Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, André Luiz Tavares, 1980-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11221
Resumo: Orientadores: Cristiano Morini, Edmundo Inácio Júnior
id UNICAMP-30_8d0ab0b03e3e603060c9acd049964757
oai_identifier_str oai::1343461
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimentoDigital business : analyzing entrepreneurial intention and high growth entrepreneurshipEmpresas - CrescimentoUnicórnio (Finanças)Capital socialUnicorns (Finance)Social capitalCorporations - GrowthOrientadores: Cristiano Morini, Edmundo Inácio JúniorTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências AplicadasResumo: As pesquisas sobre negócios digitais justificam-se pela sua crescente relevância para as economias desenvolvidas e emergentes, e as pesquisas sobre o tema são endereçadas a públicos diversos, incluindo pesquisadores, empreendedores e estudantes. A tese teve como objetivo principal investigar o tema, desdobrado em três objetivos específicos: (i) propor um framework e uma agenda de pesquisa sobre o empreendedorismo digital de alto crescimento; (ii) compreender os fatores que levaram uma empresa digital a um crescimento exponencial, levando-a à categoria de unicórnio; e (iii) avaliar a influência do capital social e das emoções (positivas e negativas) antecipadas nas intenções empreendedoras digitais de jovens graduandos. Cada objetivo específico foi tratado em um artigo. A primeira etapa da metodologia de cada um dos três artigos consiste numa Revisão Sistemática de Literatura sobre os temas. O primeiro artigo analisou trabalhos sobre alto crescimento, propondo um framework com uma síntese das capacidades essenciais e uma agenda de pesquisa; o segundo artigo efetuou um estudo em profundidade da Companhia A, empresa a tornar-se unicórnio de forma mais rápida no Brasil, apresentando os achados à luz da Visão Baseada em Recursos (BARNEY, 1991), apresentando 7 (sete) lições sobre o caso analisado; e por fim, o terceiro artigo investigou as relações entre o capital social, as emoções antecipadas as intenções empreendedoras digitais à luz da Teoria do Comportamento Planejado (AJZEN, 1991). Neste estudo, foi verificado que o capital social exerce influência sobre as atitudes, mas não tem impacto significativo sobre as intenções empreendedoras digitais; além disso, as emoções não têm efeito moderador significativo nas relações entre o capital social e as intenções empreendedoras. Apesar das normas subjetivas não influenciarem as intenções empreendedoras, a família e os demais grupos de convivência são elementos determinantes para a formação do caráter e as aspirações profissionais do indivíduo. Num contexto mais amplo, a pesquisa concluiu que o empreendedorismo de alto crescimento depende da aquisição e desenvolvimento de capacidades individuais e coletivas, que devem ser fomentadas por meio da colaboração de agentes públicos, universidades e empresas. Os programas de apoio ao empreendedorismo precisam identificar e incluir, dentre seus objetivos, a evolução de organizações com potencial de crescimento exponencialAbstract: Research on digital business is justified by its increasing relevance to developed and emerging economies, and research on the topic is addressed to diverse audiences, including researchers, entrepreneurs, and students. The thesis' main objective was to investigate the topic, unfolded into three specific objectives: (i) propose a framework and research agenda on high-growth digital entrepreneurship; (ii) understand the factors that led a digital company to exponential growth, taking it to the unicorn category; and (iii) assess the influence of social capital and anticipated emotions (positive and negative) on young undergraduates' digital entrepreneurial intentions. Each specific objective was addressed in a paper. The first step of the methodology for each of the three articles consists of a Systematic Literature Review on the topics. The first article analyzed works on high growth, proposing a framework with a synthesis of the essential capabilities and a research agenda; the second article carried out an in-depth study of Company A, the company to become the fastest growing unicorn in Brazil, presenting the findings in the light of the Resource-Based View (BARNEY, 1991), presenting 7 (seven) lessons about the case analyzed and finally, the third article investigated the relationship between social capital, anticipated emotions and digital entrepreneurial intentions in the light of the Theory of Planned Behavior (AJZEN, 1991). In this study, it was found that social capital exerts influence on attitudes, but has no significant impact on digital entrepreneurial intentions; moreover, emotions have no significant moderating effect on the relationships between social capital and entrepreneurial intentions. Although subjective norms do not influence entrepreneurial intentions, family and other social groups are key determinants of an individual's character formation and career aspirations. In a broader context, the research concluded that high-growth entrepreneurship depends on the acquisition and development of individual and collective capabilities, which should be fostered through the collaboration of public agents, universities, and companies. Entrepreneurship support programs need to identify and include, among their objectives, the evolution of organizations with exponential growth potentialDoutoradoGestão e SustentabilidadeDoutor em Administração[s.n.]Morini, Cristiano, 1974-Inácio Júnior, Edmundo, 1972-Silva, Dirceu daCunha, Christiano França daSouza, Roosiley dos SantosUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências AplicadasPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDamasceno, André Luiz Tavares, 1980-20232023-05-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (155 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11221DAMASCENO, André Luiz Tavares. Negócios digitais: analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento. 2023. 1 recurso online (155 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11221. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343461porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T12:56:58Zoai::1343461Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-13T12:56:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento
Digital business : analyzing entrepreneurial intention and high growth entrepreneurship
title Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento
spellingShingle Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento
Damasceno, André Luiz Tavares, 1980-
Empresas - Crescimento
Unicórnio (Finanças)
Capital social
Unicorns (Finance)
Social capital
Corporations - Growth
title_short Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento
title_full Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento
title_fullStr Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento
title_full_unstemmed Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento
title_sort Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento
author Damasceno, André Luiz Tavares, 1980-
author_facet Damasceno, André Luiz Tavares, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morini, Cristiano, 1974-
Inácio Júnior, Edmundo, 1972-
Silva, Dirceu da
Cunha, Christiano França da
Souza, Roosiley dos Santos
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Aplicadas
Programa de Pós-Graduação em Administração
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno, André Luiz Tavares, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Empresas - Crescimento
Unicórnio (Finanças)
Capital social
Unicorns (Finance)
Social capital
Corporations - Growth
topic Empresas - Crescimento
Unicórnio (Finanças)
Capital social
Unicorns (Finance)
Social capital
Corporations - Growth
description Orientadores: Cristiano Morini, Edmundo Inácio Júnior
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-05-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11221
DAMASCENO, André Luiz Tavares. Negócios digitais: analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento. 2023. 1 recurso online (155 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11221. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11221
identifier_str_mv DAMASCENO, André Luiz Tavares. Negócios digitais: analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento. 2023. 1 recurso online (155 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11221. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343461
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (155 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138579871432704