Primeiros passos em Estatística com alunos do 6º ano dos anos finais do ensino fundamental como contribuição para formação de cidadãos críticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dória, Cristiano Cardozo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225283
Resumo: A abordagem da Educação Estatística e da Educação Matemática Crítica contribuíram para o avanço da capacidade crítica e da autonomia dos indivíduos para o pleno exercício da cidadania. Este trabalho tem como objetivo introduzir os conceitos básicos de Estatística, numa turma de 6º ano do Ensino Fundamental, a fim de desenvolver as competências estatísticas que são o Letramento Estatístico, o Raciocínio Estatístico e o Pensamento Estatístico dos estudantes. Neste projeto, os alunos fizeram a coleta de dados a partir da tabela nutricional, presente na maioria dos rótulos dos alimentos. Utilizando um software de planilha eletrônica, montaram tabelas e construíram gráficos estatísticos. Ao final desta pesquisa, observou-se que a planilha eletrônica contribuiu para a resolução das atividades. Os alunos conseguiram responder as questões propostas, a partir dos gráficos, realizando a interpretação das informações corretamente, demonstrando algum grau de desenvolvimento do Letramento Estatístico. O Raciocínio Estatístico da turma se mostrou estar entre os níveis verbal e transicional de Garfield. Quanto à apreensão dos conceitos das medidas resumo expostas, aparentemente seria necessário um maior tempo para trabalhar com os alunos para desenvolver as competências de forma mais consistente.Este projeto proporcionou aos estudantes o início do desenvolvimento das habilidades necessárias para uma Educação Estatística Crítica, que é muito importante para a construção de uma sociedade democrática e mais justa. O produto elaborado é uma sequência de atividades para que os professores possam realizar a introdução dos conceitos Estatísticos.
id URGS_205a893196d132201903a8bfc05063f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225283
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Dória, Cristiano CardozoNunes, Luciana Neves2021-08-06T04:41:52Z2021http://hdl.handle.net/10183/225283001129268A abordagem da Educação Estatística e da Educação Matemática Crítica contribuíram para o avanço da capacidade crítica e da autonomia dos indivíduos para o pleno exercício da cidadania. Este trabalho tem como objetivo introduzir os conceitos básicos de Estatística, numa turma de 6º ano do Ensino Fundamental, a fim de desenvolver as competências estatísticas que são o Letramento Estatístico, o Raciocínio Estatístico e o Pensamento Estatístico dos estudantes. Neste projeto, os alunos fizeram a coleta de dados a partir da tabela nutricional, presente na maioria dos rótulos dos alimentos. Utilizando um software de planilha eletrônica, montaram tabelas e construíram gráficos estatísticos. Ao final desta pesquisa, observou-se que a planilha eletrônica contribuiu para a resolução das atividades. Os alunos conseguiram responder as questões propostas, a partir dos gráficos, realizando a interpretação das informações corretamente, demonstrando algum grau de desenvolvimento do Letramento Estatístico. O Raciocínio Estatístico da turma se mostrou estar entre os níveis verbal e transicional de Garfield. Quanto à apreensão dos conceitos das medidas resumo expostas, aparentemente seria necessário um maior tempo para trabalhar com os alunos para desenvolver as competências de forma mais consistente.Este projeto proporcionou aos estudantes o início do desenvolvimento das habilidades necessárias para uma Educação Estatística Crítica, que é muito importante para a construção de uma sociedade democrática e mais justa. O produto elaborado é uma sequência de atividades para que os professores possam realizar a introdução dos conceitos Estatísticos.The approach of Statistical Education and Critical Mathematics Education contributed to the advancement of the critical capacity and autonomy of individuals for the full exercise of citizenship. This work aims to introduce the basic concepts of Statistics, in a 6th grade class of elementary school, in order to develop the statistical skills that are Statistical Literacy, Statistical Reasoning and Statistical Thinking of students. In this project, students collected data from the nutritional table, present on most food labels. Using spreadsheet software, they set up tables and built statistical graphs. At the end of this research, it was observed that the electronic spreadsheet contributed to the resolution of activities. The students were able to answer the proposed questions from the graphics, interpreting the information correctly, demonstrating some degree of development in Statistical Literacy. The class's statistical reasoning turned out to be between Garfield's verbal and transitional levels. As for the apprehension of the concepts of the exposed summary measures, it seems that more time would be needed to work with students to develop skills more consistently. This project provided students with the beginning of the development of the necessary skills for a Critical Statistical Education, which is very important for the construction of a democratic and fairer society. The product developed is a sequence of activities so that teachers