A metodologia de projetos como uma alternativa para ensinar estatística no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Gislaine Donizeti Fagnani da, 1975-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619441
Resumo: Orientador: Dione Lucchesi de Carvalho
id UNICAMP-30_8bad5199ee69dd6340539bd1b7bcb9ca
oai_identifier_str oai::901379
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A metodologia de projetos como uma alternativa para ensinar estatística no ensino superiorThe methology of projects as an alternative for the teaching of statistics at superior schooling degress focusing affective aspects presentd in teacher/student relationship in the nutritionist professional formationEducaçãoEducação - EstatísticasEducação - MetodologiaProjetos educacionaisAfetividadeEducationEducation - StatisticalEducation - MethodologyEducation - ProjectsAffectivenessOrientador: Dione Lucchesi de CarvalhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Tendo em vista a mudança dos paradigmas científicos que procuram ressignificar o papel das emoções no pensamento humano e acreditando na interação entre cognição e afetividade, o objetivo deste trabalho foi investigar a metodologia de projetos como uma alternativa para ensinar estatística no ensino superior focando aspectos afetivos presentes na relação professor-aluno na formação profissional do nutricionista. O trabalho de campo da presente pesquisa qualitativa foi realizado num curso de Nutrição, em uma instituição particular de ensino da cidade de Campinas-SP, sendo caracterizado com o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar que contou com a integração das disciplinas de Saúde Pública, Avaliação Nutricional e Bioestatística. O material que originou a análise foi constituído pelas observações dos depoimentos das alunas em caderno de campo, pelos depoimentos e dados coletados durante a realização de uma dinâmica no primeiro dia de aula da disciplina de Bioestatística, bem como pelas observações contidas no diário da pesquisadora. A análise interpretativa dos dados produzidos trouxe indícios de que o trabalho realizado propiciou às alunas do curso a compreensão e aplicação de conceitos estatísticos em situações semelhantes às do exercício de sua profissão. Avaliamos que, assim, foram constituídos valores e significados que fundamentam o aprendizado desses conceitos, contribuindo para que as alunas se tornassem, no curso superior, protagonistas do processo ensino-aprendizagem, bem como promoveu-se a mobilização, modificação e ressignificação de fatores sociais e afetivos, crenças e atitudes negativas com relação à matemática, adquiridas ao longo da escolaridade.Abstract: In view of the change of paradigms that look for the ressignification of the paper of the emotions in human thought, and sustained by beliefs on the interaction between cognition and affectivity, the aim of this work was to investigate the methodology of projects as an alternative to teach in superior education, focusing at affective aspects presented in the relationship established between teacher and students in the professional formation of the nutritionist. The work of field of this qualitative survey was carried through in a course of Nutrition in a particular institution of education of the city of Campinas-SP, and was characterized with the development of an interdisciplinary project that counted on the integration of disciplines like Public Health, Nutritional Evaluation and Biostatistics. The material that originated the analysis made was constituted by the observations on relates made by students through field notebooks/diaries , by depositions and data collected during the consecution of a dynamic procedure in the first classroom day of Biostatistics, discipline as well as the researcher's diary. The interpretative analysis of data produced brought indications that the work that had been made proportioned to the students of the course both comprehension and application of statistical concepts in similar situations of the exercise of the profession related. We estimate that, thus, were constructed values and significations that justify the learning of these concepts, concurring for the students paper of protagonists, in superior course, of teaching and learning processes, as promoting too the mobilization, modifying and ressignification of social and affective factors, negative beliefs and attitudes related to Mathematics acquired throughout scholarity/education.DoutoradoEducação MatemáticaDoutor em Educação[s.n.]Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946-Pamplona, Admur SeverinoLopes, Celi Aparecida EspasandinLeite, Sergio Antonio da SilvaBoruchovitch, EvelyUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Gislaine Donizeti Fagnani da, 1975-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf261 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619441COSTA, Gislaine Donizeti Fagnani da. A metodologia de projetos como uma alternativa para ensinar estatística no ensino superior. 2012. 261 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619441. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/901379porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:52:30Zoai::901379Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:52:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia de projetos como uma alternativa para ensinar estatística no ensino superior
The methology of projects as an alternative for the teaching of statistics at superior schooling degress focusing affective aspects presentd in teacher/student relationship in the nutritionist professional formation
title A metodologia de projetos como uma alternativa para ensinar estatística no ensino superior
spellingShingle A metodologia de projetos como uma alternativa para ensinar estatística no ensino superior
Costa, Gislaine Donizeti Fagnani da, 1975-
Educação
Educação - Estatísticas
Educação - Metodologia
Projetos educacionais
Afetividade
Education
Education - Statistical
Education - Methodology
Education - Projects
Affectiveness
title_short A metodologia de projetos como uma alternativa para ensinar estatística no ensino superior
title_full A metodologia de projetos como uma alternativa para ensinar estatística no ensino superior
title_fullStr A metodologia de projetos como uma alternativa para ensinar estatística no ensino superior
title_full_unstemmed A metodologia de projetos como uma alternativa para ensinar estatística no ensino superior
title_sort A metodologia de projetos como uma alternativa para ensinar estatística no ensino superior
author Costa, Gislaine Donizeti Fagnani da, 1975-
author_facet Costa, Gislaine Donizeti Fagnani da, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946-
Pamplona, Admur Severino
Lopes, Celi Aparecida Espasandin
Leite, Sergio Antonio da Silva
Boruchovitch, Evely
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Gislaine Donizeti Fagnani da, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - Estatísticas
Educação - Metodologia
Projetos educacionais
Afetividade
Education
Education - Statistical
Education - Methodology
Education - Projects
Affectiveness
topic Educação
Educação - Estatísticas
Educação - Metodologia
Projetos educacionais
Afetividade
Education
Education - Statistical
Education - Methodology
Education - Projects
Affectiveness
description Orientador: Dione Lucchesi de Carvalho
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619441
COSTA, Gislaine Donizeti Fagnani da. A metodologia de projetos como uma alternativa para ensinar estatística no ensino superior. 2012. 261 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619441. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619441
identifier_str_mv COSTA, Gislaine Donizeti Fagnani da. A metodologia de projetos como uma alternativa para ensinar estatística no ensino superior. 2012. 261 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619441. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/901379
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
261 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189091633266688