"A voz de um milongueiro não morre" : o violão na milonga do sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/3036 |
Resumo: | Orientador: Hermilson Garcia do Nascimento |
id |
UNICAMP-30_8d81482e9bebf6e34ca93804bcd1afd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1236875 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
"A voz de um milongueiro não morre" : o violão na milonga do sul do Brasil"The voice of a milongueiro does not die" : the guitar in the milonga of the south of BrazilMilongas (Música)ViolãoMúsica brasileiraMilongas (Music)GuitarBrazilian musicOrientador: Hermilson Garcia do NascimentoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A milonga é um gênero musical característico da pampa que atravessa o sul do Brasil, Uruguai e Argentina e, desde seus primeiros registros, que datam do final do século XIX, está diretamente ligada ao violão. Esta pesquisa teve por objetivo discutir as características dos violões milongueiros do sul do Brasil a partir da produção musical do autor do trabalho, em diálogo com a obra de artistas importantes para o desenvolvimento do gênero. Amparando-se em um panorama histórico do gênero, discutiu-se as gêneses que formaram a milonga, com foco nas heranças musicais africanas, relacionando-as com o processo que Pérez Fernández (1986) denominou binarização de ritmos ternários africanos na América Latina. Junto a isso, foi possível perceber as características transnacionais da milonga, entendendo-a como um ponto ilustrativo da cultura fronteiriça da região. Em decorrência do objeto tratado, entendeu-se necessário refletir sobre as definições de gênero musical que foram abordadas em diálogo com os trabalhos de Pareyson (1993) e sua Teoria da Formatividade, bem como a Escuta Poética proposta por Nascimento (2011). Assim, o gênero musical foi compreendido como um movimento dinâmico e em constante transformação e afirmação por parte dos artistas que a este dedicam sua obra. Buscando uma ampliação do olhar analítico, contou-se com a colaboração de três coanalistas na ferramenta que se chamou de "análises em conjunto". Partindo de certos violonismos muito presentes no repertório aqui abordado e entendendo a sonoridade como um somatório de elementos musicais, refletiu-se sobre o papel do violão na construção da sonoridade correspondente à milonga. Por fim, foi possível perceber certas particularidades da milonga feita no lado brasileiro da fronteira, além de discutir a importância e as características do violão nesses movimentosAbstract: Milonga is a typical music genre of the Pampa that crosses Southern Brazil, Uruguay, and Argentina and since its first records, in the late 19th century, is strongly connected to the guitar. This research aimed to discuss the characteristics of the milonga guitars, from the music production of the author of the work herein, in a dialogue with the works of artists who are important for the genre’s development. Aided by a historical panorama of the genre, the genesis that have formed milonga were discussed, with a focus on African musical heritages, relating those with the process that Pérez Fernández (1986) called binarization of ternary rhythms in Latin America. Together with that, it was possible to perceive the transnational characteristics of milonga, understanding it as illustrative of the border culture of the region. Because of the object addressed, it was necessary to reflect on the definitions of music genre, approached in a dialogue with the works by Pareyson (1993) and his Theory of Formativity, as well as the contributions of Nascimento (2011) and his Poetical Listening. This way, music genre was understood as a dynamic movement, in constant transformation and affirmation by artists that dedicate their work to it. Aiming to broaden its analytic views the research had the collaborations of three co-analysts, through a tool called "joint analysis". From certain guitarisms that are very presented in the repertoire addressed, and understanding sound as a sum of musical elements, came a reflection about the role of the guitar in the construction of a sound that corresponds to milonga. Finally, it was possible to notice some peculiarities of the milonga produced in the Brazilian side of the border, and also to discuss on the importance and characteristics of the guitar in these movementsMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestre em MúsicaCAPES88887.388093/2019-00[s.n.]Nascimento, Hermilson Garcia do, 1969-Freitas, Thiago Colombo deCarvalho, José Alexandre Leme LopesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoraes, Mateus Porto, 1990-20212021-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (119 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3036MORAES, Mateus Porto. "A voz de um milongueiro não morre": o violão na milonga do sul do Brasil. 2021. 1 recurso online (119 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3036. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236875Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-07T17:09:33Zoai::1236875Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-03-07T17:09:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"A voz de um milongueiro não morre" : o violão na milonga do sul do Brasil "The voice of a milongueiro does not die" : the guitar in the milonga of the south of Brazil |
title |
"A voz de um milongueiro não morre" : o violão na milonga do sul do Brasil |
spellingShingle |
"A voz de um milongueiro não morre" : o violão na milonga do sul do Brasil Moraes, Mateus Porto, 1990- Milongas (Música) Violão Música brasileira Milongas (Music) Guitar Brazilian music |
title_short |
"A voz de um milongueiro não morre" : o violão na milonga do sul do Brasil |
title_full |
"A voz de um milongueiro não morre" : o violão na milonga do sul do Brasil |
title_fullStr |
"A voz de um milongueiro não morre" : o violão na milonga do sul do Brasil |
title_full_unstemmed |
"A voz de um milongueiro não morre" : o violão na milonga do sul do Brasil |
title_sort |
"A voz de um milongueiro não morre" : o violão na milonga do sul do Brasil |
author |
Moraes, Mateus Porto, 1990- |
author_facet |
Moraes, Mateus Porto, 1990- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Hermilson Garcia do, 1969- Freitas, Thiago Colombo de Carvalho, José Alexandre Leme Lopes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Mateus Porto, 1990- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Milongas (Música) Violão Música brasileira Milongas (Music) Guitar Brazilian music |
topic |
Milongas (Música) Violão Música brasileira Milongas (Music) Guitar Brazilian music |
description |
Orientador: Hermilson Garcia do Nascimento |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-11-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3036 MORAES, Mateus Porto. "A voz de um milongueiro não morre": o violão na milonga do sul do Brasil. 2021. 1 recurso online (119 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3036. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3036 |
identifier_str_mv |
MORAES, Mateus Porto. "A voz de um milongueiro não morre": o violão na milonga do sul do Brasil. 2021. 1 recurso online (119 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3036. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236875 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (119 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189180127838208 |