Formação de treinadores(as) de Ginástica para Todos no mundo : uma análise de programas de federações nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento-Soares, Daniela, 1990-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635813
Resumo: Orientador: Laurita Marconi Schiavon
id UNICAMP-30_10796a8a00e70ef7c78f94cf9f0fb041
oai_identifier_str oai::1082048
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Formação de treinadores(as) de Ginástica para Todos no mundo : uma análise de programas de federações nacionaisGymnastics for All coach education : analysis of national gymnastics federations programmesGinástica para todosTreinadoresTeoria histórico-culturalGymnastics for AllCoachCultural-historical theoryOrientador: Laurita Marconi SchiavonTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Este estudo teve como objetivo geral analisar os programas oferecidos por federações nacionais de Ginástica (FNG) para formação de treinadores(as) de Ginástica para Todos (GPT), tendo como foco as estratégias pedagógicas realizadas. Adotamos o olhar da teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky, considerando: os processos de aprendizagem, que ocorrem através da interação entre a base biológica humana e o meio; o desenvolvimento potencial, ou seja, os problemas que podem ser resolvidos com o auxílio de pessoas mais experientes; a sugestão de que as estratégias de aprendizagem devem ser efetivas para que constituam vivências (perijivânie). Dois objetivos específicos constituíram as ações realizadas nessa pesquisa, direcionadas aos(às) gestores(as) das instituições estudadas. O primeiro desses foi o mapeamento, a descrição e a análise dos programas federativos de formação de treinadores(as) de GPT. Todas as FNG afiliadas à Federação Internacional de Ginástica (FIG) foram convidadas a responder questões sobre a concepção de GPT, organização, importância do programa FIG Academy e o oferecimento dos programas de formação de treinadores(as) de GPT. Questões abertas e fechadas foram disponibilizadas em um questionário online hospedado na plataforma Google Forms®, em quatro idiomas. Dessa etapa da pesquisa, participaram 44 instituições. O segundo objetivo específico foi a análise das estratégias pedagógicas adotadas por esses programas, realizada a partir de um questionário aberto enviado por endereço eletrônico. Foram convidadas as 30 FNG que indicaram oferecer programas de GPT na consulta anterior, dentre as quais seis responderam sobre o funcionamento de tais estratégias pedagógicas e as relações entre os(as) aprendizes(as) e desses(as) com os(as) mediadores(as) responsáveis. Todos os dados do estudo foram analisados por análise de conteúdo e estatística descritiva, à luz da teoria histórico-cultural. Os resultados demonstram que a formação de treinadores(as) de GPT em nível mundial acontece em incidência semelhante à formação para as modalidades ginásticas olímpicas. De forma geral, as FNG oferecem tais programas como única ou principal formação exigida em seus países, o que demonstra a importância dessas ações federativas. Como frequentemente apresentado pela literatura, as estratégias pedagógicas tradicionais, consideradas como aquelas que atribuem foco aos(as) instrutores(as) nas relações sociais, são as mais mencionadas. Estratégias pedagógicas inovadoras, que enfatizam a relação entre treinadores(as)-aprendizes(as) e mediadores(as) responsáveis e desses com a cultura envolvida, são também citadas. Por fim, a partir dos diversos contextos apresentados, sugerimos que as universidades podem auxiliar as FNG em reflexões acerca da temática, fomentando discussões que possam tornar as estratégias pedagógicas mais sociais e, de acordo com a teoria histórico-cultural, mais eficazes, na formação de treinadores(as)Abstract: This study aimed at analyzing the education programs provided by National Governing Bodies (NGB) to Gymnastics for All (GfA) coaches, focusing on pedagogical strategies. We adopted Lev Vygostsky¿s theory on cultural-historical perspective to address the following aspects: learning processes that are the result of the interaction between biological factors and the environment; potential development, i.e. problems that can be solved with the support of more experienced people; and the importance of effective learning strategies to become lived experiences (perijivânie). Two specific goals, targeted at NGB managers, guided the actions implemented in this research study. The first goal was to map, describe, and analyze the GfA coach education programs provided by NGBs. In a first stage of the study, all NGBs affiliated with the International Gymnastics Federation (FIG) were invited to answer questions about how their perspective on GfA, their organization system, how important the FIG Academy program was for them and whether they provided GfA coach education programs. Open- and closed-ended questions in four languages were included in an online survey hosted on the Google Forms® platform. In this phase of the research, 44 NGBs joined the study. The second specific goal was to analyze pedagogical