Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Gilmara Teixeira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Behar, Patrícia Alejandra, Passerino, Liliana Maria, Batista, Silvia Cristina Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29334
Resumo: Na Matemática, os applets, em geral, permitem investigar, levantar e testar conjecturas e, assim, construir conhecimentos. Neste artigo destaca-se a importância da elaboração/modificação de applets, em ambientes de Geometria Dinâmica, desde a formação inicial de professores de Matemática. Em sentido mais amplo, defende-se que a formação inicial destes professores deve contemplar disciplinas relacionadas ao uso pedagógico das tecnologias digitais. Para tanto, relatam-se ações promovidas na disciplina Educação Matemática e Tecnologias (EMTs) e descreve-se o processo de elaboração/modificação de applets no GeoGebra (ambiente de Geometria Dinâmica). Finalizando, analisam-se dados de uma pesquisa qualitativa realizada com alunos da disciplina EMTs. A referida análise sinalizou que o uso e a elaboração/modificação de applets são importantes para a aprendizagem matemática.
id UFRGS-2_c859c60569cd28b643324f8d20f7bac7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29334
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barcelos, Gilmara TeixeiraBehar, Patrícia AlejandraPasserino, Liliana MariaBatista, Silvia Cristina Freitas2011-06-02T06:00:47Z20091679-1916http://hdl.handle.net/10183/29334000763179Na Matemática, os applets, em geral, permitem investigar, levantar e testar conjecturas e, assim, construir conhecimentos. Neste artigo destaca-se a importância da elaboração/modificação de applets, em ambientes de Geometria Dinâmica, desde a formação inicial de professores de Matemática. Em sentido mais amplo, defende-se que a formação inicial destes professores deve contemplar disciplinas relacionadas ao uso pedagógico das tecnologias digitais. Para tanto, relatam-se ações promovidas na disciplina Educação Matemática e Tecnologias (EMTs) e descreve-se o processo de elaboração/modificação de applets no GeoGebra (ambiente de Geometria Dinâmica). Finalizando, analisam-se dados de uma pesquisa qualitativa realizada com alunos da disciplina EMTs. A referida análise sinalizou que o uso e a elaboração/modificação de applets são importantes para a aprendizagem matemática.Applets, in Mathematics learning, allow the user to investigate, make and test conjectures, which results in knowledge construction. This article emphasizes the importance of elaborating and modifying applets in Dynamic Geometry environments by Mathematics teachers. In a broader sense, it is argued that the initial teacher education should include disciplines related to the pedagogical use of digital technologies. In this context, we report the actions promoted in the discipline “Mathematics Education and Technology” and describe the process of elaborating/modifying the GeoGebra applets (Dynamic Geometry environment). Finally, we analyze data from a qualitative research conducted with students of the discipline “Mathematics Education and Technology”. This analysis indicated that the use and elaborating/modifying of applets are important for learning Mathematics.9application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 11 f.ProfessorFormaçãoGeometriaDynamic geometryAppletMathematics teacher educationApplets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemáticaApplets in dynamic geometry environments: actions for mathematics teacher eduaction info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000763179.pdf000763179.pdfTexto completoapplication/pdf166174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29334/1/000763179.pdfdfadef5ea89c641bf659bf2b7a265722MD51TEXT000763179.pdf.txt000763179.pdf.txtExtracted Texttext/plain36194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29334/2/000763179.pdf.txt7934b904bf1957fdbc7b5aa192a3803bMD52THUMBNAIL000763179.pdf.jpg000763179.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29334/3/000763179.pdf.jpg2ad2d032d0f106a73a1e740c980a85d7MD5310183/293342019-11-09 04:50:03.77327oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29334Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:50:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Applets in dynamic geometry environments: actions for mathematics teacher eduaction
title Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática
spellingShingle Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática
Barcelos, Gilmara Teixeira
Professor
Formação
Geometria
Dynamic geometry
Applet
Mathematics teacher education
title_short Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática
title_full Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática
title_fullStr Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática
title_full_unstemmed Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática
title_sort Applets em ambientes de geometria dinâmica : ações para a formação de professores de matemática
author Barcelos, Gilmara Teixeira
author_facet Barcelos, Gilmara Teixeira
Behar, Patrícia Alejandra
Passerino, Liliana Maria
Batista, Silvia Cristina Freitas
author_role author
author2 Behar, Patrícia Alejandra
Passerino, Liliana Maria
Batista, Silvia Cristina Freitas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Gilmara Teixeira
Behar, Patrícia Alejandra
Passerino, Liliana Maria
Batista, Silvia Cristina Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Geometria
topic Professor
Formação
Geometria
Dynamic geometry
Applet
Mathematics teacher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Dynamic geometry
Applet
Mathematics teacher education
description Na Matemática, os applets, em geral, permitem investigar, levantar e testar conjecturas e, assim, construir conhecimentos. Neste artigo destaca-se a importância da elaboração/modificação de applets, em ambientes de Geometria Dinâmica, desde a formação inicial de professores de Matemática. Em sentido mais amplo, defende-se que a formação inicial destes professores deve contemplar disciplinas relacionadas ao uso pedagógico das tecnologias digitais. Para tanto, relatam-se ações promovidas na disciplina Educação Matemática e Tecnologias (EMTs) e descreve-se o processo de elaboração/modificação de applets no GeoGebra (ambiente de Geometria Dinâmica). Finalizando, analisam-se dados de uma pesquisa qualitativa realizada com alunos da disciplina EMTs. A referida análise sinalizou que o uso e a elaboração/modificação de applets são importantes para a aprendizagem matemática.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-02T06:00:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29334
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000763179
identifier_str_mv 1679-1916
000763179
url http://hdl.handle.net/10183/29334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 7, n.3 (dez. 2009), 11 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29334/1/000763179.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29334/2/000763179.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29334/3/000763179.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dfadef5ea89c641bf659bf2b7a265722
7934b904bf1957fdbc7b5aa192a3803b
2ad2d032d0f106a73a1e740c980a85d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224727047438336