Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11221 |
Resumo: | Orientadores: Cristiano Morini, Edmundo Inácio Júnior |
id |
UNICAMP-30_8d0ab0b03e3e603060c9acd049964757 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1343461 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimentoDigital business : analyzing entrepreneurial intention and high growth entrepreneurshipEmpresas - CrescimentoUnicórnio (Finanças)Capital socialUnicorns (Finance)Social capitalCorporations - GrowthOrientadores: Cristiano Morini, Edmundo Inácio JúniorTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências AplicadasResumo: As pesquisas sobre negócios digitais justificam-se pela sua crescente relevância para as economias desenvolvidas e emergentes, e as pesquisas sobre o tema são endereçadas a públicos diversos, incluindo pesquisadores, empreendedores e estudantes. A tese teve como objetivo principal investigar o tema, desdobrado em três objetivos específicos: (i) propor um framework e uma agenda de pesquisa sobre o empreendedorismo digital de alto crescimento; (ii) compreender os fatores que levaram uma empresa digital a um crescimento exponencial, levando-a à categoria de unicórnio; e (iii) avaliar a influência do capital social e das emoções (positivas e negativas) antecipadas nas intenções empreendedoras digitais de jovens graduandos. Cada objetivo específico foi tratado em um artigo. A primeira etapa da metodologia de cada um dos três artigos consiste numa Revisão Sistemática de Literatura sobre os temas. O primeiro artigo analisou trabalhos sobre alto crescimento, propondo um framework com uma síntese das capacidades essenciais e uma agenda de pesquisa; o segundo artigo efetuou um estudo em profundidade da Companhia A, empresa a tornar-se unicórnio de forma mais rápida no Brasil, apresentando os achados à luz da Visão Baseada em Recursos (BARNEY, 1991), apresentando 7 (sete) lições sobre o caso analisado; e por fim, o terceiro artigo investigou as relações entre o capital social, as emoções antecipadas as intenções empreendedoras digitais à luz da Teoria do Comportamento Planejado (AJZEN, 1991). Neste estudo, foi verificado que o capital social exerce influência sobre as atitudes, mas não tem impacto significativo sobre as intenções empreendedoras digitais; além disso, as emoções não têm efeito moderador significativo nas relações entre o capital social e as intenções empreendedoras. Apesar das normas subjetivas não influenciarem as intenções empreendedoras, a família e os demais grupos de convivência são elementos determinantes para a formação do caráter e as aspirações profissionais do indivíduo. Num contexto mais amplo, a pesquisa concluiu que o empreendedorismo de alto crescimento depende da aquisição e desenvolvimento de capacidades individuais e coletivas, que devem ser fomentadas por meio da colaboração de agentes públicos, universidades e empresas. Os programas de apoio ao empreendedorismo precisam identificar e incluir, dentre seus objetivos, a evolução de organizações com potencial de crescimento exponencialAbstract: Research on digital business is justified by its increasing relevance to developed and emerging economies, and research on the topic is addressed to diverse audiences, including researchers, entrepreneurs, and students. The thesis' main objective was to investigate the topic, unfolded into three specific objectives: (i) propose a framework and research agenda on high-growth digital entrepreneurship; (ii) understand the factors that led a digital company to exponential growth, taking it to the unicorn category; and (iii) assess the influence of social capital and anticipated emotions (positive and negative) on young undergraduates' digital entrepreneurial intentions. Each specific objective was addressed in a paper. The first step of the methodology for each of the three articles consists of a Systematic Literature Review on the topics. The first article analyzed works on high growth, proposing a framework with a synthesis of the essential capabilities and a research agenda; the second article carried out an in-depth study of Company A, the company to become the fastest growing unicorn in Brazil, presenting the findings in the light of the Resource-Based View (BARNEY, 1991), presenting 7 (seven) lessons about the case analyzed and finally, the third article investigated the relationship between social capital, anticipated emotions and digital entrepreneurial intentions in the light of the Theory of Planned Behavior (AJZEN, 1991). In this study, it was found that social capital exerts influence on attitudes, but has no significant impact on digital entrepreneurial intentions; moreover, emotions have no significant moderating effect on the relationships between social capital and entrepreneurial intentions. Although subjective norms do not influence entrepreneurial intentions, family and other social groups are key determinants of an individual's character formation and career aspirations. In a broader context, the research concluded that high-growth entrepreneurship depends on the acquisition and development of individual and collective capabilities, which should be fostered through the collaboration of public agents, universities, and companies. Entrepreneurship support programs need to identify and include, among their objectives, the evolution of organizations with exponential growth potentialDoutoradoGestão e SustentabilidadeDoutor em Administração[s.n.]Morini, Cristiano, 1974-Inácio Júnior, Edmundo, 1972-Silva, Dirceu daCunha, Christiano França daSouza, Roosiley dos SantosUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências AplicadasPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDamasceno, André Luiz Tavares, 1980-20232023-05-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (155 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11221DAMASCENO, André Luiz Tavares. Negócios digitais: analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento. 2023. 1 recurso online (155 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11221. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343461porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T12:56:58Zoai::1343461Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-13T12:56:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento Digital business : analyzing entrepreneurial intention and high growth entrepreneurship |
title |
Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento |
spellingShingle |
Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento Damasceno, André Luiz Tavares, 1980- Empresas - Crescimento Unicórnio (Finanças) Capital social Unicorns (Finance) Social capital Corporations - Growth |
title_short |
Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento |
title_full |
Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento |
title_fullStr |
Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento |
title_full_unstemmed |
Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento |
title_sort |
Negócios digitais : analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento |
author |
Damasceno, André Luiz Tavares, 1980- |
author_facet |
Damasceno, André Luiz Tavares, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morini, Cristiano, 1974- Inácio Júnior, Edmundo, 1972- Silva, Dirceu da Cunha, Christiano França da Souza, Roosiley dos Santos Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Aplicadas Programa de Pós-Graduação em Administração UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damasceno, André Luiz Tavares, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empresas - Crescimento Unicórnio (Finanças) Capital social Unicorns (Finance) Social capital Corporations - Growth |
topic |
Empresas - Crescimento Unicórnio (Finanças) Capital social Unicorns (Finance) Social capital Corporations - Growth |
description |
Orientadores: Cristiano Morini, Edmundo Inácio Júnior |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-05-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11221 DAMASCENO, André Luiz Tavares. Negócios digitais: analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento. 2023. 1 recurso online (155 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11221. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11221 |
identifier_str_mv |
DAMASCENO, André Luiz Tavares. Negócios digitais: analisando a intenção empreendedora e o empreendedorismo de alto crescimento. 2023. 1 recurso online (155 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11221. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343461 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (155 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138579871432704 |