Arte do documentário e arte no documentário: anamorfose e ontologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/58498 |
Resumo: | Interseções entre arte e documentário são discutidas no artigo por intermédio de quatro filmes brasileiros contemporâneos, subdivididos em duas formas semânticas: documentário de (ou feito por) artista e documentário sobre (cujo tema é um) artista. Com base em Folia no morro (2008), de Arthur Omar, Andarilho (2007), de Cao Guimarães, Cildo (2008), de Gustavo Rosa de Moura, e A obra de arte (2009), de Marcos Ribeiro, serão tratados os conceitos de anamorfose e ontologia, que compreendem formas "desenquadradas" e "enquadradas" de se fazer arte do documentário (ou documentário-arte) e arte no documentário (ou documentário sobre arte). |
id |
USP-45_693acf986e9701aab5ea4b843d630339 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/58498 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Arte do documentário e arte no documentário: anamorfose e ontologiaArt of documentary and art in documentary: anamorphosis and antologydocumentaryartanamorphosisonthologydocumentárioarteanamorfoseontologiaInterseções entre arte e documentário são discutidas no artigo por intermédio de quatro filmes brasileiros contemporâneos, subdivididos em duas formas semânticas: documentário de (ou feito por) artista e documentário sobre (cujo tema é um) artista. Com base em Folia no morro (2008), de Arthur Omar, Andarilho (2007), de Cao Guimarães, Cildo (2008), de Gustavo Rosa de Moura, e A obra de arte (2009), de Marcos Ribeiro, serão tratados os conceitos de anamorfose e ontologia, que compreendem formas "desenquadradas" e "enquadradas" de se fazer arte do documentário (ou documentário-arte) e arte no documentário (ou documentário sobre arte).Intersections between art and documentary are discussed in the article through four contemporary Brazilian films subdivided into two semantic forms: documentary made by artists and documentary about artists. Based on Arthur Omar's Folia no morro (2008), Cao Guimarães' Andarilho (2007), Gustavo Rosa de Moura's Cildo (2008) and Marcos Ribeiro's A obra de arte (2009), we will treat the concepts of anamorphosis and onthology, which include "unframed" and "framed" forms of making art of documentary (or docu-art) and art in documentary (or documentary about art).Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/5849810.1590/S1678-53202012000100009ARS (São Paulo); v. 10 n. 19 (2012); 114-133ARS; Vol. 10 Núm. 19 (2012); 114-133ARS; Vol. 10 No. 19 (2012); 114-1332178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/58498/61482Copyright (c) 2012 Eliska Altmanninfo:eu-repo/semantics/openAccessAltmann, Eliska2015-10-14T18:58:47Zoai:revistas.usp.br:article/58498Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2015-10-14T18:58:47ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte do documentário e arte no documentário: anamorfose e ontologia Art of documentary and art in documentary: anamorphosis and antology |
title |
Arte do documentário e arte no documentário: anamorfose e ontologia |
spellingShingle |
Arte do documentário e arte no documentário: anamorfose e ontologia Altmann, Eliska documentary art anamorphosis onthology documentário arte anamorfose ontologia |
title_short |
Arte do documentário e arte no documentário: anamorfose e ontologia |
title_full |
Arte do documentário e arte no documentário: anamorfose e ontologia |
title_fullStr |
Arte do documentário e arte no documentário: anamorfose e ontologia |
title_full_unstemmed |
Arte do documentário e arte no documentário: anamorfose e ontologia |
title_sort |
Arte do documentário e arte no documentário: anamorfose e ontologia |
author |
Altmann, Eliska |
author_facet |
Altmann, Eliska |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Altmann, Eliska |
dc.subject.por.fl_str_mv |
documentary art anamorphosis onthology documentário arte anamorfose ontologia |
topic |
documentary art anamorphosis onthology documentário arte anamorfose ontologia |
description |
Interseções entre arte e documentário são discutidas no artigo por intermédio de quatro filmes brasileiros contemporâneos, subdivididos em duas formas semânticas: documentário de (ou feito por) artista e documentário sobre (cujo tema é um) artista. Com base em Folia no morro (2008), de Arthur Omar, Andarilho (2007), de Cao Guimarães, Cildo (2008), de Gustavo Rosa de Moura, e A obra de arte (2009), de Marcos Ribeiro, serão tratados os conceitos de anamorfose e ontologia, que compreendem formas "desenquadradas" e "enquadradas" de se fazer arte do documentário (ou documentário-arte) e arte no documentário (ou documentário sobre arte). |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/58498 10.1590/S1678-53202012000100009 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/58498 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1678-53202012000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/58498/61482 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Eliska Altmann info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Eliska Altmann |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 10 n. 19 (2012); 114-133 ARS; Vol. 10 Núm. 19 (2012); 114-133 ARS; Vol. 10 No. 19 (2012); 114-133 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688292108402688 |