Um diagnóstico da formação de treinadores brasileiros que atuam na Ginástica para Todos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637658 |
Resumo: | Orientador: Eliana de Toledo Ishibashi |
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Um diagnóstico da formação de treinadores brasileiros que atuam na Ginástica para Todos A diagnostic test for brazilian Gymnastics for All Coaches' TrainingFormação profissionalGinástica para todosCoachingProfessional qualificationGymnastics for AllCoachingOrientador: Eliana de Toledo IshibashiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: A Ginástica para Todos (GPT) é uma área de estudo relativamente recente no Brasil. Apesar de um aparente crescimento nos últimos anos, percebe-se, ainda, que há pouca divulgação e incentivo à prática em alguns setores sociais. Estudos indicam que há lacunas na formação inicial dos profissionais da área, possivelmente em razão de falhas na estruturação curricular (NUNOMURA, 2001; NUNOMURA; NISTA PICCOLO, 2003; BARBOSA-RINALDI, 2005; SILVA, 2015), e que a formação continuada específica parece ainda incipiente e assistemática. Assim, este estudo buscou diagnosticar e analisar como os(as) treinadores(as) que atuam na GPT têm trilhado a sua formação com o objetivo de trazer subsídios para o planejamento de programas e projetos que venham a colaborar com esse processo. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que utiliza o método exploratório (de campo), e tem como ferramenta o questionário. O universo da pesquisa envolveu todos(as) os(as) profissionais que publicaram trabalhos sobre grupos de GPT e/ou que foram responsáveis por grupos que se apresentaram nos festivais do Fórum Internacional de Ginástica Geral/Ginástica para Todos ¿ FIGPT (2001 a 2018), e a amostra constitui-se de vinte e um(a) treinadores(as). Os dados advindos das questões fechadas foram tabulados e apresentados em forma de narrativas, quadros e gráficos; os das questões abertas foram analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Identificou-se que a formação inicial e continuada dos(as) treinadores(as) ainda parece ser insuficiente, com algumas lacunas nos currículos dos cursos de graduação e pouca oferta de cursos específicos por parte de órgãos responsáveis pelo fomento da Ginástica, sendo que o FIGPT parece ter um grande papel em sua formação continuada. Em relação à capacitação profissional, eles se valem majoritariamente de livros, vídeos e materiais disponibilizados na Internet, assim como de artigos científicos, dado que já era esperado, uma vez que o perfil de formação dos profissionais entrevistados na pesquisa está ancorado no ensino superior (incluindo a pós-graduação). Outro dado interessante é que se confirmou a pouca experiência da maioria dos(as) entrevistados(as) em outras modalidades ginásticas e uma maior experiência na área da Dança, o que ratifica, então, a relação entre a GPT e o universo artístico. A construção coletiva de coreografias ganhou destaque como a metodologia mais utilizada pelos(as) treinadores(as) em seus trabalhos e reafirmou-se a importância dos festivais ginásticos para a prática e fomento da GPT. O desenvolvimento de programas de formação continuada para treinadores(as) de GPT é um caminho desejável para uma melhor capacitação desses profissionais, e a pesquisa fornece indicadores importantes para a estruturação de planos e projetos para o alcance desse fim, por diferentes organizações que possuem tal missãoAbstract: Gymnastics for All (GfA) is a relatively recent field of research in Brazil. Although GfA has lately experienced a substantial growth, it still resents the lack of publicity and incentive and it goes unnoticed in some social segments. Studies have shown that there are gaps in coaches' education due to possible inadequacies in the undergraduate syllabus (NUNOMURA, 2001; NUNOMURA; NISTA PICCOLO, 2003; BARBOSA-RINALDI, 2005; SILVA, 2015), as well as in the continuing education programs, which seem underdeveloped and unsystematic. Thus, in order to provide elements and resources for the better planning of programs and projects that may collaborate with the process of coaches' education, this study has sought to investigate how GfA coaches have been carrying on both their initial as well as their continuing education. Grounded on a qualitative approach, this study employed exploratory (field research) methodology, making use of a questionnaire with closed and open-ended questions. The research encompassed all professional coaches that have published some work about GfA groups, as well as those who were in charge of groups that participated in the International Forum of General Gymnastics/ Gymnastics for All - IFGFA (2001 to 2018), amounting to twenty one coaches. Data from closed questions were tabulated and placed in charts and graphs, or presented as narratives, while answers from open-ended questions were analyzed according to Bardin Content Analysis (2011). Results showed that GfA coaches' education is insufficient: there are gaps in the undergraduate courses' syllabus, and the official organs in charge of promoting Gymnastics in Brazil do not provide enough continuing education options for those interested in GfA, and IFGFA appears as having a major role in the continuing education of GfA coaches. As for their professional qualification, they resort to books, scientific journals, videos, and material found on the Internet, such as scientific articles, a fact already expected, given their high education profile (including postgraduate studies). Another interesting fact is that it was observed that the majority of the interviewees had little experience in other kinds of gymnastics but Dance, which proved the connection between GfA and the artistic field. The collective creation of choreographies gained prominence as the methodology most often used by the coaches and confirmed the importance of gymnastics festivals for the practicing and promoting of GfA. The development of continuing education programs is a desirable way to promote an appropriate qualification for GfA coaches, and research can surely provide important indicators for the structuring of plans and projects to achieve that endMestradoEducação Física e SociedadeMestra em Educação Física[s.n.]Toledo, Eliana de, 1973-Schiavon, Laurita MarconiRinaldi, Ieda Parra BarbosaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASScarabelim, Maria Letícia Abud, 1989-20192019-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637658SCARABELIM, Maria Letícia Abud. Um diagnóstico da formação de treinadores brasileiros que atuam na Ginástica para Todos . 2019. 1 recurso online (157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637658. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095571Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-03T11:18:59Zoai::1095571Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-12-03T11:18:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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