Avaliação da função motora em escolares de niveis socioeconomicos distintos e sua relação com o desempenho escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bobbio, Tatiana Godoy
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611727
Resumo: Orientadores: Antonio de Azevedo Barros Filho, Vanda Maria Gemenez Gonçalves
id UNICAMP-30_8bf446130110ebaeb52ea3d3ea3882b8
oai_identifier_str oai::480469
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Avaliação da função motora em escolares de niveis socioeconomicos distintos e sua relação com o desempenho escolarRelationship between motor function and academic performance in first-graders from different socioeconomic settingsCapacidade motoraBaixo rendimento escolarMotor skillsUnderachievementOrientadores: Antonio de Azevedo Barros Filho, Vanda Maria Gemenez GonçalvesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Função motora se refere a fatores que envolvem a habilidade de usar e controlar os músculos estriados, responsáveis pela movimentação voluntária e é mais usada na área de coordenação motora. Função cognitiva entende-se por fases do processo de informação como percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, planejamento, raciocínio e solução de problemas. E o desempenho escolar, por fazer uso de todas as fases, pode ser definido como uma de suas ramificações do processo cognitivo. O desenvolvimento dessas duas funções era estudado separadamente, porém, atualmente, pesquisas têm demonstrado que estruturas cerebrais essenciais para a função motora, também são essenciais para as funções cognitivas e vice-versa. Os objetivos desse trabalho foram: (1) realizar revisão sistemática da literatura para investigar a relação entre estas funções, (2) avaliar a função motora e desempenho acadêmico de crianças de níveis socioeconômicos distintos e (3) observar a existência de associação entre a função motora e desempenho acadêmico. Foram avaliadas 02 crianças da primeira série do ensino Fundamental: 203 da escola pública e 199 de escola particular quanto à função motora por meio do Exame Neurológico Evolutivo ao inicio e ao final do ano letivo e quanto ao desempenho acadêmico por meio do Teste de Desempenho Escolar ao final do ano letivo. Um questionário contendo informações sobre os pais e a criança foi respondido previamente, pelo responsável. As escolas foram selecionadas intencionalmente para representar os dois níveis socioeconômicos distintos pretendidos. Na análise dos dados foram utilizados o teste qui-quadrado e razão de chances (odds ratio) pelo método de regressão logística multinomial. Para comparação entre as médias dos grupos utilizou-se o teste T de Student e Análise de Variância. Foi observada associação entre função motora e desempenho acadêmico, sendo que crianças com baixo escore na função motora apresentaram mais chance de baixo desempenho acadêmico. Sendo que crianças que passaram em menos provas de coordenação entre os membros apresentaram maior chance de baixo desempenho escolar comparadas as crianças que passaram em menos provas de controle motor fino seguido das provas de habilidades visuo-motora . Considerando o escore total na avaliação da função motora, as crianças da escola pública apresentaram uma escore médio significativamente mais baixo que as crianças da escola particular na tanto na avaliação inicial quanto na final. A coordenação entre os membros foi a categoria motora que mais contribuiu para a diferença entre as escolas. Ao comparar a primeira e a segunda avaliação em cada escola separadamente, pode-se verificar uma melhora na função motora ao longo do ano letivo, porém o percentual de melhora foi maior na escola pública. Existe relação entre função motora e desempenho acadêmico, sendo que dificuldade motora pode contribuir para o fraco desempenho acadêmico. As crianças de nível socioeconômico menos favorecido têm desempenho mais baixo na função motora quando comparadas às crianças de nível socioeconômico mais favorecidoAbstract: Motor function refers to factors involving the ability to use and control the striated muscles that are responsible for voluntary movement, and is most used in the area of motor coordination. On the other hand, cognitive function refers to phases in processing information such as perception, learning, memory, attention, awareness, planning, reasoning and problem solving. Due academic performance use all these phases, so it can be defined as part of cognitive function. The development of these two functions has been studied separately; however, recent studies have shown that the brain structures that are essential for motor function are also essential for cognitive function and vice-versa. The objectives of this study were to perform a systematic review of the literature to investigate the relationship between these functions, to evaluate motor function and academic performance in children from different socioeconomic backgrounds and to verify the existence of a relationship between motor function and academic performance. A total of 402 first-graders, 203 in a public elementary school and 199 in a private school, were evaluated with respect to motor function using a Developmental Neurological Examination at the beginning and at the end of the academic year. The children's academic performance