Ensino de música na escola : uma reflexão sobre a elaboração do currículo de música na educação básica de Itupeva/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Freires Oliveira, 1982-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3016
Resumo: Orientador: Adriana do Nascimento Araujo Mendes
id UNICAMP-30_8b22ca538ad21ce8bfa71b773a36847a
oai_identifier_str oai::1236799
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ensino de música na escola : uma reflexão sobre a elaboração do currículo de música na educação básica de Itupeva/SPMusic teaching at school : a reflection on the elaboration of the music curriculum in basic education in Itupeva/SPMúsica na escolaEducação musicalEducação básicaEducação - CurrículosSchool musicMusical educationBasic educationEducation - ResumesOrientador: Adriana do Nascimento Araujo MendesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho é fruto do anseio da pesquisadora, que também é professora de música no município de Itupeva/SP, em refletir sobre a importância de um currículo de música pré-estabelecido para a formação integral e contínua do aluno, bem como para nortear as ações do professor. Também busca investigar o processo de elaboração da primeira proposta curricular desenvolvida no município em 2019 com a participação dos professores de música, bem como trazer algumas reflexões sobre as teorias de currículo alinhadas ao que se entende por "currículo". Esta pesquisa utilizou o método de estudo de caso em uma abordagem qualitativa, com trabalho de campo e também utilizou dados quantitativos. Através de formulário de pesquisa virtual, 12 dos 18 professores de música convidados responderam à pesquisa contribuindo, assim, para o resultado desta dissertação. Estima-se que a presente pesquisa contribua para o melhor desenvolvimento das aulas de música no município de Itupeva/SP, visto que os professores poderão se aportar de conhecimentos sobre a elaboração do currículo de música e refletir sobre suas práticas a partir das informações disponibilizadas. A pesquisa trouxe maior clareza sobre o papel da música como disciplina no município de Itupeva e os seus desdobramentos até resultar na primeira Proposta Curricular de música. Também apontou necessidade de novas pesquisas mais direcionadas à visão da Secretaria Municipal de Educação em relação ao que busca atingir através desta disciplina na construção social dos indivíduos e, consequentemente, do município. Através da pesquisa pôde-se perceber a necessidade de maior alinhamento e coesão da Secretaria Municipal de Educação com os professores especialistas e a necessidade de revisitar a Proposta curricular finalizada. Detectou-se também a necessidade de maior investimento material e ampliação da capacitação de professores para uma melhor valorização da Música dentro da realidade escolar do município. Contudo, é inegável a grande acessibilidade que o município proporcionou à Educação Musical brasileira, ofertando a Música como disciplinaAbstract: This academic work is the result of its researcher's aspiration - who is also a Music teacher in the town of Itupeva/SP - to reflect on the importance of a pre-established music curriculum for the full and continuous education of the student, as well as to guide the teacher's actions. It also pursues investigating the construction process of the first curricular proposal developed in Itupeva in 2019 with the participation of the music teachers, as well as to raise some reflections on the curriculum theories related to what is understood by "curriculum". This research was based on the case study method in a qualitative approach, with field work and also included quantitative data. Through the online research form, 12 of the 18 invited music teachers responded to the questionnaire, contributing this way to the outcome of this discussion. It's presumed that the present research will contribute to the better development of the music classrooms in the town of Itupeva/SP, given that the teachers will be able to bring in knowledge about the music curriculum elaboration and then reflect on their practices based on the information provided. The research has brought greater clarity on the role of music as a discipline in the town of Itupeva and its unfoldings until it results in the first Music Curricular Proposal. It also pointed out to the need of new researches towards the vision of the Municipal Department of Education related to what it seeks to achieve through this discipline in the individuals social construction and, consequently, that of the town. Through this research, it was possible to realize the need for greater alignment and cohesion between the Municipal Department of Education and the specialist teachers as well as the need to revisit the completed Curriculum Proposal. It was also detected the need for greater material investment and expansion of the training of teachers for a better appreciation of Music within the municipal school reality. Nevertheless, it's undeniable the great accessibility that the county has provided to the Brazilian Musical Education by offering Music as a disciplineMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestra em Música[s.n.]Mendes, Adriana do Nascimento Araujo, 1965-Fernandes, Iveta Maria Borges ÁvilaNassif, Silvia CordeiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Juliana Freires Oliveira, 1982-20212021-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (139 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3016SILVA, Juliana Freires Oliveira. Ensino de música na escola: uma reflexão sobre a elaboração do currículo de música na educação básica de Itupeva/SP. 2021. 1 recurso online (139 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3016. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236799Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-04T17:56:48Zoai::1236799Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-03-04T17:56:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de música na escola : uma reflexão sobre a elaboração do currículo de música na educação básica de Itupeva/SP
Music teaching at school : a reflection on the elaboration of the music curriculum in basic education in Itupeva/SP
title Ensino de música na escola : uma reflexão sobre a elaboração do currículo de música na educação básica de Itupeva/SP
spellingShingle Ensino de música na escola : uma reflexão sobre a elaboração do currículo de música na educação básica de Itupeva/SP
Silva, Juliana Freires Oliveira, 1982-
Música na escola
Educação musical
Educação básica
Educação - Currículos
School music
Musical education
Basic education
Education - Resumes
title_short Ensino de música na escola : uma reflexão sobre a elaboração do currículo de música na educação básica de Itupeva/SP
title_full Ensino de música na escola : uma reflexão sobre a elaboração do currículo de música na educação básica de Itupeva/SP
title_fullStr Ensino de música na escola : uma reflexão sobre a elaboração do currículo de música na educação básica de Itupeva/SP
title_full_unstemmed Ensino de música na escola : uma reflexão sobre a elaboração do currículo de música na educação básica de Itupeva/SP
title_sort Ensino de música na escola : uma reflexão sobre a elaboração do currículo de música na educação básica de Itupeva/SP
author Silva, Juliana Freires Oliveira, 1982-
author_facet Silva, Juliana Freires Oliveira, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Adriana do Nascimento Araujo, 1965-
Fernandes, Iveta Maria Borges Ávila
Nassif, Silvia Cordeiro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana Freires Oliveira, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Música na escola
Educação musical
Educação básica
Educação - Currículos
School music
Musical education
Basic education
Education - Resumes
topic Música na escola
Educação musical
Educação básica
Educação - Currículos
School music
Musical education
Basic education
Education - Resumes
description Orientador: Adriana do Nascimento Araujo Mendes
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-09-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/3016
SILVA, Juliana Freires Oliveira. Ensino de música na escola: uma reflexão sobre a elaboração do currículo de música na educação básica de Itupeva/SP. 2021. 1 recurso online (139 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3016. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/3016
identifier_str_mv SILVA, Juliana Freires Oliveira. Ensino de música na escola: uma reflexão sobre a elaboração do currículo de música na educação básica de Itupeva/SP. 2021. 1 recurso online (139 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3016. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236799
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (139 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189180103720960