Análise do uso das metodologias ativas de aprendizagem : estudo de caso no ensino de logística e transportes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Julio César Ferreira dos, 1981-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635524
Resumo: Orientador: Orlando Fontes Lima Júnior
id UNICAMP-30_8f1e783a4f3b374f74863b6b3696b34d
oai_identifier_str oai::1080599
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Análise do uso das metodologias ativas de aprendizagem : estudo de caso no ensino de logística e transportesAnalysis of the use of learning methodologies : a study in the teaching of logistics and transportsEnsino aprendizagemEnsino superiorTutoria entre pares estudantesAprendizagem centrada no alunoSistemas de consultas e respostasTeaching learningStudy and teaching (Superior)Student peer tutoringStudent-centered learningSystems of conults and answersOrientador: Orlando Fontes Lima JúniorDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: As metodologias ativas de aprendizagem vêm sendo utilizadas cada vez mais em todo o mundo com o objetivo de proporcionar aulas mais dinâmicas e otimizar a absorção dos conteúdos ministrados aos alunos. Estas metodologias diferenciam-se dos modelos tradicionais de ensino uma vez que buscam tornar o aluno protagonista de seu processo de aprendizagem utilizando abordagens ativas ao longo das aulas. Embora ainda se note certa resistência e dificuldade no seu uso, estas metodologias mostram-se bastante apropriadas e oportunas para aplicação no ensino de logística e transportes tanto na modalidade presencial como a distância. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o uso das metodologias ativas de aprendizagem no ensino de logística e transportes destacando seus benefícios e dificuldades. Além disso, também desenvolveu um manual contendo protocolos de aplicação destas metodologias ativas no processo de ensino para que auxilie os docentes da área a tornarem suas aulas mais dinâmicas e inovadoras. Além deste manual, o trabalho contém uma revisão da literatura para identificação das principais metodologias ativas utilizadas, comparação com as metodologias tradicionais e as respectivas características de cada uma das abordagens no processo de ensino-aprendizagem. A partir desta revisão também foram identificadas lacunas referentes a não utilização do uso das metodologias ativas Peer Instruction, Flipped Classroom em logística e transportes. Isto direcionou a pesquisa para um estudo de caso sobre o uso destas metodologias em curso de pós-graduação com alunos de graduação, mestrado e doutorado em logística da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. Quanto aos resultados, foi feita uma análise crítica sobre o uso destas metodologias, os benefícios obtidos, os desafios da aplicação e os aspectos que ainda podem ser melhorados em aulas futuras de logística e transportes. Os resultados apontam uma melhoria na motivação e maior interação entre os alunos, sendo recomendada a utilização tanto no ensino presencial quanto a distância de logística e transportes. É válido destacar que o uso destas metodologias ativas depende, também, da mudança da postura dos docentes e de seus métodos tradicionais utilizados bem como o aceite do uso de tecnologia nas aulasAbstract: Active learning methodologies are increasingly being used around the world with the aim of providing more dynamic classes and optimizing the absorption of content delivered to students. These methodologies differ from traditional teaching models since they seek to make the student the protagonist of their learning process using active approaches throughout the classes. Although there is still some resistance and difficulty in its use, these methodologies prove to be quite appropriate and timely for application in the teaching of logistics and transportation, both in face and distance mode. This research has as main objective to analyze the use of active learning methodologies in the teaching of logistics and transport highlighting its benefits and difficulties. In addition, it has also developed a manual containing protocols for the application of these active methodologies in the teaching process to help teachers in the area to make their classes more dynamic and innovative. In addition to this manual, the work contains a review of the literature to identify the main active methodologies used, comparison with the traditional methodologies and the respective characteristics of each of the approaches in the teaching-learning process. From this review were also identified gaps regarding non-use of the active methodologies Peer Instruction, Flipped Classroom in logistics and transport. This led the research to a case study on the use of these methodologies in undergraduate, master's and doctoral degrees in logistics of the Faculty of Civil Engineering, Architecture and Urbanism of Unicamp. Regarding the results, a critical analysis was made on the use of these methodologies, the benefits obtained, the challenges of the application and the aspects that can still be improved in future classes of logistics and transport. The results indicate an improvement in the motivation and greater interaction among the students, being recommended the use both in face-to-face teaching and the distance of logistics and transport. It is worth mentioning that the use of these active methodologies also depends on the change of teachers' posture and their traditional methods used as well as the acceptance of technology use in classroomsMestradoTransportesMestre em Engenhria Civil[s.n.]Lima Júnior, Orlando Fontes, 1958-Albuquerque, Paulo José Rocha deAlmeida, Ivanete Belluci Pires deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPassos, Julio César Ferreira dos, 1981-20182018-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (130 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635524PASSOS, Julio César Ferreira dos. Análise do uso das metodologias ativas de aprendizagem: estudo de caso no ensino de logística e transportes. 2018. 1 recurso online (130 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635524. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1080599Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-19T15:36:57Zoai::1080599Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-03-19T15:36:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do uso das metodologias ativas de aprendizagem : estudo de caso no ensino de logística e transportes
Analysis of the use of learning methodologies : a study in the teaching of logistics and transports
title Análise do uso das metodologias ativas de aprendizagem : estudo de caso no ensino de logística e transportes
spellingShingle Análise do uso das metodologias ativas de aprendizagem : estudo de caso no ensino de logística e transportes
Passos, Julio César Ferreira dos, 1981-
Ensino aprendizagem
Ensino superior
Tutoria entre pares estudantes
Aprendizagem centrada no aluno
Sistemas de consultas e respostas
Teaching learning
Study and teaching (Superior)
Student peer tutoring
Student-centered learning
Systems of conults and answers
title_short Análise do uso das metodologias ativas de aprendizagem : estudo de caso no ensino de logística e transportes
title_full Análise do uso das metodologias ativas de aprendizagem : estudo de caso no ensino de logística e transportes
title_fullStr Análise do uso das metodologias ativas de aprendizagem : estudo de caso no ensino de logística e transportes
title_full_unstemmed Análise do uso das metodologias ativas de aprendizagem : estudo de caso no ensino de logística e transportes
title_sort Análise do uso das metodologias ativas de aprendizagem : estudo de caso no ensino de logística e transportes
author Passos, Julio César Ferreira dos, 1981-
author_facet Passos, Julio César Ferreira dos, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima Júnior, Orlando Fontes, 1958-
Albuquerque, Paulo José Rocha de
Almeida, Ivanete Belluci Pires de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Julio César Ferreira dos, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino aprendizagem
Ensino superior
Tutoria entre pares estudantes
Aprendizagem centrada no aluno
Sistemas de consultas e respostas
Teaching learning
Study and teaching (Superior)
Student peer tutoring
Student-centered learning
Systems of conults and answers
topic Ensino aprendizagem
Ensino superior
Tutoria entre pares estudantes
Aprendizagem centrada no aluno
Sistemas de consultas e respostas
Teaching learning
Study and teaching (Superior)
Student peer tutoring
Student-centered learning
Systems of conults and answers
description Orientador: Orlando Fontes Lima Júnior
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-12-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635524
PASSOS, Julio César Ferreira dos. Análise do uso das metodologias ativas de aprendizagem: estudo de caso no ensino de logística e transportes. 2018. 1 recurso online (130 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635524. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635524
identifier_str_mv PASSOS, Julio César Ferreira dos. Análise do uso das metodologias ativas de aprendizagem: estudo de caso no ensino de logística e transportes. 2018. 1 recurso online (130 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635524. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1080599
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (130 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189138656657408