can introduce statistical concepts.application/pdfporEducação EstatísticaEstatística : Ensino fundamental : Anos finaisEnsino de estatísticaStatistical EducationStatistical LiteracyStatistical Reasoning CriticalStatistical Education.Primeiros passos em Estatística com alunos do 6º ano dos anos finais do ensino fundamental como contribuição para formação de cidadãos críticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129268.pdf.txt001129268.pdf.txtExtracted Texttext/plain193185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225283/2/001129268.pdf.txt54841c6ba7a437979fb7c414bf290ca2MD52ORIGINAL001129268.pdfTexto completoapplication/pdf2503880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225283/1/001129268.pdf16802073aaea21381c2e2d75d07b5789MD5110183/2252832021-08-18 04:37:54.826389oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225283Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:37:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Primeiros passos em Estatística com alunos do 6º ano dos anos finais do ensino fundamental como contribuição para formação de cidadãos críticos
title Primeiros passos em Estatística com alunos do 6º ano dos anos finais do ensino fundamental como contribuição para formação de cidadãos críticos
spellingShingle Primeiros passos em Estatística com alunos do 6º ano dos anos finais do ensino fundamental como contribuição para formação de cidadãos críticos
Dória, Cristiano Cardozo
Educação Estatística
Estatística : Ensino fundamental : Anos finais
Ensino de estatística
Statistical Education
Statistical Literacy
Statistical Reasoning Critical
Statistical Education.
title_short Primeiros passos em Estatística com alunos do 6º ano dos anos finais do ensino fundamental como contribuição para formação de cidadãos críticos
title_full Primeiros passos em Estatística com alunos do 6º ano dos anos finais do ensino fundamental como contribuição para formação de cidadãos críticos
title_fullStr Primeiros passos em Estatística com alunos do 6º ano dos anos finais do ensino fundamental como contribuição para formação de cidadãos críticos
title_full_unstemmed Primeiros passos em Estatística com alunos do 6º ano dos anos finais do ensino fundamental como contribuição para formação de cidadãos críticos
title_sort Primeiros passos em Estatística com alunos do 6º ano dos anos finais do ensino fundamental como contribuição para formação de cidadãos críticos
author Dória, Cristiano Cardozo
author_facet Dória, Cristiano Cardozo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dória, Cristiano Cardozo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Luciana Neves
contributor_str_mv Nunes, Luciana Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Estatística
Estatística : Ensino fundamental : Anos finais
Ensino de estatística
topic Educação Estatística
Estatística : Ensino fundamental : Anos finais
Ensino de estatística
Statistical Education
Statistical Literacy
Statistical Reasoning Critical
Statistical Education.
dc.subject.eng.fl_str_mv Statistical Education
Statistical Literacy
Statistical Reasoning Critical
Statistical Education.
description A abordagem da Educação Estatística e da Educação Matemática Crítica contribuíram para o avanço da capacidade crítica e da autonomia dos indivíduos para o pleno exercício da cidadania. Este trabalho tem como objetivo introduzir os conceitos básicos de Estatística, numa turma de 6º ano do Ensino Fundamental, a fim de desenvolver as competências estatísticas que são o Letramento Estatístico, o Raciocínio Estatístico e o Pensamento Estatístico dos estudantes. Neste projeto, os alunos fizeram a coleta de dados a partir da tabela nutricional, presente na maioria dos rótulos dos alimentos. Utilizando um software de planilha eletrônica, montaram tabelas e construíram gráficos estatísticos. Ao final desta pesquisa, observou-se que a planilha eletrônica contribuiu para a resolução das atividades. Os alunos conseguiram responder as questões propostas, a partir dos gráficos, realizando a interpretação das informações corretamente, demonstrando algum grau de desenvolvimento do Letramento Estatístico. O Raciocínio Estatístico da turma se mostrou estar entre os níveis verbal e transicional de Garfield. Quanto à apreensão dos conceitos das medidas resumo expostas, aparentemente seria necessário um maior tempo para trabalhar com os alunos para desenvolver as competências de forma mais consistente.Este projeto proporcionou aos estudantes o início do desenvolvimento das habilidades necessárias para uma Educação Estatística Crítica, que é muito importante para a construção de uma sociedade democrática e mais justa. O produto elaborado é uma sequência de atividades para que os professores possam realizar a introdução dos conceitos Estatísticos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-06T04:41:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001129268
url http://hdl.handle.net/10183/225283
identifier_str_mv 001129268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225283/2/001129268.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225283/1/001129268.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 54841c6ba7a437979fb7c414bf290ca2
16802073aaea21381c2e2d75d07b5789
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085560770887680