O dialogismo e a constituição de sujeitos na construção de um "projeto de dizer" de alunos trabalhadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Paulo Roberto, 1950-
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586403
Resumo: Orientador: Raquel Salek Fiad
id UNICAMP-30_84f0742b77211653485b43896e94a9ac
oai_identifier_str oai::133580
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O dialogismo e a constituição de sujeitos na construção de um "projeto de dizer" de alunos trabalhadoresLeituraEscritaIntertextualidadeOrientador: Raquel Salek FiadDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Assumindo a noção de sujeito como um ser sócio-histórico: nem o sujeito "fonte dos sentidos", "todo poderoso", nem o sujeito assujeitado, "inútil", mas um sujeito histórico que manipula com e sobre a linguagem e que, ao construir um discurso a partir de outro, imprime sua marca individual a um já-dito, o presente trabalho tem como objetivo investigar nos textos produzidos por alunos-trabalhadores de escola técnica, curso profissionalizante, período noturno, da rede pública de ensino: i) as marcas, estratégias e recursos expressivos manipulados por alunos-sujeitos em trabalho com a linguagem; ii) as marcas que apontem a dialogia com outros textos (intertextualidade) e com outros dizeres com que já tiveram contato (interdiscursividade). Meu olhar sobre os dados desta pesquisa é norteado por um modelo epistemológico abdutivo de investigação - o paradigma indiciário - para observar, nos textos, as singularidades que adquiriram relevância para os alunos no processo de construção do seu discurso. Dentro dessa perspectiva, tomo como referencial teórico os conceitos bakhtinianos de dialogia e polifonia; intertextualidade, interdiscursividade e heterogeneidade, junto à Análise do Discurso e, ainda, conceitos básicos tomados da Lingüística Textual. Pretendo, ainda, contribuir para as discussões em tomo da construção de uma prática que possibilite ao aluno construir o seu "projeto de dizer" que se traduza num 'poder dizer'; uma prática que considere, portanto, o aluno como agente social no trabalho social de construção de sentidos no processo da leitura e da construção de textos escritos, aluno-sujeito que constrói, sujeito que diz algo de si para si e para o outroAbstract: This research assumes subject as socio-historical being - different from the powerful subject or the "useless" one-just a historical being who operates on language, produces his own discourse by taking words from the "other", and is able to put his individual marks into the other's "saying" too. This work investigates: (i) the marks, strategies and expressive means operated by subjects at work with language; (ii) the marks which may point out dialogy with other texts (intertextuality) and with other "sayings" the students might have come across (interdiscoursivity) in texts produced by worker students of a technical public high school . Research data analysis is supported upon an epistemological abductive., investigation pattem intended to examine peculiarities which have acquired relevance for students in their process of constructing their own discourse. According to this point of view I take theoretical concepts of dialogy and polyphony (Bakhtin), intertextuality, interdiscoursivity and heterogeinity (Discourse Analysis) and some basic concepts from Textual Linguistics as well. I also intend to contribute for discussions about the construction of a pedagogical practice that may enable the students to construct their own "saying project" which is to be translated into a "power for saying"; this practice should consider students as social agents of their social task to construct meaningsin the process of reading and writingMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Fiad, Raquel Salek, 1948-Geraldi, João WanderleyKoch, Ingedore Grunfeld VillaçaMattos, Maria Augusta Bastos deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Paulo Roberto, 1950-19981998-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf157f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586403ALMEIDA, Paulo Roberto. O dialogismo e a constituição de sujeitos na construção de um "projeto de dizer" de alunos trabalhadores. 1998. 157f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586403. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/133580porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:49:06Zoai::133580Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:49:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O dialogismo e a constituição de sujeitos na construção de um "projeto de dizer" de alunos trabalhadores
title O dialogismo e a constituição de sujeitos na construção de um "projeto de dizer" de alunos trabalhadores
spellingShingle O dialogismo e a constituição de sujeitos na construção de um "projeto de dizer" de alunos trabalhadores
Almeida, Paulo Roberto, 1950-
Leitura
Escrita
Intertextualidade
title_short O dialogismo e a constituição de sujeitos na construção de um "projeto de dizer" de alunos trabalhadores
title_full O dialogismo e a constituição de sujeitos na construção de um "projeto de dizer" de alunos trabalhadores
title_fullStr O dialogismo e a constituição de sujeitos na construção de um "projeto de dizer" de alunos trabalhadores
title_full_unstemmed O dialogismo e a constituição de sujeitos na construção de um "projeto de dizer" de alunos trabalhadores
title_sort O dialogismo e a constituição de sujeitos na construção de um "projeto de dizer" de alunos trabalhadores
author Almeida, Paulo Roberto, 1950-
author_facet Almeida, Paulo Roberto, 1950-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiad, Raquel Salek, 1948-
Geraldi, João Wanderley
Koch, Ingedore Grunfeld Villaça
Mattos, Maria Augusta Bastos de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Paulo Roberto, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Intertextualidade
topic Leitura
Escrita
Intertextualidade
description Orientador: Raquel Salek Fiad
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-08-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586403
ALMEIDA, Paulo Roberto. O dialogismo e a constituição de sujeitos na construção de um "projeto de dizer" de alunos trabalhadores. 1998. 157f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586403. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ALMEIDA, Paulo Roberto. O dialogismo e a constituição de sujeitos na construção de um "projeto de dizer" de alunos trabalhadores. 1998. 157f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586403. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/133580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
157f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138335011110912