Analise da disciplina de educação fisica especial nas Institutições de Ensino Superior publicas do estado do Parana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Nilton Munhoz
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605067
Resumo: Orientador: Edison Duarte
id UNICAMP-30_84f0becc7965fe251f68099b212f891f
oai_identifier_str oai::401933
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Analise da disciplina de educação fisica especial nas Institutições de Ensino Superior publicas do estado do ParanaIt analyzes of disciplines special physical education in the Institutions of Superior Education you publish of the state of the ParanaEducação físicaEducação física para deficientesEducação especialEnsino superiorProfessores - FormaçãoPhysical educationHandicapped physical educationSpecial educationFormation - ProfessorsOrientador: Edison DuarteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Considerando que a Educação Física Especial (EFE) é uma disciplina relativamente nova na grade curricular dos cursos de graduação em Educação Física, vê-se a necessidade de estudos para identificar se a mesma tem um eixo condutor tanto teórico quanto pedagógico adequada a cada área de formação (licenciatura e bacharelado). Isto posto, o presente estudo teve como objetivo mostrar como a disciplina EFE vem sendo trabalhada nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no estado do Paraná nos cursos de graduação em Educação Física/Licenciatura, bem como, levantar o posicionamento dos acadêmicos dos cursos de Educação Física diante desta disciplina e apontar possíveis critérios a serem observados para elaboração e execução da disciplina EFE nos cursos de graduação em Educação Física/Licenciatura. O estudo se caracteriza como sendo descritivo, do tipo Survey, onde se utilizou a técnica Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004). Teve como participantes 11 professores que trabalham com a disciplina EFE em 8 IES públicas do Paraná e seus respectivos alunos, que totalizaram 463. Para Coleta de Dados, utilizou-se de um questionário próprio para os acadêmicos do curso de Educação Física e de uma entrevista semi-estruturada para os professores. Os resultados mostraram que: a maioria dos professores (10) utiliza em suas aulas os modelos médico e educacional, com ênfase no modelo médico, pois enfocam as categorias (classificação médica) para falar dos tipos de deficiência; todos os professores são favoráveis a inclusão dos PNEs no ensino regular com algumas restrições; e manifestaram preocupação quanto à capacitação do acadêmico frente as individualidades dos PNEs. Os acadêmicos, em sua maioria, consideram a disciplina importante para sua formação acadêmica, porém, apontam lacunas quanto à preparação para a inclusão escolar; julgam necessário a realização de atividades práticas e de estágios com os PNEs ao longo do ano; e vêm a área como uma opção de trabalho. Concluímos que o professor da disciplina EFE nos cursos de Educação Física com formação em licenciatura, deve, obrigatoriamente, dar ênfase no modelo educacional, destacando e mostrando para os acadêmicos que o PNE tem potencialidade e que evidenciar suas diferenças, dificuldades e seus 'defeitos¿ é um erro. A ênfase metodológica, deve assegurar aos acadêmicos, o preparo para atuarem com os PNEs na inclusão escolar, que ao nosso ver é o principal foco da disciplinaAbstract: Considering that Special Physical Education (SPE) is a relatively new discipline in the Physical Education graduation courses curriculum, there is a need for studies to identify if it has a theoretical or pedagogic leading connection, adequate to each area of formation (licentiate or bachelor degrees). As a result, the present study had the objective of showing how such subject has been employed in the public universities in the state of Paraná, in the Physical Education licentiate graduation courses, as well as, stimulating a Physical Education students position about this course of study and point out possible criterion to be observed for the elaboration and execution of that discipline in the Physical Education licentiate graduation courses. The study is characterized as descriptive where the technique of Content Analysis (BARDIN, 2004) was used. It had, as participants, 11 professors who work with the discipline in public higher education institutions in Paraná and their students, which totalized 463. For the data collection, a questionnaire was used for the Physical Education students and a semi-structured interview for the professors. The results showed that: Most of the professors (10) use the educational and medical models for their classes because they focus on the categories (medical classification) to talk about the types of deficiencies; All professors are favorable to the inclusion of the discipline SPE in the institution¿s curriculum, with some restrictions and demonstrated concerns about the capacitating of the academics, considering the individualities of the SPE Most of the students consider such discipline important for their academic formation, but point out some obscurity in the preparation for the school inclusion. They find necessary the realization of practical activities and internship related to SPE, along the year and also, see it as another professional option. We concluded that the SPE professor in the Licentiate Physical Education courses must give emphasis to the educational model highlighting and demonstrating to the scholars that SPE has lots of potential and that, to evidence its differences, difficulties and drawbacks is a mistake. The methodological emphasis must guarantee to the academics the preparation to actuate with the SPE in the curricular inclusion which is, in our point of view, the main focus of the disciplineDoutoradoAtividade Física, Adaptação e SaúdeDoutor em Educação Física[s.n.]Duarte, Edison, 1955-Pereira, Elisabete Monteiro de AguiarAlmeida, José Júlio Gavião deAlmeida, Maria AméliaNabeiro, MarliUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Nilton Munhoz20072007-08-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf201p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605067GOMES, Nilton Munhoz. Analise da disciplina de educação fisica especial nas Institutições de Ensino Superior publicas do estado do Parana. 2007. 201p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605067. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/401933porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:53:47Zoai::401933Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:53:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Analise da disciplina de educação fisica especial nas Institutições de Ensino Superior publicas do estado do Parana
It analyzes of disciplines special physical education in the Institutions of Superior Education you publish of the state of the Parana
title Analise da disciplina de educação fisica especial nas Institutições de Ensino Superior publicas do estado do Parana
spellingShingle Analise da disciplina de educação fisica especial nas Institutições de Ensino Superior publicas do estado do Parana
Gomes, Nilton Munhoz
Educação física
Educação física para deficientes
Educação especial
Ensino superior
Professores - Formação
Physical education
Handicapped physical education
Special education
Formation - Professors
title_short Analise da disciplina de educação fisica especial nas Institutições de Ensino Superior publicas do estado do Parana
title_full Analise da disciplina de educação fisica especial nas Institutições de Ensino Superior publicas do estado do Parana
title_fullStr Analise da disciplina de educação fisica especial nas Institutições de Ensino Superior publicas do estado do Parana
title_full_unstemmed Analise da disciplina de educação fisica especial nas Institutições de Ensino Superior publicas do estado do Parana
title_sort Analise da disciplina de educação fisica especial nas Institutições de Ensino Superior publicas do estado do Parana
author Gomes, Nilton Munhoz
author_facet Gomes, Nilton Munhoz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Edison, 1955-
Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar
Almeida, José Júlio Gavião de
Almeida, Maria Amélia
Nabeiro, Marli
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Nilton Munhoz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação física para deficientes
Educação especial
Ensino superior
Professores - Formação
Physical education
Handicapped physical education
Special education
Formation - Professors
topic Educação física
Educação física para deficientes
Educação especial
Ensino superior
Professores - Formação
Physical education
Handicapped physical education
Special education
Formation - Professors
description Orientador: Edison Duarte
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-08-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605067
GOMES, Nilton Munhoz. Analise da disciplina de educação fisica especial nas Institutições de Ensino Superior publicas do estado do Parana. 2007. 201p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605067. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GOMES, Nilton Munhoz. Analise da disciplina de educação fisica especial nas Institutições de Ensino Superior publicas do estado do Parana. 2007. 201p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605067. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/401933
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
201p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188966937657344