Performance, histórias de vida e formação de professores : o teatro-documentário como via

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Leonardo Pereira da, 1980-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621407
Resumo: Orientador: Rogério Adolfo de Moura
id UNICAMP-30_8c23a908ca3ee2f8728c161b533b7f45
oai_identifier_str oai::915259
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Performance, histórias de vida e formação de professores : o teatro-documentário como viaPerformance, autobiographies and teacher training : the documentary theatre as a trialTeatroEducaçãoDocumentárioPerformance (Arte)Formação de professoresTheatreEducationDocumentaryPerformance (Art)Teacher trainingOrientador: Rogério Adolfo de MouraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação de mestrado é fruto de processos criativos realizados junto a professores de diversas áreas, em duas experiências: uma realizada no ano de 2011 com o corpo docente de uma escola, nas dependências da escola, na cidade de Campinas - SP. Outra na cidade de São Paulo - SP, no ano de 2012, com professores de diversas instituições escolares, nas dependências de um espaço cultural público. Ambas experiências consistiram em processos de criação na perspectiva do teatro - documentário, partindo de elementos das histórias de vida dos professores como disparadores para a ação criativa. Nesse sentido, esta pesquisa procurou identificar categorias de análise na medida em que um processo de criação é, em si, um processo de pesquisa qualitativa. A partir dessas categorias, aponta-se para um caminho de formação de professores por suas histórias de vida e autobiografias, tendo a Performance como um intercampo para produção de conhecimento.Abstract: This Master thesis is the result of creative processes, along with teachers from different areas, in two experiments: one conducted in 2011 with teachers of a school, on the school dependencies, in the city of Campinas - SP. Another in the city of São Paulo - SP, in 2012, with teachers from various educational institutions, in a public cultural space. Both experiments consisted in creative processes from the perspective of the documentary theater, from elements of the teacher's lives as triggers for creative action. In this sense, this research identify categories of analysis, once a creation process is, itself, a process of qualitative research. From these categories, this work points to a path of teacher training from their life histories and autobiographies, with Performance as an interfield for knowledge production.MestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Moura, Rogério Adolfo de, 1966-Prado, Guilherme do Val ToledoSoares, Luiz Claudio CajaibaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Leonardo Pereira da, 1980-20132013-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf135 p. : il + 1 DVD.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621407COSTA, Leonardo Pereira da. Performance, histórias de vida e formação de professores: o teatro-documentário como via. 2013. 135 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621407. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915259porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:08:59Zoai::915259Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:08:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Performance, histórias de vida e formação de professores : o teatro-documentário como via
Performance, autobiographies and teacher training : the documentary theatre as a trial
title Performance, histórias de vida e formação de professores : o teatro-documentário como via
spellingShingle Performance, histórias de vida e formação de professores : o teatro-documentário como via
Costa, Leonardo Pereira da, 1980-
Teatro
Educação
Documentário
Performance (Arte)
Formação de professores
Theatre
Education
Documentary
Performance (Art)
Teacher training
title_short Performance, histórias de vida e formação de professores : o teatro-documentário como via
title_full Performance, histórias de vida e formação de professores : o teatro-documentário como via
title_fullStr Performance, histórias de vida e formação de professores : o teatro-documentário como via
title_full_unstemmed Performance, histórias de vida e formação de professores : o teatro-documentário como via
title_sort Performance, histórias de vida e formação de professores : o teatro-documentário como via
author Costa, Leonardo Pereira da, 1980-
author_facet Costa, Leonardo Pereira da, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Rogério Adolfo de, 1966-
Prado, Guilherme do Val Toledo
Soares, Luiz Claudio Cajaiba
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Leonardo Pereira da, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Educação
Documentário
Performance (Arte)
Formação de professores
Theatre
Education
Documentary
Performance (Art)
Teacher training
topic Teatro
Educação
Documentário
Performance (Arte)
Formação de professores
Theatre
Education
Documentary
Performance (Art)
Teacher training
description Orientador: Rogério Adolfo de Moura
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-12-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621407
COSTA, Leonardo Pereira da. Performance, histórias de vida e formação de professores: o teatro-documentário como via. 2013. 135 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621407. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621407
identifier_str_mv COSTA, Leonardo Pereira da. Performance, histórias de vida e formação de professores: o teatro-documentário como via. 2013. 135 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621407. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915259
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
135 p. : il + 1 DVD.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138515521372160