A disciplina de estágio supervisionado e o fazer artístico : contribuições para a formação de professores de artes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640332 |
Resumo: | Orientador: Lucia Helena Reily |
id |
UNICAMP-30_8b719ea4b1d648ae1c2ca22e17f834cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1160991 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A disciplina de estágio supervisionado e o fazer artístico : contribuições para a formação de professores de artes visuaisThe discipline of supervised internship and artistic practice : contributions to the academic education of visual arts teachersArte - Estudo e ensinoArteProfessores - FormaçãoEstágio supervisionadoCurrículos - PlanejamentoArtVisual artsTeachers, Training ofSupervised internshipCurriculum planningOrientador: Lucia Helena ReilyTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A presente tese tem por objetivo apresentar algumas das práticas dos alunos da Faculdade de Artes do Paraná ¿ FAP, na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Artes Visuais. O projeto do curso atende à legislação nacional vigente para as licenciaturas. Foram observados os relatórios dos projetos de estágio e os planos de aula no período compreendido entre 2007 e 2015. Trata-se de uma pesquisa documental, produzida a partir do acervo do curso de Artes Visuais da FAP que contém documentos como o projeto do curso, os livros anuais de registro da disciplina de Estágio Supervisionado, bem como os relatórios discentes dos estágios. Foi realizada uma descrição e análise das atividades desenvolvidas pelos alunos em espaços educacionais formais e não formais, bem como as metodologias utilizadas para seu desenvolvimento, procurando analisar qualitativamente os dados obtidos. O principal objetivo que norteou a construção desta tese, foi o de apresentar algumas das ações dos alunos da Faculdade de Artes do Paraná na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Artes Visuais, refletindo sobre as relações entre a teoria e a prática pedagógica, descrevendo concepções implícitas na vivência dos estagiários nos diferentes campos do estágio, descrevendo as práticas artísticas e as práticas de ateliê desenvolvidas por estes alunos no período citado, em diversos contextos educacionais, a partir dos relatórios apresentados. A pesquisa fez relações entre autores nacionais e internacionais que teorizaram e discutiram sobre o desenho infantil, o letramento visual, o ensino de arte e questões relacionadas, contextualizando as práticas discutidas nos relatórios à luz de uma realidade plural. Ao revelar as práticas realizadas em sala de aula pela voz dos estagiários, o estudo permitiu perceber a necessidade de adaptar estratégias e metodologias nos diferentes campos de estágio e também discutir criticamente os aspectos históricos e legais da disciplina de Estágio Supervisionado em Artes Visuais em um momento de grande risco de desmantelamento das licenciaturas no paísAbstract: The present dissertation aims to investigate student practices of university students enrolled in the Visual Arts Course at the Faculdade de Artes do Paraná ¿ FAP, by analyzing internship reports prepared for the Supervised Internship course. The general undergraduate project complies with the current national legislation for undergraduate teaching preparation programs. The study focused on the internship projects reports and the class plans written from 2007 to 2015. It is a documentary study that uses a qualitative approach, and the following documents were investigated, besides the reports and class plans: the Visual Arts Course project, the annual books of registration for the Supervised Internship Course, and public policies related to art teacher certification. The study entailed description and analysis of the activities the students carried out in formal and non-formal educational spaces, so as to understand the theoretical bases of their work and their methodology of choice. The study established relations between national and international authors that theorized and discussed children¿s drawing development, visual studies, art teaching and related issues, contextualizing the practices discussed in the reports in the light of a plural reality. By revealing the practices performed in the classroom from the point of view of the interns, the study made it possible to understand the need to adapt strategies and methodologies in the different internship contexts and also to critically discuss the historical and legal aspects of the discipline of Supervised Internship in Visual Arts at a time when we are at risk of losing teacher certification courses in the countryDoutoradoArtes VisuaisDoutora em Artes Visuais[s.n.]Reily, Lucia Helena, 1952-Sofiato, Cassia GeciauskasAraújo, Hanna T. G. P.Pereira, Paulo da SilvaSimão, Selma MachadoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pos-Graduação em Artes VisuaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGalliano, Dulcinéia, 1965-20202020-09-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 226 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640332GALLIANO, Dulcinéia. A disciplina de estágio supervisionado e o fazer artístico: contribuições para a formação de professores de artes visuais. 2020. 1 recurso online ( 226 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640332. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1160991Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-15T11:59:05Zoai::1160991Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-02-15T11:59:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A disciplina de estágio supervisionado e o fazer artístico : contribuições para a formação de professores de artes visuais The discipline of supervised internship and artistic practice : contributions to the academic education of visual arts teachers |
title |
A disciplina de estágio supervisionado e o fazer artístico : contribuições para a formação de professores de artes visuais |
spellingShingle |
A disciplina de estágio supervisionado e o fazer artístico : contribuições para a formação de professores de artes visuais Galliano, Dulcinéia, 1965- Arte - Estudo e ensino Arte Professores - Formação Estágio supervisionado Currículos - Planejamento Art Visual arts Teachers, Training of Supervised internship Curriculum planning |
title_short |
A disciplina de estágio supervisionado e o fazer artístico : contribuições para a formação de professores de artes visuais |
title_full |
A disciplina de estágio supervisionado e o fazer artístico : contribuições para a formação de professores de artes visuais |
title_fullStr |
A disciplina de estágio supervisionado e o fazer artístico : contribuições para a formação de professores de artes visuais |
title_full_unstemmed |
A disciplina de estágio supervisionado e o fazer artístico : contribuições para a formação de professores de artes visuais |
title_sort |
A disciplina de estágio supervisionado e o fazer artístico : contribuições para a formação de professores de artes visuais |
author |
Galliano, Dulcinéia, 1965- |
author_facet |
Galliano, Dulcinéia, 1965- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reily, Lucia Helena, 1952- Sofiato, Cassia Geciauskas Araújo, Hanna T. G. P. Pereira, Paulo da Silva Simão, Selma Machado Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pos-Graduação em Artes Visuais UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galliano, Dulcinéia, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - Estudo e ensino Arte Professores - Formação Estágio supervisionado Currículos - Planejamento Art Visual arts Teachers, Training of Supervised internship Curriculum planning |
topic |
Arte - Estudo e ensino Arte Professores - Formação Estágio supervisionado Currículos - Planejamento Art Visual arts Teachers, Training of Supervised internship Curriculum planning |
description |
Orientador: Lucia Helena Reily |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-09-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640332 GALLIANO, Dulcinéia. A disciplina de estágio supervisionado e o fazer artístico: contribuições para a formação de professores de artes visuais. 2020. 1 recurso online ( 226 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640332. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640332 |
identifier_str_mv |
GALLIANO, Dulcinéia. A disciplina de estágio supervisionado e o fazer artístico: contribuições para a formação de professores de artes visuais. 2020. 1 recurso online ( 226 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640332. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1160991 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online ( 226 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189168754982912 |