Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em letras (Ingles)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kleber Aparecido da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600412
Resumo: Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
id UNICAMP-30_86e9c66fa7d07957e75846b4a46c69b6
oai_identifier_str oai::345641
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em letras (Ingles)Beliefs and clustering of beliefs of teachers of english in educationLinguística aplicadaCrenças sobre a aprendizagemLingua estrangeira - Formação de professoresLingua - Estudo e ensinoProfessores e alunosApplied linguisticsBeliefsEnglish language - Teacher's educationLanguage - Study and teachingTeachers and studentsOrientador: Jose Carlos Paes de Almeida FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Conhecer as crenças e os aglomerados de crenças dos futuros professores de LE (Inglês) não somente possibilita ao professor formador e aos demais professores do curso de Letras ampliar a sua consciência sobre os conhecimentos implícitos que seus alunos trazem acerca do processo de ensino e aprendizagem, como também pode influenciá-los a alterar suas práticas e auxiliar os agentes co-adjuvantes no complexo processo de ensinar/aprender uma LE (Inglês). Para responder as perguntas: ¿Que crenças e aglomerados de crenças são trazidos pelos potenciais professores de inglês ao programa de formação inicial desenvolvido numa universidade pública e quais são as possíveis origens dessas crenças ou desses aglomerados de crenças? Em que medida essas crenças e esses aglomerados de crenças trazidos pelo futuro professor de inglês influenciam a sua prática pedagógica pré-serviço?¿, conduziu-se uma pesquisa qualitativa-interpretativista (Brown, 1988; Nunan, 1992; Moita Lopes, 1994; Erickson et al., 1996), de natureza etnográfica (Erickson, 1986; Bogdan e Biklen, 1998), com alunos ingressantes num curso de Letras de uma Universidade Pública, localizado numa cidade de porte médio, do interior paulista. Os objetivos deste estudo são: (a) levantar as crenças e os aglomerados de crenças e as possíveis origens entre os sujeitos que constituíram o universo de nossa pesquisa; (b) evidenciar se as crenças e os aglomerados de crenças influenciam a prática pedagógica deste futuro professor; (c) observar se há coerência entre o dizer e o fazer dos sujeitos que participaram da pesquisa. O referencial teórico é constituído de estudos sobre essas questões realizados em Lingüística Aplicada que tiveram como foco em suas investigações os professores de LE (inglês) em formação, além de percepções, concepções e crenças dos mesmos em relação ao ensino/aprendizagem de línguas e a sua maneira de lidar com o processo de aprendizagem propriamente dito (Breen e Candlin, 1980; Wenden, 1986; Carmagnani, 1993; Viana, 1993; Gimenez, 1994; Barcelos, 1995; André, 1997; Reis, 1998; Carvalho, 2000; Silva, I., 2000; Silva, L., 2001; Silva, S., 2001; Nicolaides e Fernandes, 2002; dentre outros). Os resultados nos mostram que os alunos ingressam o curso de Letras com inúmeras crenças e aglomerados de crenças, e que estes, por sua vez, influenciam expressivamente a prática pedagógica deste futuro professorAbstract: It is extremely important to investigate the beliefs and clustering of beliefs of teachers of English in Education, since it enables both the teacher educator and other professors of the Course of Letras to broaden their awareness about the implicit knowledge that their students have concerning the process of teaching and learning English as a foreign language, as well as help them change their practice. The research questions of this studies are the following: ¿What beliefs and clustering of beliefs are brought to the program of initial formation developed in a public university by future teachers of English and what are their possible origins?¿ and ¿To what extent such beliefs and clustering of beliefs influence the pre-service teachers¿ practice?¿ . In order to answer them, interpretative-qualitative research was carried out (Erickson, 1986; Brown, 1988; Nunan, 1992; Moita Lopes, 1994; Erickson et al., 1996 Bogdan & Biklen, 1998). The research involved initial students of a course of Letters in a public university located in an average size city in the interior of the state of São Paulo. The objectives of this study are: (a) to elicit the beliefs and clustering of beliefs of the participants as well as their possible origins; (b) to investigate if the belies and clustering of beliefs influence the future teachers¿ practice; (c) observe if there is coherence between what the teachers say and what they do in class. The theoretical reference is based on studies about such topics in Applied Linguistics (Breen e Candlin, 1980; Wenden, 1986; Carmagnani, 1993; Viana, 1993; Gimenez, 1994; Barcelos, 1995; André, 1997; Reis, 1998; Carvalho, 2000; Silva, I., 2000; Silva, L., 2001; Silva, S., 2001; Nicolaides & Fernandes, 2002; and so on). Briefly we concluded that the students have certain beliefs and clustering of beliefs which influence their practiceMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Barcelos, Ana Maria FerreiraDoi, Elza TaekoSilva, Sergio Raimundo Elias daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Kleber Aparecido da20052005-03-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf243p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600412SILVA, Kleber Aparecido da. Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em letras (Ingles). 2005. 243p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600412. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/345641porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:14:50Zoai::345641Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:14:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em letras (Ingles)
Beliefs and clustering of beliefs of teachers of english in education
title Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em letras (Ingles)
spellingShingle Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em letras (Ingles)
Silva, Kleber Aparecido da
Linguística aplicada
Crenças sobre a aprendizagem
Lingua estrangeira - Formação de professores
Lingua - Estudo e ensino
Professores e alunos
Applied linguistics
Beliefs
English language - Teacher's education
Language - Study and teaching
Teachers and students
title_short Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em letras (Ingles)
title_full Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em letras (Ingles)
title_fullStr Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em letras (Ingles)
title_full_unstemmed Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em letras (Ingles)
title_sort Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em letras (Ingles)
author Silva, Kleber Aparecido da
author_facet Silva, Kleber Aparecido da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Barcelos, Ana Maria Ferreira
Doi, Elza Taeko
Silva, Sergio Raimundo Elias da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kleber Aparecido da
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
Crenças sobre a aprendizagem
Lingua estrangeira - Formação de professores
Lingua - Estudo e ensino
Professores e alunos
Applied linguistics
Beliefs
English language - Teacher's education
Language - Study and teaching
Teachers and students
topic Linguística aplicada
Crenças sobre a aprendizagem
Lingua estrangeira - Formação de professores
Lingua - Estudo e ensino
Professores e alunos
Applied linguistics
Beliefs
English language - Teacher's education
Language - Study and teaching
Teachers and students
description Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-03-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600412
SILVA, Kleber Aparecido da. Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em letras (Ingles). 2005. 243p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600412. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SILVA, Kleber Aparecido da. Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em letras (Ingles). 2005. 243p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600412. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/345641
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
243p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188926279122944