A orquestra sinfônica do cinema norte-americano : o exemplo de Bernard Hermann = The orchestra of the north american cinema: the example of Bernard of Hermann
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620131 |
Resumo: | Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco |
id |
UNICAMP-30_8b0d4a3261fd1081e480b4a99d4ef8ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::905988 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A orquestra sinfônica do cinema norte-americano : o exemplo de Bernard Hermann = The orchestra of the north american cinema: the example of Bernard of HermannThe orchestra of the north american cinema : the example of Bernard of HermannHerrmann, Bernard, 1911-1975Instrumentação e orquestraçãoMusica de cinemaTrilha sonoraInstrumentation and orchestrationFilm musicMusical trackOrientador: Claudiney Rodrigues CarrascoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa teve por finalidade demonstrar o processo pelo qual caminhou a linguagem da orquestração até sua chegada à trilha musical cinematográfica e, posteriormente, trazer à tona os processos adquiridos na música de cinema tendo a obra de Bernard Herrmann como exemplo. Ao observar a produção musical da primeira década do cinema norte americano, é possível perceber que a orquestração sinfônica do cinema é um dos frutos diretos do desenvolvimento da instrumentação e orquestração de concerto como linguagem. Para demonstrar este processo, estruturou-se uma análise cronológica das obras de compositores ligados ao contexto de produção germânico, considerado mais próximo em sua relação com a prática assumida pela música do cinema. Em um segundo momento, apresenta-se uma análise semelhante dos compositores que precedem Bernard Herrmann, considerados pilares de formação da linguagem musical no cinema. A terceira fase, por sua vez, trata da obra de Herrmann como um todo e analisa as peças compostas para Vertigo (1958) e Psycho (1960), ambas as produções dirigidas pelo cineasta Alfred HitchcockAbstract: This research has the aim of demonstrate the process on which the language of orchestration pervaded up to its arrival at film music composition and after, bring upon the processes acquired by film music using Bernard Herrmann's work as an example. On observing the musical production of the first decade of the north american cinema, it is possible to infer that the symphonic orchestration of cinema is one of the direct results of the concert music orchestration. To demonstrate this process, an cronological analysis of the works of the german composers was structured, considering this the closer model of cinema production. In advance, an equal analyses is made with the works of the cinema composers who preceeded Herrmann, considered references to the formation of the language. The third fase deals with Herrmann's work directly and analyses two of his works: Vertigo (1958) and Psycho (1960)MestradoFundamentos TeóricosMestre em Música[s.n.]Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964-Mancini, Orlando Marcos MartinsHashimoto, Fernando Augusto de AlmeidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTapia, Daniel, 1986-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf153 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620131TAPIA, Daniel. A orquestra sinfônica do cinema norte-americano: o exemplo de Bernard Hermann = The orchestra of the north american cinema: the example of Bernard of Hermann. 2012. 153 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620131. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/905988porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:58:02Zoai::905988Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:58:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A orquestra sinfônica do cinema norte-americano : o exemplo de Bernard Hermann = The orchestra of the north american cinema: the example of Bernard of Hermann The orchestra of the north american cinema : the example of Bernard of Hermann |
title |
A orquestra sinfônica do cinema norte-americano : o exemplo de Bernard Hermann = The orchestra of the north american cinema: the example of Bernard of Hermann |
spellingShingle |
A orquestra sinfônica do cinema norte-americano : o exemplo de Bernard Hermann = The orchestra of the north american cinema: the example of Bernard of Hermann Tapia, Daniel, 1986- Herrmann, Bernard, 1911-1975 Instrumentação e orquestração Musica de cinema Trilha sonora Instrumentation and orchestration Film music Musical track |
title_short |
A orquestra sinfônica do cinema norte-americano : o exemplo de Bernard Hermann = The orchestra of the north american cinema: the example of Bernard of Hermann |
title_full |
A orquestra sinfônica do cinema norte-americano : o exemplo de Bernard Hermann = The orchestra of the north american cinema: the example of Bernard of Hermann |
title_fullStr |
A orquestra sinfônica do cinema norte-americano : o exemplo de Bernard Hermann = The orchestra of the north american cinema: the example of Bernard of Hermann |
title_full_unstemmed |
A orquestra sinfônica do cinema norte-americano : o exemplo de Bernard Hermann = The orchestra of the north american cinema: the example of Bernard of Hermann |
title_sort |
A orquestra sinfônica do cinema norte-americano : o exemplo de Bernard Hermann = The orchestra of the north american cinema: the example of Bernard of Hermann |
author |
Tapia, Daniel, 1986- |
author_facet |
Tapia, Daniel, 1986- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carrasco, Claudiney Rodrigues, 1964- Mancini, Orlando Marcos Martins Hashimoto, Fernando Augusto de Almeida Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tapia, Daniel, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Herrmann, Bernard, 1911-1975 Instrumentação e orquestração Musica de cinema Trilha sonora Instrumentation and orchestration Film music Musical track |
topic |
Herrmann, Bernard, 1911-1975 Instrumentação e orquestração Musica de cinema Trilha sonora Instrumentation and orchestration Film music Musical track |
description |
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620131 TAPIA, Daniel. A orquestra sinfônica do cinema norte-americano: o exemplo de Bernard Hermann = The orchestra of the north american cinema: the example of Bernard of Hermann. 2012. 153 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620131. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620131 |
identifier_str_mv |
TAPIA, Daniel. A orquestra sinfônica do cinema norte-americano: o exemplo de Bernard Hermann = The orchestra of the north american cinema: the example of Bernard of Hermann. 2012. 153 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620131. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/905988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 153 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189096768143360 |