Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Patricia Regina Infanger, 1975-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634980
Resumo: Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão
id UNICAMP-30_be05c2e357fc033a061d4c24f419f982
oai_identifier_str oai::1062952
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docentePedagogical advising and meetings of the class council : notes to enchant teacher trainingCoordenação pedagógicaConselho de classeProfessores - FormaçãoPedagogical advisingClass councilTeacher trainingOrientador: Ana Maria Falcão de AragãoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A formação docente é discutida nesta Tese por meio da atuação da coordenadora pedagógica na organização das reuniões de Conselho de Classe. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa sobre a própria prática da coordenadora, na qual se assume o cotidiano escolar como fonte de investigação e produção de conhecimento, numa perspectiva de indissociabilidade entre teoria e prática. Tem como objetivo principal conhecer e apontar os indícios de formação docente presentes nas reuniões de Conselho de Classe. Inicialmente, são lidas Teses, Dissertações e Artigos que abordam tais reuniões, cuja análise revela, com destaque, seu caráter burocrático no cotidiano escolar. Também são produzidos materiais empíricos em duas dimensões. A primeira é composta pela narrativa da coordenadora/pesquisadora sobre a forma como organiza as reuniões de Conselho de Classe e por audiogravações das reuniões de Conselho de Classe de 1º a 5º anos, ocorridas no segundo semestre de 2015, numa escola da rede municipal de ensino de Campinas, com a participação das professoras polivalentes e especialistas. A segunda dimensão aborda materiais constituídos por meio de Curso de Difusão Científica, totalizando 20 horas, oferecido a coordenadoras pedagógicas, com a intenção de discutir a atuação dessas profissionais e as possíveis relações com as reuniões de Conselho de Classe. Fazem parte desses materiais as audiogravações dos encontros, os apontamentos organizados em Caderno Coletivo de Registro e narrativas individuais das participantes. À luz do Paradigma Indiciário, os materiais empíricos foram minuciosamente analisados e evidenciaram os seguintes indícios formativos das reuniões de Conselho de Classe: incômodo; disponibilidade de tempo e continuidade das ações; pesquisa e aprendizagem com o próprio trabalho; trabalho coletivo e parceria; corresponsabilização pelas ações e autoria do trabalho; intencionalidade e clareza das ações; indissociabilidade entre teoria e prática; reflexão sobre o trabalho. Esses indícios também podem ser encarados como condições necessárias para a organização das reuniões de Conselho de Classe com caráter formativo. A pesquisa destaca a importância da centralidade das reuniões de Conselho de Classe na organização escolar e a necessidade da clareza de princípios que embasam a atuação formativa da coordenadora pedagógica. Apresenta, ainda, possibilidades de atuação da coordenadora pedagógica voltadas para a formação docente no cotidiano escolar com destaque para as reuniões de Conselho de ClasseAbstract: This thesis discusses the teacher training through the participation of the pedagogical advisor in the organization of the meetings of the Class Council. It is a research about the practice itself that assumes the daily school life as a source of research and production of knowledge, from the perspective of inseparability between theory and practice. Its primary objective is to know and point out signs of teacher training present in the meetings of the Class Council. Initially, thesis, essays, and articles that address such meetings are analyzed. The analysis of this material points to the prominence of the bureaucratic character with which they occur in the daily school life. Empirical materials are also produced in two dimensions. The first one is composed by the advisor/researcher's narrative on how to organize Class Council meetings and audio-tape of 1st to 5th grade Class Council meetings, held in the second half of 2015, at a school of the municipal network of Campinas, with the participation of multi-purpose teachers and specialists. The second dimension deals with materials constituted through a Scientific Dissemination Course, totaling 20 hours, offered to pedagogical advisors with the intention of discussing the work of this professional and the possible relations with the meetings of the Class Council. Included in these materials is the recording of the meetings, the writings organized in the Collective Handbook of Records and the individual narratives of the participants. In the light of the Indiciary Paradigm, the empirical materials were thoroughly analyzed and indicated the following pieces of evidence of the formative dimension of the Class Council meetings: annoyance; availability of time and continuity of actions; research and learning with their own work; collective work and partnership; co-responsibility for the actions and authorship of the work; intentionality, clarity of actions; inseparability between theory and practice; reflection on the work. These clues can also be seen as necessary conditions for organizing Class Council meetings with a formative character. The research highlights the importance of the centrality of the Class Council meetings in the school organization and the need for clarity of principles that underlie the educational agency by the pedagogical coordinator. It presents possibilities of action of the pedagogical advisor focused on the teacher training in the school routine, with emphasis on the meetings of the Class CouncilDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-Placco, Vera Maria Nigro de SouzaCunha, Renata Cristina Oliveira BarricheloPrado, Guilherme do Val ToledoNasciutti, Fabiana Marques BarbosaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Patricia Regina Infanger, 1975-20182018-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (296 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634980CAMPOS, Patricia Regina Infanger. Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe: notas para (en)cantar a formação docente. 2018. 1 recurso online (296 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634980. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062952Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-23T17:06:32Zoai::1062952Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-01-23T17:06:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docente
Pedagogical advising and meetings of the class council : notes to enchant teacher training
title Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docente
spellingShingle Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docente
Campos, Patricia Regina Infanger, 1975-
Coordenação pedagógica
Conselho de classe
Professores - Formação
Pedagogical advising
Class council
Teacher training
title_short Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docente
title_full Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docente
title_fullStr Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docente
title_full_unstemmed Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docente
title_sort Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe : notas para (en)cantar a formação docente
author Campos, Patricia Regina Infanger, 1975-
author_facet Campos, Patricia Regina Infanger, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-
Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo
Prado, Guilherme do Val Toledo
Nasciutti, Fabiana Marques Barbosa
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Patricia Regina Infanger, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação pedagógica
Conselho de classe
Professores - Formação
Pedagogical advising
Class council
Teacher training
topic Coordenação pedagógica
Conselho de classe
Professores - Formação
Pedagogical advising
Class council
Teacher training
description Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-09-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634980
CAMPOS, Patricia Regina Infanger. Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe: notas para (en)cantar a formação docente. 2018. 1 recurso online (296 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634980. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634980
identifier_str_mv CAMPOS, Patricia Regina Infanger. Coordenação pedagógica e reuniões de conselho de classe: notas para (en)cantar a formação docente. 2018. 1 recurso online (296 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634980. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062952
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (296 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138531860283392