Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais no âmbito da planificação de figuras geométricas espaciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Débora Mares, 1994-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3731
Resumo: Orientador: Carlos Miguel da Silva Ribeiro
id UNICAMP-30_87ad5a29942a1893bbadc6506a7256e5
oai_identifier_str oai::1239731
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais no âmbito da planificação de figuras geométricas espaciaisSpecialized knowledge of future teachers of kindergarten and elementary education in the planning of spatial geometric figuresEducação infantilFormação de professoresGeometriaModelo do conhecimento especializado do professor de matemáticaChild educationTeacher trainingGeometryMathematics teacher's specialized knowledge modelOrientador: Carlos Miguel da Silva RibeiroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A geometria há anos vem sendo considerada uma das áreas problemáticas para o ensino e aprendizagem. Quando foca em aspectos que aborda a desconstrução dimensional, diversas dificuldades são apontadas, principalmente, quanto à visualização, reconhecimento de figuras e planificação. Sabe-se que o conhecimento do professor é elemento norteador de toda e qualquer prática docente, sendo imprescindível que se desenvolva este conhecimento de forma especializada nos diversos âmbitos de formação. Nesse sentido, busca-se resposta para a seguinte questão de pesquisa: Que conhecimento especializado é revelado por futuros professores da Educação Infantil e Anos Iniciais sobre planificação de figuras geométricas espaciais? E, para responder a esta questão, elencamos as seguintes subquestões: Que conhecimento matemático especializado é revelado por futuros professores da Educação Infantil e Anos Iniciais sobre planificação? Que conhecimento especializado revelam futuros professores da Educação Infantil e Anos Iniciais sobre estratégias e recursos para o ensino de planificação? Que conhecimento especializado revelam futuros professores da Educação Infantil e Anos Iniciais sobre as possíveis dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem do tópico planificação? Entendendo a importância da mobilização do conhecimento especializado do professor para o ensino, principalmente para identificar e compreender dificuldades de aprendizagem demonstradas pelos alunos, utilizou-se como referencial teórico e método de análise o Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge (MTSK) por permitir discutir e compreender o conhecimento do professor em sua especificidade. Tal pesquisa foi desenvolvida com uma turma do 6.º período do curso de licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública do estado de São Paulo. Para a coleta de informações, foi dinamizada uma Tarefa para a Formação que foi desenhada para oportunizar discussões no âmbito do conhecimento dos futuros professores no tópico de planificação de modo a obter informações sobre o conteúdo desse conhecimento e também desenvolver o conhecimento especializado acerca deste tópico. A análise das produções referentes à tarefa foi realizada tendo como subsídio o MTSK. Os futuros professores revelaram conhecer a planificação como um tipo de representação bidimensional, evidenciando conhecer suas representações prototípicas. Revelaram também conhecer que a representação e manipulação mental de uma figura são possíveis dificuldades que alunos poderiam apresentar ao resolver a tarefa e conhecem que o ensino sobre planificação na Educação infantil e Anos iniciais se faz necessário com o auxílio de objetos físicos para uma melhor compreensãoAbstract: Geometry has been considered one of the problematic areas for teaching and learning for years, when it focuses on aspects that address dimensional deconstruction, several difficulties are pointed out, mainly regarding visualization, recognition of figures, planning of spatial geometric figures. It is known that the teacher's knowledge is a guiding element of any and all teaching practice, being essential to develop this knowledge in a specialized way in the several areas of training. In this sense, we seek to answer the following research question: What specialized knowledge is revealed by future teachers of Kindergarten and Elementary Education in the planning of spatial geometric figures? And, to answer this question, we listed the following sub-questions: What specialized mathematical knowledge is revealed by future teachers of Kindergarten and Elementary Education about planning of geometric figures? What specialized knowledge reveals future teachers of Kindergarten and Elementary Education on strategies and resources for planning of geometric figures teaching? What specialized knowledge reveals future teachers of Kindergarten and Elementary Education on the possible difficulties of students in the learning process of the planning of geometric figures topic? Understanding the importance of mobilizing the teacher's specialized knowledge for teaching, mainly to identify and understand learning difficulties demonstrated by students, the Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge (MTSK) was used as a theoretical framework and method of analysis as it allows for discussion and understand the teacher's knowledge in its specificity. Such research was developed with a group of the 6th period of a bachelor’s degree in Education at a public university in the state of São Paulo. For the collection of information, a Training Task was dynamized, which was designed to provide opportunities for discussions within the scope of knowledge of future teachers on the planning of geometric figures’ subject, in order to obtain information on the content of this knowledge, but also to develop knowledge specialized about this topic. The analysis of the productions related to the task was carried out using the MTSK as subsidy. Future teachers revealed that they knew about planning as a type of two-dimensional representation, showing that they knew their prototypical representations. They also demonstrated to know that the representation and mental manipulation of a figure might be possible difficulties that students could present when solving the task and they were aware that teaching about planning of geometric figures in early childhood education and elementary school is necessary with the help of physical objects for a better understandingMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCNPQ0[s.n.]Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-Moretti, Mericles ThadeuNeves, Regina da Silva PinaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMeireles, Débora Mares, 1994-20212021-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (96 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3731MEIRELES, Débora Mares. Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais no âmbito da planificação de figuras geométricas espaciais. 2021. 1 recurso online (96 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3731. Acesso em: 28 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239731Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-05T14:32:41Zoai::1239731Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-05T14:32:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais no âmbito da planificação de figuras geométricas espaciais
Specialized knowledge of future teachers of kindergarten and elementary education in the planning of spatial geometric figures
title Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais no âmbito da planificação de figuras geométricas espaciais
spellingShingle Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais no âmbito da planificação de figuras geométricas espaciais
Meireles, Débora Mares, 1994-
Educação infantil
Formação de professores
Geometria
Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática
Child education
Teacher training
Geometry
Mathematics teacher's specialized knowledge model
title_short Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais no âmbito da planificação de figuras geométricas espaciais
title_full Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais no âmbito da planificação de figuras geométricas espaciais
title_fullStr Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais no âmbito da planificação de figuras geométricas espaciais
title_full_unstemmed Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais no âmbito da planificação de figuras geométricas espaciais
title_sort Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais no âmbito da planificação de figuras geométricas espaciais
author Meireles, Débora Mares, 1994-
author_facet Meireles, Débora Mares, 1994-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
Moretti, Mericles Thadeu
Neves, Regina da Silva Pina
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Meireles, Débora Mares, 1994-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Formação de professores
Geometria
Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática
Child education
Teacher training
Geometry
Mathematics teacher's specialized knowledge model
topic Educação infantil
Formação de professores
Geometria
Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática
Child education
Teacher training
Geometry
Mathematics teacher's specialized knowledge model
description Orientador: Carlos Miguel da Silva Ribeiro
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-09-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/3731
MEIRELES, Débora Mares. Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais no âmbito da planificação de figuras geométricas espaciais. 2021. 1 recurso online (96 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3731. Acesso em: 28 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/3731
identifier_str_mv MEIRELES, Débora Mares. Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais no âmbito da planificação de figuras geométricas espaciais. 2021. 1 recurso online (96 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3731. Acesso em: 28 fev. 2025.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1239731
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (96 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1825951837842309120