strategies adopted by these coach education programs. This analysis was conducted based on an open questionnaire sent by email to NGB respondents. In the first stage of the study, thirty NGBs reported that they provided GfA Programs, so they were the ones invited to participate in the second stage of the survey. Of these 30 NGBs, six replied with information on the implementation of their pedagogical strategies and how learners interacted among themselves and with mediators. All study data were assessed using descriptive statistics and content analysis methods in a cultural-historical perspective. Results show that GfA coach education worldwide is as common as other coach education sessions for Gymnastics disciplines performed in the Olympic Games. Overall, NGBs provide these programs as the only or main source of education to meet national requirements, thus showing the importance of these NGB initiatives. As often found in the literature, traditional pedagogical strategies, that is, those that focus on mediators in social relationships, are the ones most often mentioned. There are also reports of innovative pedagogical strategies that emphasize the coach-learner-mediator relationship and how they interact with cultural aspects. Finally, based on the various contexts presented in this study, we suggest that universities can cooperate with NGBs fostering discussions that might become pedagogical strategies with a social approach and, according to the cultural-historical theory, might also become more effective in coach educationDoutoradoEducação e SociedadeDoutora em Educação FísicaCNPQ140354/2016-6; 165220/2018-0CAPES88881.135084/2016-01[s.n.]Schiavon, Laurita Marconi, 1975-Toledo, Eliana deGalatti, Larissa RafaelaRinaldi, Ieda Parra BarbosaMilistetd, MichelUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBento-Soares, Daniela, 1990-20192019-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (294 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635813BENTO-SOARES, Daniela. Formação de treinadores(as) de Ginástica para Todos no mundo: uma análise de programas de federações nacionais. 2019. 1 recurso online (294 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635813. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1082048Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-16T14:01:54Zoai::1082048Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-04-16T14:01:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de treinadores(as) de Ginástica para Todos no mundo : uma análise de programas de federações nacionais
Gymnastics for All coach education : analysis of national gymnastics federations programmes
title Formação de treinadores(as) de Ginástica para Todos no mundo : uma análise de programas de federações nacionais
spellingShingle Formação de treinadores(as) de Ginástica para Todos no mundo : uma análise de programas de federações nacionais
Bento-Soares, Daniela, 1990-
Ginástica para todos
Treinadores
Teoria histórico-cultural
Gymnastics for All
Coach
Cultural-historical theory
title_short Formação de treinadores(as) de Ginástica para Todos no mundo : uma análise de programas de federações nacionais
title_full Formação de treinadores(as) de Ginástica para Todos no mundo : uma análise de programas de federações nacionais
title_fullStr Formação de treinadores(as) de Ginástica para Todos no mundo : uma análise de programas de federações nacionais
title_full_unstemmed Formação de treinadores(as) de Ginástica para Todos no mundo : uma análise de programas de federações nacionais
title_sort Formação de treinadores(as) de Ginástica para Todos no mundo : uma análise de programas de federações nacionais
author Bento-Soares, Daniela, 1990-
author_facet Bento-Soares, Daniela, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schiavon, Laurita Marconi, 1975-
Toledo, Eliana de
Galatti, Larissa Rafaela
Rinaldi, Ieda Parra Barbosa
Milistetd, Michel
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento-Soares, Daniela, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Ginástica para todos
Treinadores
Teoria histórico-cultural
Gymnastics for All
Coach
Cultural-historical theory
topic Ginástica para todos
Treinadores
Teoria histórico-cultural
Gymnastics for All
Coach
Cultural-historical theory
description Orientador: Laurita Marconi Schiavon
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635813
BENTO-SOARES, Daniela. Formação de treinadores(as) de Ginástica para Todos no mundo: uma análise de programas de federações nacionais. 2019. 1 recurso online (294 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635813. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635813
identifier_str_mv BENTO-SOARES, Daniela. Formação de treinadores(as) de Ginástica para Todos no mundo: uma análise de programas de federações nacionais. 2019. 1 recurso online (294 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635813. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1082048
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (294 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189139834208256