Educação fisica no ensino fundamental : uma experiencia com base na educação fisica plural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murat, Claudio Pereira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605540
Resumo: Orientador: Jocimar Daolio
id UNICAMP-30_881e8bba8aac0ccffae47dfc268704cb
oai_identifier_str oai::408452
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação fisica no ensino fundamental : uma experiencia com base na educação fisica pluralPhysical education in middle school : an experience with basis on plural physical educationEducação física escolarPrática pedagógicaFormação de professoresScholar physical educationPedagogical practiceContinued formationOrientador: Jocimar DaolioDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Este estudo tem como temática a Educação Física escolar no ensino fundamental, desenvolvida na perspectiva da cultura corporal e teve como sustentação teórica os pressupostos da Educação Física Plural, defendida por Jocimar Daolio e amparada nas Ciências Humanas, especificamente na Antropologia Social. O objeto de investigação é o denominado Projeto Plurianual. Este projeto foi realizado numa escola pública, com quatro classes de quintas séries, e acompanhadas até a oitava série, final do ciclo do Ensino Fundamental. O trabalho está estruturado em três partes: no primeiro capítulo, o relato da minha trajetória na escola pública, as vivências no interior do ambiente escolar, a questão da formação contínua e das dificuldades que o ensino público impõe por meio de políticas educacionais que dificultam o acesso do professor à capacitação e atualização profissional. O segundo capítulo traz como tema o trabalho desenvolvido na escola, fazendo a reflexão da minha vivência no ambiente escolar, o percurso da organização e desenvolvimento do Projeto Plurianual, o entendimento inicial dos pressupostos da Educação Física Plural às situações de práticas pedagógicas, metodológicas e vivência com os alunos e, a trajetória da formação continuada que me levou ao interesse de pesquisar a própria prática. O terceiro capítulo, no primeiro momento, trata dos pressupostos da Educação Física Plural nas limitações do entendimento inicial à vivência acadêmica. O curso de Mestrado mostrou-me a extensão da fundamentação teórica e os princípios da Educação Física escolar defendida por Jocimar Daolio. O segundo momento procura aproximar os conceitos teóricos da Educação e da Educação Física, na perspectiva da Antropologia Social e, também, aponta a importância da cultura na educação escolarizada e a necessidade de desenvolver esse conhecimento com os alunos, propósito defendido pelos pressupostos da Educação Física Plural. Nas Considerações Finais, são destacados os estudos, as ações e as dificuldades enfrentadas para a realização deste trabalho. Além disso, apresenta as possibilidades de contribuição da Educação Física Plural, verificadas por meio desse estudoAbstract: This study¿s theme is the Physical Education in Middle School, developed in the perspective of corporal culture. Its theoretical sustentation is based on the presupposed of the Plural Physical Education, defended by Jocimar Daolio, and it is supported on the Human Sciences, specifically on Social Anthropology. The inquiry object is denominated Plural Annual Project, realized in a public school, starting with four fifth grade classrooms until their conclusion of Middle School, on the eighth grade. The work is structured in three parts. In the first chapter, the report of my trajectory on public school, the life experiences inside the school environment, the issue of the continued formation and difficulties that the public teaching instruction imposes through the educational politics that difficulties the access for the teacher to the qualification and to the professional update. The second chapter¿s theme is the work developed in school environment, the way the organization and the development of the Plural Annual Project was going to, the initial understanding of the presupposed of Plural Physical Education to the situations of pedagogical and methodological practices, the life experience with the students and the trajectory of the continued formation that made me interested to research the own practice. The third chapter, at first, is about the presupposed of the Plural Physical Education, from the limitation of the first understanding to the academic life experience. The Masters Degree showed me the extension of the theoretical basis and of the School Physical Education¿s objectives, defended by Jocimar Daolio; at second, the importance to bring the theoretical concepts of the Education and of the Physical Education closer, with the perspective of Social Anthropology and also pointing out the importance of the culture on school education, and the need to amplify this knowledge with the students, intention defended by the presupposed of the Plural Physical Education. In the Final Considerations we can detach the studies, actions and difficulties contemplated to realize this work, they point, also, the possibilities of contribution of the Plural Physical Education, verified by this studyMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação Física[s.n.]Daolio, Jocimar, 1958-Ayoub, ElianaRangel, Conceição AndradeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMurat, Claudio Pereira20072007-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605540MURAT, Claudio Pereira. Educação fisica no ensino fundamental: uma experiencia com base na educação fisica plural. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605540. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/408452porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:58:13Zoai::408452Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:58:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação fisica no ensino fundamental : uma experiencia com base na educação fisica plural
Physical education in middle school : an experience with basis on plural physical education
title Educação fisica no ensino fundamental : uma experiencia com base na educação fisica plural
spellingShingle Educação fisica no ensino fundamental : uma experiencia com base na educação fisica plural
Murat, Claudio Pereira
Educação física escolar
Prática pedagógica
Formação de professores
Scholar physical education
Pedagogical practice
Continued formation
title_short Educação fisica no ensino fundamental : uma experiencia com base na educação fisica plural
title_full Educação fisica no ensino fundamental : uma experiencia com base na educação fisica plural
title_fullStr Educação fisica no ensino fundamental : uma experiencia com base na educação fisica plural
title_full_unstemmed Educação fisica no ensino fundamental : uma experiencia com base na educação fisica plural
title_sort Educação fisica no ensino fundamental : uma experiencia com base na educação fisica plural
author Murat, Claudio Pereira
author_facet Murat, Claudio Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daolio, Jocimar, 1958-
Ayoub, Eliana
Rangel, Conceição Andrade
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Murat, Claudio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Prática pedagógica
Formação de professores
Scholar physical education
Pedagogical practice
Continued formation
topic Educação física escolar
Prática pedagógica
Formação de professores
Scholar physical education
Pedagogical practice
Continued formation
description Orientador: Jocimar Daolio
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605540
MURAT, Claudio Pereira. Educação fisica no ensino fundamental: uma experiencia com base na educação fisica plural. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605540. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MURAT, Claudio Pereira. Educação fisica no ensino fundamental: uma experiencia com base na educação fisica plural. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605540. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/408452
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188971139301376