic |
Interação Percussão (Música) Improvisação (Música) Interfaces (Computador) Interaction Percussion Improvisation (Music) Interface |
description |
Orientador: Jonatas Manzolli |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-12-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604541 TRALDI, Cesar Adriano. Interpretação mediada & interfaces tecnologicas para percussão. 2007. 121 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604541. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604541 |
identifier_str_mv |
TRALDI, Cesar Adriano. Interpretação mediada & interfaces tecnologicas para percussão. 2007. 121 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604541. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397314 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397314 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397314 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/397314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-compressed mp4 121 p. : il + + 1 CD. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188961806974976 |