was evaluated using the School Performance Test at the end of the academic year. A questionnaire requesting information on the parents and child was previously filled out by the child's guardian. The schools were selected intentionally to represent the two different socioeconomic levels required by the protocol. Data were analyzed using the chi-square test of association and odds ratios according to the multinomial logistic regression method. Student's t-test and analysis of variance were used to compare means between groups. An association was found between motor function and academic performance, a lower score for motor function being associated with poorer academic performance. The risk of poor academic performance was greater when based on the interlimb coordination test rather than on any of the other categories investigated. The mean overall score obtained in the evaluation of motor function was 17.8 for the children in the public school and 19.7 for those in the private school at the first evaluation and 19.7 and 20.5, respectively, at the second evaluation, with a statistically significant difference between these means at both evaluations. Interlimb coordination was the motor category that most contributed to this difference between the schools. Comparing the first and second evaluation in each school separately, an improvement was found in motor function during the academic year; however, the percentage of improvement was greater in the public school. There is an association between motor function and academic performance, poor motor function possibly contributing towards poor academic performance. Children from less favorable socioeconomic backgrounds have poorer motor function compared to children of higher socioeconomic levelsDoutoradoSaúde da Criança e do AdolescenteDoutor em Saúde da Criança e do Adolescente[s.n.]Barros Filho, Antonio de Azevedo, 1947-Gonçalves, Vanda Maria Gimenes, 1949-2010Bicudo, Angélica MariaSantos, Denise Castilho CabreraEspin Neto, JoséAntonio, Maria Ângela Reis de Góes MonteiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBobbio, Tatiana Godoy2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf143 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611727BOBBIO, Tatiana Godoy. Avaliação da função motora em escolares de niveis socioeconomicos distintos e sua relação com o desempenho escolar. 2010. 143 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611727. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/480469porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:50:24Zoai::480469Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:50:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da função motora em escolares de niveis socioeconomicos distintos e sua relação com o desempenho escolar
Relationship between motor function and academic performance in first-graders from different socioeconomic settings
title Avaliação da função motora em escolares de niveis socioeconomicos distintos e sua relação com o desempenho escolar
spellingShingle Avaliação da função motora em escolares de niveis socioeconomicos distintos e sua relação com o desempenho escolar
Bobbio, Tatiana Godoy
Capacidade motora
Baixo rendimento escolar
Motor skills
Underachievement
title_short Avaliação da função motora em escolares de niveis socioeconomicos distintos e sua relação com o desempenho escolar
title_full Avaliação da função motora em escolares de niveis socioeconomicos distintos e sua relação com o desempenho escolar
title_fullStr Avaliação da função motora em escolares de niveis socioeconomicos distintos e sua relação com o desempenho escolar
title_full_unstemmed Avaliação da função motora em escolares de niveis socioeconomicos distintos e sua relação com o desempenho escolar
title_sort Avaliação da função motora em escolares de niveis socioeconomicos distintos e sua relação com o desempenho escolar
author Bobbio, Tatiana Godoy
author_facet Bobbio, Tatiana Godoy
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros Filho, Antonio de Azevedo, 1947-
Gonçalves, Vanda Maria Gimenes, 1949-2010
Bicudo, Angélica Maria
Santos, Denise Castilho Cabrera
Espin Neto, José
Antonio, Maria Ângela Reis de Góes Monteiro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bobbio, Tatiana Godoy
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade motora
Baixo rendimento escolar
Motor skills
Underachievement
topic Capacidade motora
Baixo rendimento escolar
Motor skills
Underachievement
description Orientadores: Antonio de Azevedo Barros Filho, Vanda Maria Gemenez Gonçalves
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611727
BOBBIO, Tatiana Godoy. Avaliação da função motora em escolares de niveis socioeconomicos distintos e sua relação com o desempenho escolar. 2010. 143 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611727. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611727
identifier_str_mv BOBBIO, Tatiana Godoy. Avaliação da função motora em escolares de niveis socioeconomicos distintos e sua relação com o desempenho escolar. 2010. 143 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611727. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/480469
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
143 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189028639014912