Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pastura, Giuseppe Mário C.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Mattos, Paulo, Araújo, Alexandra P. Q. Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Archives of Clinical Psychiatry
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/16345
Resumo: OBJETIVO: esta revisão visa fornecer aos pediatras, neurologistas infantis e psiquiatras infantis noções atualizadas sobre a relação entre desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). FONTE DE DADOS: revisão abrangente não-sistemática da literatura médica sobre a relação entre desempenho escolar e TDAH. SÍNTESE DE DADOS: os dados da literatura demonstram que o TDAH, principalmente o tipo desatento está relacionado a mau desempenho escolar. CONCLUSÕES: crianças com TDAH estão sob risco de mau-desempenho escolar e devem receber cuidados especiais.
id USP-5_19df57813b248e0f7a7e02c7ac43c7d7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16345
network_acronym_str USP-5
network_name_str Archives of Clinical Psychiatry
repository_id_str
spelling Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade School achievement and attention deficit hyperactivity disorder Attention deficit hyperactivity disorderunderachievementchildadolescentTranstorno do déficit de atenção e hiperatividadebaixo rendimento escolarcriançaadolescente OBJETIVO: esta revisão visa fornecer aos pediatras, neurologistas infantis e psiquiatras infantis noções atualizadas sobre a relação entre desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). FONTE DE DADOS: revisão abrangente não-sistemática da literatura médica sobre a relação entre desempenho escolar e TDAH. SÍNTESE DE DADOS: os dados da literatura demonstram que o TDAH, principalmente o tipo desatento está relacionado a mau desempenho escolar. CONCLUSÕES: crianças com TDAH estão sob risco de mau-desempenho escolar e devem receber cuidados especiais. OBJECTIVE: This review aims at providing Pediatricians, Pediatric Neurologists and Psychiatrists an update on the relationship between scholar achievement and Attention Deficit Hyperactivity Disorder. SOURCES: Data was obtained by a comprehensive, non-systematic review of medical literature. SUMMARY OF THE FIBDIBGS: Data obtained from literature shows that Attention Deficit Hyperactivity Disorder, specially inattentive subtype, is related to underachievement. CONCLUSIONS: Children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder are at risk for underachievement and must receive special care. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/1634510.1590/S0101-60832005000600003Archives of Clinical Psychiatry; v. 32 n. 6 (2005); 324-329Archives of Clinical Psychiatry; Vol. 32 No. 6 (2005); 324-329Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 32 Núm. 6 (2005); 324-3291806-938X0101-6083reponame:Archives of Clinical Psychiatryinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/acp/article/view/16345/18057Pastura, Giuseppe Mário C.Mattos, PauloAraújo, Alexandra P. Q. Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-27T19:04:33Zoai:revistas.usp.br:article/16345Revistahttp://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/index.htmlPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||archives@usp.br1806-938X0101-6083opendoar:2012-09-27T19:04:33Archives of Clinical Psychiatry - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
School achievement and attention deficit hyperactivity disorder
title Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
spellingShingle Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Pastura, Giuseppe Mário C.
Attention deficit hyperactivity disorder
underachievement
child
adolescent
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
baixo rendimento escolar
criança
adolescente
title_short Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
title_full Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
title_fullStr Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
title_full_unstemmed Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
title_sort Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
author Pastura, Giuseppe Mário C.
author_facet Pastura, Giuseppe Mário C.
Mattos, Paulo
Araújo, Alexandra P. Q. Campos
author_role author
author2 Mattos, Paulo
Araújo, Alexandra P. Q. Campos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pastura, Giuseppe Mário C.
Mattos, Paulo
Araújo, Alexandra P. Q. Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Attention deficit hyperactivity disorder
underachievement
child
adolescent
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
baixo rendimento escolar
criança
adolescente
topic Attention deficit hyperactivity disorder
underachievement
child
adolescent
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
baixo rendimento escolar
criança
adolescente
description OBJETIVO: esta revisão visa fornecer aos pediatras, neurologistas infantis e psiquiatras infantis noções atualizadas sobre a relação entre desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). FONTE DE DADOS: revisão abrangente não-sistemática da literatura médica sobre a relação entre desempenho escolar e TDAH. SÍNTESE DE DADOS: os dados da literatura demonstram que o TDAH, principalmente o tipo desatento está relacionado a mau desempenho escolar. CONCLUSÕES: crianças com TDAH estão sob risco de mau-desempenho escolar e devem receber cuidados especiais.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/16345
10.1590/S0101-60832005000600003
url https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/16345
identifier_str_mv 10.1590/S0101-60832005000600003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/acp/article/view/16345/18057
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria
dc.source.none.fl_str_mv Archives of Clinical Psychiatry; v. 32 n. 6 (2005); 324-329
Archives of Clinical Psychiatry; Vol. 32 No. 6 (2005); 324-329
Revista de Psiquiatria Clínica; Vol. 32 Núm. 6 (2005); 324-329
1806-938X
0101-6083
reponame:Archives of Clinical Psychiatry
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Archives of Clinical Psychiatry
collection Archives of Clinical Psychiatry
repository.name.fl_str_mv Archives of Clinical Psychiatry - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||archives@usp.br
_version_ 1800237621202386944