Políticas públicas da educação de surdos no século XXI : análise de documentos federais, estaduais e municipais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637021 |
Resumo: | Orientador: Lilian Cristine Ribeiro Nascimento |
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Políticas públicas da educação de surdos no século XXI : análise de documentos federais, estaduais e municipaisPublic policies of the deaf education in the 21st century : analysis of federal, state and municipal documentsSurdezSurdos - EducaçãoEducação bilínguePolíticas públicasDeafnessDeaf - EducationBilingual educationPublic policiesOrientador: Lilian Cristine Ribeiro NascimentoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar como os documentos oficiais norteadores das políticas públicas voltadas aos surdos na esfera da Educação Básica no século XXI - especificamente de 2002 a 2018 - apresentam a surdez, como delineiam e constroem modelos e práticas de ensino voltadas aos surdos. Essa investigação é fundamental na compreensão das políticas educacionais voltadas as minorias linguísticas no Brasil. Para tanto, foi realizado um levantamento dos documentos mencionados no âmbito da legislação federal e, de acordo com recorte adotado, das normativas da esfera estadual (Estado de São Paulo) e municipal (Campinas), além de notas técnicas e relatórios dos representantes das comunidades surdas. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou como ferramenta de análise uma abordagem foucaultiana, além de autores que compõem ou dialogam com os Estudos Surdos, considerando a surdez através do viés da diferença e da singularidade linguística. Como resultado, observou-se que a comunidade surda conquistou leis e decretos que garantem uma educação bilíngue. Entretanto, não há consenso em relação ao bilinguismo e tampouco em relação à educação bilíngue, o que resulta em políticas e práticas de ensino que não contemplam os anseios dos surdos enquanto minoria linguísticaAbstract: The objective of this research is to discuss how the guiding official documents of public policy in the sphere of basic education, geared to the deaf in the twenty-first century - specifically from 2002 to 2018 - have deafness as outline/build models and teaching practices aimed at the deaf. Therefore, a survey of the documents mentioned in the scope of federal legislation was carried out and, according to the adopted cut, of the regulations of the state sphere (State of São Paulo) and municipal (Campinas), besides technical notes and reports of the representatives of the communities deaf. The qualitative background research, uses as an analysis tool a Foucaultian approach, as well as authors who compose and dialogue with Deaf Studies, considering deafness through the bias of difference and linguistic singularity. As a result, it was noted that the deaf community has conquered laws and decrees that guarantee bilingual education. However, there is no consensus regarding bilingualism and much less bilingual education, which results in policies and teaching practices that do not meet the desires of the deaf as a linguistic and cultural minorityMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro, 1966-Nogueira, Aryane SantosMartins, Vanessa Regina de OliveiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Elaine Andrade Peres, 1984-20192019-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (145 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637021FERNANDES, Elaine Andrade Peres. Políticas públicas da educação de surdos no século XXI: análise de documentos federais, estaduais e municipais. 2019. 1 recurso online (145 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637021. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1092440Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-12T11:27:29Zoai::1092440Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-09-12T11:27:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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