A orientadora pedagógica, a atuação e a formação docente : um encontro com Alice e o Pequeno Príncipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Patricia Regina Infanger, 1975-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614107
Resumo: Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão
id UNICAMP-30_850946e7d3f0334d24d3f15de587db3d
oai_identifier_str oai::783565
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A orientadora pedagógica, a atuação e a formação docente : um encontro com Alice e o Pequeno PríncipeThe pedagogical advisor, the performance and the teacher education : a meeting between Alice and the Little PrinceOrientação pedagógicaProfessores - FormaçãoTrabalho coletivoConselho de classeNarrativasPedagogical advisingTeacher educationCollective workBoard counselingNarrativesOrientador: Ana Maria Falcão de AragãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação discute a temática da formação de professores com o foco voltado para o trabalho desenvolvido pela orientadora pedagógica. Segundo a literatura atual, a orientadora pedagógica é a profissional que tem no desenvolvimento de suas funções a tarefa de contribuir para a formação continuada dos professores numa perspectiva de formação centrada na escola. O objetivo principal desta pesquisa é conhecer as estratégias utilizadas pela orientadora pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino de Campinas para o desenvolvimento da formação dos professores. As reuniões semanais de Trabalho Docente Coletivo e as reuniões trimestrais de Conselho de Classe são consideradas momentos privilegiados de formação docente. Nelas são possibilitados encontros com professores e gestores para planejamento, implementação e avaliação do projeto pedagógico da escola e também do trabalho desenvolvido em sala de aula diretamente com os alunos. Esses momentos foram selecionados para a produção dos dados que foram capturados pela gravação e transcrição dos encontros ocorridos ao longo do ano letivo de 2008 e do primeiro semestre de 2009. Por meio da revisitação das reuniões ocorridas, foram selecionados enunciados dos professores de 1º a 5º anos e da orientadora pedagógica, considerados indícios e pistas, à luz do paradigma indiciário, que auxiliassem na resposta para a pergunta que orienta esta pesquisa: quais são as estratégias utilizadas pela orientadora pedagógica para promover a formação centrada na escola? A análise dos dados produzidos indicia e fortalece a compreensão de que o trabalho da orientadora pedagógica pode ser formativo quando as estratégias desenvolvidas são voltadas para a vivência de experiências coletivas e compartilhadas com o outro. Alice e Pequeno Príncipe são convidados a compor uma narrativa que entrelaça a sustentação teórica da pesquisa, o encanto e a sedução da literatura, bem como a riqueza da experiência vivida deflagrados no processo de formação dos professores e também da orientadora pedagógica.Abstract: This essay discusses the topic of teacher education focusing on work developed by the pedagogical advisor. According to current literature the pedagogical advisor is the Professional whose job is to contribute to the continuous teacher education under a school-centered perspective. The main object of this research is to get to know the strategies used by the pedagogical advisor of a public school in Campinas, aiming at teacher education. The weekly Collective Teachers' meetings and Classroom Council meetings are considered special moments in terms of teacher education. At such meetings it is possible to put together teachers and managers in order to plan, implement and evaluate the school's pedagogical Project and the projects which are developed in class with the students. These moments were selected in order to produce data which were captured though recording and transcription of meetings held between 2008 and the first semester of 2009. Through revisiting such meetings, some statements from 1st to 5th grade teachers and the pedagogical advisor which were considered clues according to the Indiciary Paradigma were selected. These statements would be able to help answer the question that directs this research: what are the strategies used by the pedagogical advisor to promote the school-centered teacher education? The analysis of the data indicates and strengthens the understanding that the role of the pedagogical advisor can be formative when the developed strategies are turned to having collective and shared experiences. Alice and the Little Prince are invited to make a narrative which integrates the theoretical support of the research, the enchantment and seduction of literature and the richness of the experience trigged in the teacher education process and also, in the pedagogical advisor's.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-Placco, Vera Maria Nigro de SouzaCunha, Renata Cristina Oliveira BarricheloUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Patricia Regina Infanger, 1975-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf202 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614107CAMPOS, Patricia Regina Infanger. A orientadora pedagógica, a atuação e a formação docente: um encontro com Alice e o Pequeno Príncipe. 2010. 202 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614107. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/783565porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:08:32Zoai::783565Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:08:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A orientadora pedagógica, a atuação e a formação docente : um encontro com Alice e o Pequeno Príncipe
The pedagogical advisor, the performance and the teacher education : a meeting between Alice and the Little Prince
title A orientadora pedagógica, a atuação e a formação docente : um encontro com Alice e o Pequeno Príncipe
spellingShingle A orientadora pedagógica, a atuação e a formação docente : um encontro com Alice e o Pequeno Príncipe
Campos, Patricia Regina Infanger, 1975-
Orientação pedagógica
Professores - Formação
Trabalho coletivo
Conselho de classe
Narrativas
Pedagogical advising
Teacher education
Collective work
Board counseling
Narratives
title_short A orientadora pedagógica, a atuação e a formação docente : um encontro com Alice e o Pequeno Príncipe
title_full A orientadora pedagógica, a atuação e a formação docente : um encontro com Alice e o Pequeno Príncipe
title_fullStr A orientadora pedagógica, a atuação e a formação docente : um encontro com Alice e o Pequeno Príncipe
title_full_unstemmed A orientadora pedagógica, a atuação e a formação docente : um encontro com Alice e o Pequeno Príncipe
title_sort A orientadora pedagógica, a atuação e a formação docente : um encontro com Alice e o Pequeno Príncipe
author Campos, Patricia Regina Infanger, 1975-
author_facet Campos, Patricia Regina Infanger, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-
Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Patricia Regina Infanger, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação pedagógica
Professores - Formação
Trabalho coletivo
Conselho de classe
Narrativas
Pedagogical advising
Teacher education
Collective work
Board counseling
Narratives
topic Orientação pedagógica
Professores - Formação
Trabalho coletivo
Conselho de classe
Narrativas
Pedagogical advising
Teacher education
Collective work
Board counseling
Narratives
description Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614107
CAMPOS, Patricia Regina Infanger. A orientadora pedagógica, a atuação e a formação docente: um encontro com Alice e o Pequeno Príncipe. 2010. 202 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614107. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614107
identifier_str_mv CAMPOS, Patricia Regina Infanger. A orientadora pedagógica, a atuação e a formação docente: um encontro com Alice e o Pequeno Príncipe. 2010. 202 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614107. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/783565
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
202 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138478179483648